As violetas da variedade LE Esmeralda acenam com a plenitude e o brilho de suas inflorescências. Durante o período de brotamento, a superfície do vaso é completamente coberta por um luxuoso boné de flores grandes, com escurecimento das bordas das pétalas e babados de papelão ondulado. Como cuidar de uma planta em casa, evitando dificuldades no crescimento, leia o artigo.
Descrição botânica da planta
LE Esmeralda é o trabalho da criadora Elena Lebetskaya, que justifica a parte inicial do nome da variedade. A cor saturada das pétalas e folhagem da planta cria uma atmosfera de luxo e triunfo; portanto, o autor associou a flor criada a um mineral semiprecioso precioso (em espanhol, a palavra "esmeralda" significa "esmeralda"). A beleza e o mau humor da cultura são motivados por sua associação com Esmeralda Victor Hugo, da Catedral de Notre Dame.
LE Esmeralda é caracterizada por grandes folhas aveludadas com uma cor verde uniforme. Na base, eles são montados em uma tomada limpa e plana. Às vezes, no processo de envelhecimento, pode adquirir uma leve ondulação. No entanto, a forte ondulação da folhagem indica a transferência da variedade.
A floração desta violeta é longa, do tipo buquê. Apesar do fato de a variedade ser totalmente revelada somente após 2-3 brotos, a primeira guia dos pedúnculos é bastante abundante.
As flores são grandes e brilhantes, felpudas ou semi-duplas, com tons ricos de framboesas maduras. A singularidade da variedade está na incomum orla verde-esbranquiçada das pétalas. Uma forma distinta esculpida combina harmoniosamente com a tubulação verde clara da saia superior e verde - a parte inferior. À medida que o botão se desenrola, os babados ficam mais claros, mas nunca se tornam brancos. Se você mantiver o vaso de flores em uma sala fria, a cor da borda ficará mais suculenta.Importante! Na floricultura, existe outra variedade da variedade RS-Esmeralda, criada pelo criador Svetlana Repkina. Suas flores são caracterizadas por tamanhos grandes (de diâmetro podem chegar a 7 cm) e uma borda de neve na borda das pétalas. A cor dos brotos das plantas deste autor é mais saturada do que nas bordas.
O período de floração da cultura depende das condições de seu cultivo e da época do ano. Por exemplo, na estação fria, a violeta pode florescer de 3 a 6 meses. Na fase final, o murchamento de gemas fechadas não é excluído. Com o início do calor, os processos vegetativos são ativados. A instabilidade da variedade é notada: é quase impossível encontrar 2 rosetas com flores idênticas. Ao florescer, o violeta perde a saturação da cor.
A planta está crescendo rapidamente.
Importante! A iluminação ilimitada de violetas com lâmpadas fluorescentes leva ao aparecimento de manchas vermelhas na folhagem.
Condições de cultivo da casa
Apesar da ampla prevalência de violetas, muitos cultivadores de flores enfrentam ambiguidades em seu cultivo. Com base nisso, analisaremos detalhadamente todos os requisitos de uma flor para um desenvolvimento confortável.
Iluminação
Para acelerar a colocação e abertura dos botões, é aconselhável colocar o vaso em um local bem iluminado, cobrindo-o da luz direta do sol.
O rápido crescimento e o florescimento ativo do LE Esmeralda são garantidos com uma luz do dia de 14 horas. Portanto, no inverno, a iluminação adicional é apropriada.
Temperatura
Tanto o calado quanto a alta temperatura em um verão quente podem arruinar uma flor. Para evitar fatores adversos, é importante controlar o regime diário de temperatura no nível de + 20 ... + 24 ° C durante o ano todo. À noite, é permitido reduzir a coluna do termômetro em apenas 4 graus em comparação com os indicadores diurnos.
Humidade do ar
As violetas reagem dolorosamente à pulverização da folhagem, mas adoram o ar úmido. Portanto, para proporcionar condições confortáveis e impedir o desenvolvimento de infecções por fungos, é necessário colocar um vaso com seixos e água perto do vaso de flores. Outros cultivadores de flores, como alternativa, recomendam um recipiente com perlita úmida. A lavagem mensal das chapas não será supérflua, isso é feito com um pano úmido. Este procedimento também pode ser feito sob o chuveiro, mas depois disso é absolutamente necessário remover o excesso de umidade.
Você sabe Muitas pessoas consideram violeta uma flor sagrada. É por isso que os gregos antigos decoravam seus botões com suas casas e estátuas dos deuses; os gauleses enfeitaram os noivos com suas pétalas e, entre os franceses, o maior prêmio nos torneios de poesia de Toulouse foi o ouro violeta.
Home Care
A tecnologia agrícola competente para o cultivo de violetas de qualquer tipo fornece rega regular, fertilizantes e transplante oportuno. Algumas variedades requerem poda antienvelhecimento. Vamos considerar em mais detalhes até que ponto e com que frequência esses procedimentos são relevantes para o LE Esmeralda.
Rega
Os floricultores iniciantes freqüentemente encontram doenças de violetas resultantes de rega inadequada. O fato é que a roseta das folhas está localizada baixa perto do solo, e a umidade acumulada na superfície felpuda da folhagem evapora por um longo tempo, provocando o surgimento de um ambiente patogênico. Portanto, molhar uma panela sob a raiz é extremamente indesejável.
A rega de superfície para LE Esmeralda só é apropriada se você usar um regador com nariz comprido e estreito. Ao umedecer o solo em uma panela de maneira semelhante, você deve garantir que as gotas de água não caiam nas folhas e no centro da saída. O procedimento é realizado com cuidado e sem pressa até que a umidade escorra dos orifícios de drenagem da panela para o palete. Segundo especialistas, a irrigação aérea promove a lixiviação de sais acumulados nas bordas da panela, cuja aparência se deve à água dura.
A violeta precisa ser regada por baixo. Para fazer isso, apenas submerja a panela em um recipiente com água. Depois que a umidade aparece na superfície do solo, a flor pode ser removida do palete. Depois de esperar a água escorrer, a panela volta ao seu antigo local. Algumas donas de casa aconselham umedecer o substrato em uma panela usando o método de renda. Sua essência está na corda especialmente fornecida para o plantio, que é passada pelo orifício de drenagem na parte superior do vaso. Com este dispositivo, quando a panela é colocada em um recipiente com água, o substrato absorve rapidamente a umidade.
A rega para LE Esmeralda é recomendada duas vezes por semana. Água com água em temperatura ambiente bem estabelecida.Top vestir
Os fertilizantes para esta cultura são relevantes apenas durante a estação de crescimento.
Eles são introduzidos (dependendo das fases do desenvolvimento) de acordo com o seguinte esquema:
- No início da primavera, substâncias contendo nitrogênio são adicionadas à água para umedecer o substrato;
- Durante a formação das gemas, o curativo de fósforo-potássio é aplicado a cada 2 semanas.
Poda
A remoção caótica das folhas reduz a decoratividade das violetas. A poda analfabeta afeta negativamente o tempo de floração e provoca a morte do sistema radicular. O fato é que, nos seios decíduos, são postas hastes de flores. Ao cortá-las, você interrompe a fase de floração e provoca interrupções nos processos bioquímicos da planta, reduzindo assim sua vida útil. Portanto, dessa maneira, é estritamente proibido eliminar o excesso de vegetação no mato violeta.
Os especialistas aconselham uma vez por ano após a floração a cortar a roseta por baixo, deixando pelo menos 3 fileiras superiores de folhas. Este procedimento rejuvenescerá a cultura e ao mesmo tempo a livrará da antiga biomassa desbotada. No entanto, com o tempo, em vez de uma saída limpa da panela, uma perna alta e nua do tronco aparecerá.Você sabe O famoso vinho iraniano "Curdistão" é preparado com base em uma infusão floral de violetas.
Você pode resolver o problema transplantando um vaso de flores, aprofundando um lugar não estético no substrato. Outros cultivadores aconselham cortar a parte superior do mato para que um toco de 1 cm de altura permaneça sob as folhas.É mergulhado por vários dias em um recipiente com uma solução aquosa de estimulante de crescimento e, após o aparecimento das raízes, é plantado em uma nova panela.
Também é importante cortar pedúnculos desbotados e partes danificadas da planta, conforme necessário.
Transplante
O transplante de violeta LE Esmeralda é necessário anualmente. No caso de infecções por fungos, o vaso é submetido a este procedimento, conforme necessário. É melhor realizá-lo na primavera.
Para o transplante, você precisa de um substrato leve e solto, constituído por partes iguais de turfa, terra decídua e conífera. É importante que esta mistura absorva bem a umidade, seja hermética e sua acidez corresponda a um pH de 5,5 - 6,5. Além disso, recomenda-se monitorar a quantidade de nitrogênio e substâncias de fósforo-potássio contidas. Se a proporção dos primeiros ingredientes for moderada, o segundo não poderá ser limitado.
A escolha do pote para violetas depende do tamanho do seu sistema radicular. Recipientes preferidos, cujo diâmetro corresponde aos três diâmetros da saída frondosa. Ou seja, o vaso de flores deve ser 3 vezes maior que o seu vaso.Importante! Para que a saída violeta se desenvolva uniformemente, o vaso com a planta deve ser girado periodicamente em diferentes direções em relação à luz.
Os especialistas recomendam produtos de barro e cerâmica, pois permitem que as raízes respirem, o que é de particular importância para uma vegetação de pleno direito. No entanto, todas as violetas e senpolia (variedades de violetas) são caracterizadas pelo aumento da vitalidade, portanto, muitas vezes são enraizadas em vasos de plástico.
O processo de transplante de um vaso de flores é realizado transferindo um coma de terra altamente umedecido para um novo recipiente. Polvilhe por cima com o solo fresco. Se a cultura for antiga (e também com uma longa ausência de transplantes - mais de 2 anos), a área do transplante deve ser completamente substituída.
Reprodução
Para obter uma nova muda de LE Esmeralda, você precisa de uma folha, pedúnculo, enteado ou caule comuns. A maneira mais fácil de propagar violetas é considerada folha. É melhor praticado na primavera ou no verão. Para o plantio, é preparada uma folha bem desenvolvida de 2 ou 3 rosetas. É importante que não seja danificado, bem conservado em forma e cor.
Para acelerar o crescimento radicular, os cultivadores de flores dissolvem um comprimido de carvão ativado em um copo de água e colocam uma pré-forma no líquido resultante para que sua base se aprofunde em 1 cm. Depois disso, é aconselhável colocar o vaso no calor, evitando a luz solar direta. Após algumas semanas, raízes finas e filiformes se formam na perna da placa da folha. Em seguida, a violeta pode ser transplantada para um local permanente.Importante! Vasos excessivamente grandes não são adequados para o plantio de violetas. Nesses recipientes, a flor emitirá todos os seus recursos para o preenchimento com o sistema radicular. Um pote é necessário em tamanho em cerca de 500-700 ml, possivelmente menos. Sua altura deve ser 10 cm, diâmetro — de 10 a 13 cm.
Possíveis dificuldades crescentes
Violações na formação da roseta, floração, bem como infecções putrefativas, fungos e manchas vermelhas na folhagem são sinais de cuidados inadequados do vaso. Se todos os seus requisitos forem rigorosamente observados, os problemas poderão ser evitados.
Recomendamos que você se familiarize com outras variedades de violetas:
As violetas são sensíveis a:
- oídio. A doença ocorre como resultado de umidade e frio excessivos. Aparece como um revestimento branco na folhagem. O tratamento é realizado com preparações fungicidas "Topázio", "Saprol";
- ferrugem. O motivo é a água que entra nas folhas. Você pode resolver o problema eliminando o fator irritante e cortando as áreas afetadas;
- podridão cinza. É um revestimento fofo cinza-marrom. Aparece com cuidado inadequado e é capaz de destruir a planta. Durante o tratamento, é relevante o transplante e a desinfecção preliminar do sistema radicular com permanganato de cálcio;
- pragas na forma de ácaros, moscas brancas, escaras. Qualquer inseticida virá em socorro (por exemplo, Aktara, Aktellik).