Thuja, Danica Aurea, oeste, é uma anã que cresce lentamente com plantas de coníferas com incrivelmente belas agulhas verde-amarelas. Pode crescer em praticamente qualquer ambiente sem exigir manutenção cuidadosa. Ideal para decorar casas de campo e jardins. Informações detalhadas sobre as características da variedade e seus cuidados, leia mais no material.
Descrição da nota
As características distintivas do thuja Danika Aurea são o tamanho em miniatura e a forma esférica do arbusto. A planta não excede uma altura de 80 cm e uma largura de 1 m. O thuja aumentará gradualmente para o tamanho máximo ao longo de 15 anos, adicionando 5 a 7 cm de crescimento anualmente.Quanto melhores as condições para seu desenvolvimento, maior o crescimento. Por outro lado, se você não fertilizar, poderá reduzir artificialmente o tamanho da Danica.
Thuja forma uma coroa densa e compacta. Suas agulhas verdes tornam-se bronze escuro no inverno, e os botões abertos na primavera complementam os galhos com finais em verde claro ou amarelado. Este arbusto pode ser usado como uma cerca viva, plantada em jardins de pedra e ser uma planta de acento em um canteiro de flores.Você sabe Thuja — Nativo da América do Norte. O nome da árvore "Arborvitae" surgiu da combinação latina de palavras "arbor vitae", que significa "árvore da vida". Era assim que os colonos franceses do Canadá o chamavam, tendo descoberto que preparar chá da casca dela era uma cura para o escorbuto.
Descrição botânica:
- tipo - arbusto;
- característica - conífera, sempre-viva, anã;
- coroa - esférica;
- altura máxima - 80 cm;
- diâmetro da coroa - 1 m;
- taxa de crescimento é lenta;
- brotos são numerosos;
- o sistema radicular é pequeno, localizado nas camadas superiores do solo;
- agulhas - verdes, macias, escamosas;
- cor - depende da estação, no verão - verde, no inverno - bronze;
- resistência ao gelo - até -30 ° C;
- iluminação - alta;
- irrigação - moderada.
Aplicação de desenho paisagístico
Tui, árvores e arbustos ajudam a resolver uma série de problemas no jardim. Eles podem ser usados como sebes para fechar uma parede feia ou para cercar uma área de recreação. Thuja também reduz o ruído da rodovia e decora a entrada do edifício, tornando-o mais elegante. A vida útil da planta é de 150 anos. E essa é outra razão pela qual o thuja é tão popular no paisagismo. As mudas também podem criar uma decoração interessante para uma varanda ou pérgula se você as plantar em recipientes.
Quanto ao uso decorativo no jardim, os thuja encontram sua aplicação em todos os estilos:
- inglês tradicional (decoração da fachada e becos com fileiras de coníferas);
- rocarius (criando um canteiro de flores no qual arbustos de coníferas podem ser plantas de destaque);
- Japonês (use na forma de bonsai, topiaria e outras opções).
Aterragem
O desembarque pode ser realizado em qualquer época do ano. Mas o outono é considerado o melhor das estações do ano. A baixa temperatura do ar promove o enraizamento, evita o estresse térmico e o clima chuvoso do outono fornece a umidade necessária para o desenvolvimento do sistema radicular.
Você sabe Acredita-se que o cheiro de thuja afaste os maus espíritos.
Para o plantio, é recomendável escolher uma área na qual o arbusto receba pelo menos 6 horas de luz solar diária. Não é aconselhável plantar uma planta na sombra. Isso diminui o seu crescimento e desenvolvimento. O solo no local pode ser qualquer, mas sempre bem drenado. Thuja não tolera umidade permanente nas raízes.
Preparação do local
Se você pretende plantar um arbusto no outono, comece preparando o local. Remova ervas daninhas. Cubra a área de pouso com uma camada de polietileno escuro. O sol aquecerá o solo sob ele a + 60 ° C, destruindo as sementes de ervas daninhas, microflora patogênica e pragas do solo. Isso levará cerca de uma semana. Em seguida, retire o polietileno e cave o local a uma profundidade de 0,5 m.
Meça a acidez do solo com um testador. Caso contrário, preste atenção à aparência do site. A abundância de ervas daninhas é um sinal de solo ácido. Também é importante que, durante o crescimento e desenvolvimento, todas as plantas usem nutrientes e, ao mesmo tempo, oxidem o solo. Portanto, se algo cresceu no jardim, o solo é ácido.
Corrija com giz ou limão. O padrão para calagem será o seguinte:
- solo ácido - 500 g / m²;
- ácido médio - 400 g / m²;
- ligeiramente ácido - 300 g / m².
O giz para desoxidação precisará de 2 vezes menos. O nível correto de acidez deve ser de 6,0 a 8,0 pH. Mas espere que ele se torne tão imediatamente após o processamento, não vale a pena. As substâncias introduzidas reagirão completamente até a próxima primavera.Planeje uma aterrissagem 2 semanas após a escavação do local. Durante esse período, o solo é ligeiramente compactado, o que é importante para o sistema radicular.
Seleção de mudas
Ao comprar uma planta em uma panela ou com um sistema radicular embrulhado em um saco, planeje um plantio alguns dias após recebê-la. Isso é necessário para que as raízes não sequem.
Mudas anuais criam raízes mais rapidamente. Portanto, eles compõem a maior parte da Danica Aurea nos viveiros. As raízes devem ser saudáveis, resistentes e brancas. A planta em si é verde.
Importante! Agulhas amarelas em uma muda — um sinal de que a planta está à beira da morte. Mas se esse material de plantio chegar do viveiro por pedido via Internet, trate-o com “Kornevin” antes de plantar e despeje muita água depois.
Instruções passo a passo
O desembarque Danica Aurea é possível tanto em contêineres quanto em campo aberto.
Ao plantar thuja em um local permanente, as seguintes etapas devem ser seguidas:
- Cavar um buraco de pouso que será 2 vezes o tamanho da bola de raiz.
- Se o local estiver mal drenado, coloque no fundo uma camada de cascalho ou seixos, com até 15 cm de espessura.
- Dependendo do solo, refine-o. Denso e argila diluído com um balde de composto. Você também pode adicionar areia ou palha picada para afrouxar. No solo arenoso, pelo contrário, aplique argila para compactação.
- Coloque um pouco do solo na camada de drenagem.
- Retire as mudas do recipiente. Espalhe as raízes nas laterais da raiz.
- Coloque a planta no meio do recesso.
- Começando pelos lados, vá para o centro, adormecendo gradualmente no solo restante. Certifique-se de que as mudas estejam no mesmo nível que cresceram no viveiro.
- Se ainda houver uma parte da mistura do solo, faça um pequeno monte ao redor da arborvitae para facilitar a rega da planta.
- Despeje bastante água sobre o arbusto imediatamente após o plantio. Mantenha um cronograma regular de irrigação por um mês após o plantio. Certifique-se de garantir que o solo não seque.
Todas as variedades anãs podem ser plantadas em recipientes. Eles são tolerantes a restrições de raiz e podem crescer por anos.
Importante! Thuja é tóxico para os animais, especialmente para os cavalos. Seus óleos essenciais contêm neurotoxina tujona. Causa envenenamento do corpo e uma dose de 500 g é fatal para o animal.
O plantio em uma panela ou recipiente consiste nas seguintes etapas:
- Escolha um contêiner do tamanho certo. O diâmetro deve ser 5 cm maior do que aquele em que as mudas chegaram do viveiro. Não tome uma "panela para o crescimento". A planta não absorve parte da umidade e isso causa o desenvolvimento de bactérias putrefativas no solo.
- Você pode escolher um recipiente de qualquer material: argila, cerâmica, concreto, fibra de vidro, madeira processada ou plástico durável. Mas se o thuja permanecer no quintal, escolha entre resistente ao congelamento e degelo. Para plantas de interior, isso não é tão importante.
- Certifique-se de colocar uma camada de drenagem no fundo. Sua espessura pode ser cerca de ¼ da altura do recipiente.
- Prepare-se para plantar um substrato de turfa, areia grossa ou vermiculita, colhidos em partes iguais.
- Encha parcialmente a panela com esta mistura de solo.
- Coloque a bola de raiz em cima dela no meio do recipiente.
- Agora adicione solo até cobrir a raiz. Depois disso, bata levemente nas laterais para que o chão afunde e encha os bolsos de ar, se formarem.
- Regue a planta.
- Para preservar a umidade, coloque uma camada de cobertura morta na superfície, mas não toque nos brotos do arbusto. Danica Aurea em uma panela perderá a umidade mais rapidamente do que em terreno aberto e a camada de cobertura irá protegê-la disso.
Cuidado
Outros cuidados com as plantas consistirão em:
- rega;
- aplicação de fertilizantes;
- aparar
- prevenção de doenças e pragas;
- preparando arbustos para o inverno.
Com a tecnologia agrícola adequada, os arbustos irão deliciar você com bom desenvolvimento e vegetação abundante.. Eles também podem precisar de abrigo contra a luz do sol no verão se o thuja for plantado no lado sul do local.
O inverno também é uma fonte de problemas para a planta. Neve e gelo nos galhos podem entortar e quebrá-los. Sempre use uma vassoura para escovar suavemente uma cobertura de neve pesada e molhada antes que ela se acumule. Galhos danificados terão que ser cortados.
Rega e alimentação
Ao plantar em bom solo, com uma quantidade suficiente de água e luz solar, o degelo não precisa ser fertilizado. Mas se o crescimento diminuir, será necessário aumentar o valor nutricional do solo. As plantas de contêiner precisam ser fertilizadas regularmente, pois o solo se esgota muito antes. Use fertilizante granular com liberação lenta de nutrientes. Isso evitará queimaduras nas raízes. E não se esqueça de regar o degelo após cada alimentação.
Quanto à irrigação, a planta pode sofrer tanto pela abundância de água quanto pela falta dela. A umidade excessiva leva à descoloração das agulhas, apodrecimento das raízes, infecções por fungos. Durante os primeiros meses após o plantio, os arbustos precisam ser regados todos os dias ou dois, se não chover.
Importante! As sempre-vivas não dormem no inverno, portanto regue se o solo estiver seco.
Isso é necessário para que as raízes penetrem mais profundamente no solo. As plantas adultas precisam de 10 a 20 litros de água por irrigação. Você pode alterar a frequência da irrigação se o solo estiver úmido. As arborvitas em vasos são regadas 2 vezes por semana e controlam a umidade do solo no inverno.
Capina e cobertura morta
Um dia após a irrigação, o solo é afrouxado a uma profundidade de 4 cm. Isso é necessário para fornecer acesso aéreo ao sistema raiz. A maioria das bactérias do solo usa oxigênio na decomposição de produtos orgânicos. E a falta de ar é fatal para eles. Ao mesmo tempo que a aeração do solo, as ervas daninhas são removidas.
Mas se a zona raiz estiver coberta com uma camada de cobertura morta, a necessidade de afrouxamento desaparecerá. O material de cobertura do solo evita a compactação do solo, o crescimento de ervas daninhas e a evaporação da umidade do solo. Para isso, você pode usar serragem, lascas de madeira, palha etc. O benefício dos materiais orgânicos de cobertura morta é que eles se decompõem sob a influência da umidade e do calor, criando nutrição adicional para a planta.
Corte de cabelo e modelagem
O Thuja mantém sua forma natural e não precisa de poda regular. A exceção é topiaria. Eles são moldados no estágio de mudas e posteriormente mantidos, removendo regularmente os galhos que estragam a vista.
Não existem muitas regras para cortar arbustos, mas devem ser observadas:
- Em março, galhos secos e velhos são removidos. Isso estimulará o crescimento de novos.
- Não é recomendável cortar o topo para reduzir o crescimento. Obviamente, ele diminuirá a velocidade, mas a ramificação começará no ponto de corte e isso fará com que a forma da planta seja desleixada. Em vez disso, o corte ou desbaste seletivo é usado para permitir que mais luz solar e ar entrem na coroa. Inibirão o desenvolvimento de microrganismos patogênicos e pragas.
- Galhos mortos ou doentes são cortados imediatamente. Isso evitará apodrecer e a propagação de doenças. Remova-os no ponto de conexão com o tronco e lubrifique o local de corte com var.
- Durante a poda da primavera, agulhas mortas também são sacudidas de dentro do mato.
Vídeo: Cortando thuja esférico
Abrigo do sol
Essas plantas crescem bem com iluminação total ou parcial. Quanto mais leve, mais vigoroso é o crescimento e agulhas mais verdes. Mas deve-se ter em mente que o excesso de luz solar, especialmente nas regiões sul, é prejudicial às mudas. E assim, no verão, eles precisam criar sombreamento. Pode ser um pedaço regular de compensado que você coloca sobre a planta.
Você sabe O nome "thuja" foi dado a este grupo de árvores pelo botânico sueco Karl Linnaeus em 1753. Vem da palavra grega thuo, que significa “sacrificar”, uma vez que os galhos desta árvore perfumada foram queimados durante os sacrifícios aos deuses.
Doenças e Pragas
As árvores não são saudáveis devido a cuidados inadequados:
- falta de nutrientes;
- iluminação excessiva ou insuficiente;
- rega excessiva ou ausente;
- fatores naturais - vírus, pragas.
Uma planta doente se torna mais suscetível a ataques de pragas. Portanto, os jardineiros buscam combater doenças através da prevenção, além de fornecer as condições certas para o desenvolvimento de Danica Aurea.
A rega excessiva causa infecções por fungos. Portanto, é necessário garantir uma boa drenagem da água das raízes. Adicione adubo ao solo ao plantar, o que ajudará a manter a drenagem. Além disso, não regue a planta se o solo estiver úmido.Você sabe Na medicina herbal, o óleo de thuja é usado como agente anti-helmíntico, diurético e digestivo. A aplicação na pele alivia a dor na artrite, reumatismo e é usada para tratar infecções fúngicas da pele.
Os principais problemas do thuja:
- as pontas dos galhos ficam marrons - significa que a planta recebe pouca água;
- as agulhas ficam amarelas no verão - ela sofre com a falta de nutrientes, usa fertilizantes balanceados para a alimentação;
- se as agulhas ficarem amarelas no inverno, isso significa que a árvore está muito desgastada e é necessário criar uma tela de madeira compensada entre a coroa e o vento; nada mais precisa ser feito; na primavera, sua cor será restaurada;
- quando você ver entrelaçamento de agulhas secas nos brotos - isso significa que os insetos depositaram ovos, abrem um tal aglomerado e, se houver lagartas no interior, trate o arbusto com uma solução saturada com sabão;
- a pulverização de pó preto nas agulhas é um fuligem, desenvolve-se nas secreções de pulgões, trata o arbusto com uma solução de sabão e, em seguida, uma solução a 1% de fluido de Bordeaux;
- insetos pequenos nos brotos, semelhantes às escamas - são insetos escamados, use a pulverização “Karbofos”, “Decis” para controlá-los;
- se o arbusto interrompeu seu desenvolvimento, as agulhas ficaram marrons - essa é a podridão das raízes causada pelo excesso de umidade, cria um sistema de drenagem normal no solo.
Cultivar thuja decorativo em casa não é difícil. Ela raramente fica doente, não requer cuidados especiais e não reivindica o clima. Portanto, pode ser plantada para paisagismo de parques, terraços, bem como corredores de hotéis e outros locais públicos.