As autoridades federais africanas nomearam três tipos de batatas geneticamente modificadas para combater o patógeno que causou a fome irlandesa de batata - ecologicamente correta e segura de comer.
O endosso da Agência de Proteção Ambiental dos EUA e da Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA no final da semana passada dá ao JR Simplot de Idaho permissão para plantar batatas nesta primavera e vendê-la no outono.
A empresa disse que a batata contém apenas genes da batata e que a resistência à podridão tardia, a doença que causou a fome da batata irlandesa, vem de uma variedade de batata argentina que naturalmente criou uma defesa.
Na América do Sul, de onde vêm as batatas modernas, seu ancestral selvagem ainda cresce.
Três variedades - Russet Burbank, Ranger Russet e Atlantic. Eles foram previamente aprovados pelo Departamento de Agricultura dos EUA. Todas as três variedades "têm o mesmo sabor, textura e qualidade nutricional" das batatas comuns, disse o porta-voz da Simplot, Doug Cole.
A podridão tardia prospera em condições mais úmidas que levaram à fome da batata irlandesa na década de 1840. A batata era um alimento básico, mas tudo apodrecia no campo. Registros históricos indicam que cerca de um milhão de pessoas morreram de fome e doenças, e o número de imigrantes irlandeses pode ter atingido vários milhões.
Hoje, a batata é considerada a quarta principal cultura alimentar do mundo, depois do milho, arroz e trigo. A podridão tardia continua a ser um grande problema para os produtores de batata, especialmente em regiões mais úmidas. Os fungicidas são utilizados há décadas para prevenir a doença.
A batata geneticamente modificada reduz pela metade o uso de fungicida.
- Os preços iniciais da batata na Ucrânia caíram para o nível mais baixo em três anos.
- Na Bengala indiana, uma chuva persistente destruiu quase toda a safra de batata.
- Escrevemos anteriormente que batatas jovens estrangeiras apareceram na Ucrânia.
- O presidente do NBU, Minnett Butters, disse que a Grã-Bretanha pode enfrentar uma escassez irrealista de batatas.