No início da primavera, manchas negras de terra queimada, fogo e nuvens de fumaça são comuns aos moradores das aldeias e ao setor privado das cidades. O incêndio criminoso afeta freqüentemente árvores e arbustos, e substâncias nocivas liberadas durante a combustão entram no ar.
A causa dos incêndios com capim seco pode ser o desejo de limpar a área de ervas daninhas altas que precisavam ser colhidas no outono. Mas para isso, você precisa contratar pessoas que cortam manualmente plantas indesejadas e as pagam, mas atear fogo será mais rápido e gratuito. No início da primavera, o incêndio criminoso não é muito assustador, pois as plantas cultivadas ainda são verdes. É mais perigoso se o fogo se espalhar para o plantio ou o pão, diz Igor Gai, proprietário do Kalinsky Klyuch PE da região de Khmelnytsky.
Os camponeses não vêem problemas em queimar grama seca. Eles acreditam que isso é benéfico para a natureza, fertilizando o solo com cinzas. Um agricultor Nikolai Malienko, da região de Kiev, conta como, na infância, foi queimar grama com seu avô e irmão em uma área de mais de 50 m de diâmetro. No verão, suculenta grama verde crescia neste local. Nikolai acredita que as cinzas se transformaram em nutrientes e fertilizaram o solo.Os cientistas veem a situação com o incêndio criminoso de uma maneira completamente diferente. É verdade que as cinzas servem como fertilizante para a terra? Por um lado, as cinzas contêm muitos sais inorgânicos e oligoelementos e, por outro lado, os orgânicos queimam durante a queima da grama. Para o solo, isso tem as mesmas consequências que para os seres humanos, o consumo de vitaminas em apenas um dos cinco grupos, diz Andrei-Taras Bashta, pesquisador sênior do Instituto de Ecologia dos Cárpatos da Academia Nacional de Ciências da Ucrânia.Se não houver matéria orgânica, os microorganismos do solo começam a comer húmus. O teor médio de húmus no solo da Ucrânia é de aproximadamente 5,5% e, há 30 anos, esse número atingiu 7%. Durante um incêndio, 1-2 cm de solo é queimado. A restauração de 1 cm da camada superficial do solo levará 100 anos, explica Oksana Tonkha, reitora da Faculdade de Agrobiologia da Universidade Nacional de Economia Nacional e Administração Pública da Ucrânia. Durante a queima de pragas de grama, ervas daninhas e patógenos morrem. Mas, após 3-5 anos de tal prática, o solo perde a troca de água e ar. Além disso, substâncias nocivas (benzopireno, carcinógeno, dioxinas) são liberadas durante o processo de combustão. É especialmente perigoso queimar grama crescendo perto da estrada.
Durante sua vida útil, a vegetação acumula metais pesados e substâncias cancerígenas dos gases de escape. Quando queimadas, todas essas substâncias entram no ar, diz Oksana Tonha.O fogo mata não apenas ervas daninhas, mas também rizomas, tubérculos e caules das plantas da primavera. Ao mesmo tempo, nem todas as ervas daninhas podem ser removidas pela queima. Portanto, a grama do trigo tem raízes poderosas, que não têm medo de fogo. Os pássaros que constroem ninhos no chão, como gaivotas e cotovias, morrem de incêndio criminoso. A ornitóloga Natalia Atamas não contorna problemas e lebres, além de porcos selvagens que perecem no fogo, os cientistas aconselham a não queimar a grama, mas cortá-la e adubar. Hoje, a multa por incendiar a grama é 340 UAH.