Uma reunião informal dos Ministros da Agricultura e Pescas dos Estados membros da União Européia, organizada no contexto da presidência romena do Conselho da União Européia, foi realizada em Bucareste em 4 de junho.
O local do evento foi o Palácio do Parlamento, o próprio evento foi presidido pelo Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Romênia Petre Dey.
A agenda incluiu tópicos extremamente relevantes e atualizados para os Estados-Membros no contexto da nova Política Agrícola Comum (PAC): pesquisa agrícola, inovação e bioeconomia - criando algum tipo de sinergia como ferramenta essencial para o desenvolvimento rural.
A investigação agrícola e a bioeconomia são prioridades fundamentais que permitem aos agricultores da UE cumprir os padrões mais elevados estabelecidos pela PAC, especialmente no que diz respeito ao ambiente e ao clima.
A reunião observou que os esforços da União Europeia para apoiar a pesquisa e a inovação estão sendo implementados por meio do atual Programa-Quadro de Pesquisa Horizonte 2020, das políticas de desenvolvimento rural e da estratégia de longo prazo "Abordagem estratégica da pesquisa e inovação agrícola na UE".
As discussões destacaram a relevância de políticas sólidas e ferramentas relacionadas para fornecer aos agricultores o conhecimento e os resultados desses estudos.
A reunião também reafirmou a necessidade de renovação da nova Política Agrícola Comum para tornar mais importante a criação de um sistema existente de conhecimento e inovação agrícola (ACIS), cooperação e integração do setor primário nas cadeias de valor bioeconômico para garantir o desenvolvimento sustentável.