Todas as plantas de interior, incluindo a dracaena, precisam de minerais adicionais no processo de cultivo, especialmente quando estão em solo empobrecido por um longo tempo. Para compensar a deficiência, recomenda-se alimentar a flor com fertilizantes minerais e orgânicos, portanto, consideraremos os principais sinais de falta de fertilizante, qual o melhor adubo adequado e como usá-lo corretamente.
Sinais de falta de fertilizantes
Alterações na aparência, retardando o crescimento das plantas são mais frequentemente observadas com o desenvolvimento de doenças, danos causados por pragas ou falta de nutrientes. Ser capaz de distinguir entre esses sinais e tomar as medidas certas.
Você precisa saber como a planta muda com a falta de fertilizante:
- As folhas ficam amarelas, caem, a flor cresce muito lentamente, as hastes estão afinando - Tais sintomas indicam clorose, causada pela falta de nitrogênio no solo.
- As folhas inferiores começam a cair bruscamente, a flor geralmente fica doente, é afetada por pragas - Manifestações semelhantes indicam falta de potássio.
- Manchas vermelhas, marrons ou marrons aparecem nas folhas - Isso indica problemas com os processos de fotossíntese, saturação de oxigênio das raízes, metabolismo de carboidratos e energia, que estão diretamente relacionados à falta de fósforo na planta.
- Brotos jovens tornam-se mais finos e descoloridos - o problema está relacionado ao esgotamento do sistema radicular, ao mau funcionamento e à capacidade de transportar nutrientes para a parte terrestre da flor, provocada pela falta de cálcio no solo.
- As folhas brilham fortemente, a clorose das plantas se instala, que está associado ao esgotamento das raízes da flor, uma violação da síntese de clorofila e respiração do sistema radicular - problemas semelhantes ocorrem quando a flor sente falta de ferro, magnésio e enxofre.
- O topo da flor morre o desenvolvimento da planta é inibido, devido a uma violação das funções de condução de carboidratos, aminoácidos e outros nutrientes pelo sistema radicular da dracaena - o problema está associado à deficiência de boro no solo.
Você sabe O Dracaena, que cresce em países quentes em campo aberto, é usado para produzir fibras para cordas, e o suco do tronco é transformado em verniz, que cobre o metal da corrosão.
Por que fertilizar plantas decíduas?
Dependendo do tipo de fertilizante usado para aplicar no solo, um efeito positivo pode ser obtido. Por exemplo, os fertilizantes minerais são os principais nutrientes para as plantas, e sua ausência no solo pode destruir a flor em pouco tempo.
Entre os principais fertilizantes minerais, que devem ser aplicados ao solo, estão:
- nitrogênio - são utilizados durante o período de crescimento ativo da massa verde no período primavera-verão para ativar o crescimento das plantas e estimular o desenvolvimento de brotos e folhas adicionais;
- potassa - estimular o crescimento, nutrir o sistema radicular, estimular o crescimento de novas raízes jovens, assim, a planta recebe uma quantidade adicional de nutrientes, desenvolve-se melhor.
Importante! Para o desenvolvimento da dracaena, o solo deve ter nitrogênio, fósforo e potássio suficientes, na proporção de 3: 1: 3.
Recursos do Dracaena Care
Para executar o procedimento de fertilizante de maneira eficiente e eficaz para uma planta, é necessário entender os tipos de cobertura, as características de seu uso e levar em consideração as recomendações sobre o tempo e a frequência da aplicação.
Tempo e frequência de fertilizantes
A frequência de fertilização do solo depende da época do ano e das condições da planta. Durante o período de vegetação ativa e o crescimento de massa verde, que cai na primavera e no verão, o molho deve ser aplicado com frequência - uma vez a cada 1,5 a 2 semanas. No outono, os intervalos entre a fertilização fazem mais; nesse momento, os nutrientes devem ser adicionados ao solo uma vez por mês. No inverno, começa um período de dormência, que deve ser apoiado por uma diminuição da temperatura do ar interno; nesse momento, o crescimento das flores pára e a dracaena não precisa de nutrição adicional; portanto, a alimentação é interrompida.
Fertilizantes prontos para uso e fertilizantes para dracaena
Entre os complexos efetivos utilizados para alimentar o dracen, é possível distinguir os preparados "Master", "Stimulus", "Agricola". O uso de tais produtos deve ser estritamente de acordo com as instruções da embalagem. Fertilizantes modernos em forma de paus apareceram à venda. Usá-los é simples - insira o bastão verticalmente no substrato e, durante a rega regular, o bastão se dissolverá gradualmente, fertilizando o solo. Você pode se preparar, usando os componentes minerais adquiridos.
Importante! Depois de molhar a dracaena com água da carne, o cheiro da podridão pode aparecer. Para resolver o problema, você pode levar a flor para a varanda, depois de alguns dias o cheiro desagradável desaparecerá e a dracaena poderá ser devolvida ao apartamento.
Considere algumas receitas nutricionais:
- Para preparar uma mistura para pulverização de plantas, misturam-se 0,3 g de sulfato de amônio, 0,4 g de fosfato de potássio e 0,5 g de nitrato de potássio e dissolvem-se em 1 litro de água. A composição resultante das folhas da planta é pulverizada com um spray uma vez por semana.
- Um fertilizante mineral eficaz feito por você é uma solução de nitroammophoski. Para preparar um nutriente, é necessário misturar 1 litro de água e 1 colher de chá. cobertura superior. Regue a planta uma vez a cada 2 semanas, durante a estação de crescimento, de abril a agosto.
Misturas orgânicas
As misturas orgânicas incluem estrume orgânico, como estrume e lixo. Dado o forte odor desagradável de um fertilizante desse tipo, ele não é usado da forma usual para plantas de interior, mas é substituído por um concentrado líquido especial processado ou produto granular. Normalmente, esses produtos são vendidos em lojas de flores. Use a mistura orgânica de acordo com as instruções da embalagem.
Você sabe O suco de dracaena é considerado medicinal; é usado na medicina popular para tratar doenças do trato gastrointestinal.
Maneiras populares de alimentar dracaena
A melhor maneira de alimentar a dracaena em casa é considerada água da carne. O líquido usado para lavar a carne crua é usado para regar a planta, pois contém uma grande quantidade de proteína, o que tem um efeito benéfico nos processos de crescimento das flores. Recomenda-se alimentar o dracaena com esse remédio não mais do que 1 vez em 2 meses.
Dicas de cuidados úteis
Para que a dracaena cresça bem e decore o interior com uma aparência saudável, é necessário não apenas alimentar regularmente, mas também fornecer cuidados de qualidade, por isso consideraremos regras para cultivar uma flor em casa:
- Não deixe o solo secar, é necessário que as raízes sempre tenham umidade suficiente, mas é proibido encher a flor; a opção ideal é a rega regular com uma pequena quantidade de água de qualidade à temperatura ambiente.
- A rega é feita quando o solo seca por 1 cm. Você pode verificar a condição do solo imergindo um palito nele.
- A umidificação do solo é realizada ao longo da borda do vaso, impedindo que o tronco da dracaena se molhe para evitar o apodrecimento do sistema radicular.
- Dracaena deve ser mantido em uma sala com alta umidade ou folhas de spray regularmente com um frasco de spray. 10 minutos após a pulverização, você deve coletar a umidade residual que se acumulou no centro da saída da folha.
- A temperatura do ar na sala deve estar entre + 15 ... + 18 ° C no inverno e + 24 ... + 26 ° C no verão.
- Dracaena prefere crescer em peitoris de janelas bem iluminados com luz difusa, para que a luz solar direta não queime a folhagem; portanto, quando colocada nas janelas da orientação sul, a planta deve estar sombreada.
- A planta deve ser replantada regularmente para que não haja inibição no desenvolvimento e crescimento. Um sinal para um transplante é o aparecimento na superfície do vaso de um grande número de raízes que saem de um recipiente apertado.
- Para o transplante, é necessário o uso de solo especial para a dracaena, que pode ser comprado na loja ou fabricado de forma independente, a composição ideal: turfa (1 parte), solo do jardim (3 partes), areia (1 parte).
Você precisa fertilizar a dracaena regularmente para estimular o crescimento ativo de brotos e folhas. Para fertilizantes, você pode usar diferentes tipos de fertilização, dependendo das capacidades e condições da planta.