Na segunda-feira, 10 de junho, o Ministério da Agricultura das Filipinas, esperando um aumento significativo na demanda por carne de porco e um mercado em expansão devido à ASF, recomendou que os criadores de porcos locais aumentassem seu número de animais.
"Gostaria de incentivar nossos criadores de suínos a produzir mais, porque este ano haverá um grande mercado para suínos e suínos", disse o ministro filipino da Agricultura, Emmanuel Pignol, a repórteres durante o lançamento do programa de marketing Metrowide Mango pelo Ministério da Agricultura do país.
Essa iniciativa do ministério se deve ao fato de os países vizinhos às Filipinas, incluindo a China, terem aumentado significativamente as importações de carne suína após a propagação da peste suína africana, uma doença hemorrágica extremamente contagiosa de porcos domésticos e selvagens de todas as idades.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), ainda não existem vacinas ou medicamentos preventivos eficazes contra o vírus desta doença, e a taxa de mortalidade animal chega a 100%.
“Eu vejo isso como uma oportunidade para nossos agricultores aumentarem a produção. Esta é uma janela de oportunidade para nós. Na verdade, eu consideraria isso um ponto de virada para a nossa indústria suinícola. Na verdade, estou olhando para exportação.
Agora, essa pode ser a nossa chance. Não estamos felizes que nossos vizinhos estejam sofrendo de ASF, mas isso é vida. Aproveitamos esta oportunidade e assumimos o papel de um grande produtor de carne suína e suína na região ”, afirmou o Ministro da Agricultura das Filipinas.