Na Europa, a geografia da descoberta de produtos de carne poloneses com salmonela está se expandindo.
Confira
O escândalo eclodiu há um mês com a demonstração pelo canal de televisão polonês TVN24 de uma reportagem sobre um dos matadouros da voivodia da Mazóvia. O relatório foi dedicado à forma como as vacas infectadas com salmonela são mortas na empresa e sua carne é enviada para venda.
Após a transmissão, as autoridades polonesas fecharam o matadouro e conduziram uma investigação. Segundo o veterinário chefe do país, Pavel Nemchuk, segundo dados preliminares, 2,7 toneladas de carne de vacas doentes foram exportadas da Polônia.
Cerca de meia tonelada de carne infectada conseguiu destruir. No entanto, mais de 150 kg do produto perigoso foram vendidos a clientes através de açougues na França, e a quantidade exata de carne presa na Eslováquia ainda não foi determinada com precisão.
Além disso, foram encontrados vestígios de carne perigosa na República Tcheca.
A Comissão Européia teve que intervir no que estava acontecendo, que anunciou oficialmente a descoberta de salmonelas na carne bovina importada da Polônia.
No contexto desses eventos, a Polônia oficial prometeu reforçar as regras aplicáveis às fábricas de processamento de carne: câmeras serão instaladas para monitorar o processo o tempo todo e, além disso, veterinários particulares serão excluídos da verificação da carne exportada.