Desde os primeiros dias de 2019, o aumento no preço do pão continuou e está associado a um aumento geral nos preços dos produtos de que é fabricado, informa o Serviço Estatístico de Estatísticas da Ucrânia.
Confira
Farinha, ovos, açúcar, gordura e combustível estão ficando mais caros. Esse aumento de preço não pode deixar de afetar o custo dos produtos de panificação.
Segundo especialistas, o setor é caracterizado por uma desaceleração geral na produção de pão, que ocorre há dez anos. Os operadores do mercado não percebem essa diminuição de mercadorias. Isso se deve ao fato de muitos fabricantes de produtos estarem envolvidos no negócio paralelo. Ao mesmo tempo, a capacidade do mercado é reduzida em 5 a 10% a cada ano.
Especialistas prevêem uma maior preservação da dinâmica atual. O pão no mercado se tornará cada vez menos devido a uma queda na demanda por ele e uma redução no número da população do país.
Anteriormente, foi relatado que a qualidade do pão em Kiev diminuiu significativamente. A administração de Kyivkhleb explicou isso pelo fato de que agora na Ucrânia não há absolutamente nenhuma boa farinha. As empresas de moagem de farinha venderam farinha de alta qualidade no exterior e não deixaram os melhores estoques para si. Como a farinha é o principal ingrediente do pão, sua qualidade afeta o produto final.