O marmelo é popular nos países do Oriente e do Mediterrâneo, mas na Rússia é uma fruta incomum. Existem dois tipos de plantas cultivadas em prol de frutas - marmelo comum e marmelo japonês. Este último pertence ao genoma Henomeles da família Pink. O arbusto de marmelo japonês é muito bonito e geralmente é cultivado apenas para fins decorativos, embora seus frutos pequenos e um tanto rígidos sejam benéficos e possam ser usados na culinária, cosméticos caseiros e medicina tradicional.
A composição química da fruta
O valor nutricional deste produto é representado pela seguinte composição:
Conteúdo calórico | 48 kcal / 100 g |
Esquilos | 0,6 g |
Gorduras | 0,5 g |
Carboidratos | 6 g |
Fibra alimentar | 3,6 g |
Água | 84 g |
O marmelo japonês contém muita vitamina C, além de vitaminas: B1, B2, E, PP e beta-caroteno. A composição mineral é representada por Ca, K, Mg, Na, P e Fe.
Os ácidos orgânicos são representados por:
- maça
- limão;
- clorogênico;
- vinho;
- fumárico.
A composição contém taninos, pectinas, catequinas, antocianinas, tanetos, quercetina.
Você sabe Em 100 g de henomeles, existem duas doses diárias de “ácido ascórbico” - 182 mg. Portanto, não é à toa que essa planta também é chamada de "limão do norte".
O que é marmelo japonês útil
Os frutos da cultura descrita apresentam manifestações anti-inflamatórias, imunomodulatórias e diuréticas. Eles serão úteis para diferentes categorias da população.
- Preparações a partir de genomelos japoneses têm os seguintes efeitos no corpo humano:
- melhorar o apetite e estimular a digestão;
- parando processos inflamatórios;
- ajuda com diarréia;
- útil para doenças respiratórias, incluindo pneumonia e tuberculose;
- aliviar a condição com doenças articulares;
- fortalece os vasos sanguíneos e afeta beneficamente o trabalho do sistema cardiovascular;
- remova o colesterol prejudicial;
- estabilizar o sistema imunológico e aumentar a resistência ao estresse.
Propriedades úteis para mulheres
O consumo de frutos de marmelo japonês tem um bom efeito na aparência, pois sua carne contém antioxidantes. Além disso, esta planta pode ser usada para fazer cosméticos caseiros. A capacidade dessas frutas para estimular o metabolismo ajuda a manter uma figura esbelta. Para fazer isso, eles fazem chá. Genomeles também ajuda a restaurar o corpo após o parto.
- O marmelo japonês será um produto herbal útil para mulheres grávidas:
- ajudar a lidar com náuseas no primeiro trimestre;
- fortalecerá a imunidade da mãe expectante;
- contém ferro, cuja necessidade aumenta e, como resultado, as mulheres grávidas geralmente têm anemia;
- serve como prevenção de varizes;
- ajudar a lidar com o edema.
Importante! Mulheres grávidas e lactantes não devem abusar dessas frutas. Eles podem causar constipação não apenas na mãe, mas também no bebê (através do leite materno), o que provocará cólicas no bebê.
Para homens
O uso do marmelo japonês ajudará os homens a aumentar ou restaurar a potênciaaumentará a probabilidade de conceber um bebê. Os antioxidantes prolongam a juventude e melhoram o bem-estar, ajudam a suportar o estresse do esforço físico e sob a influência de condições ambientais adversas.
O uso de marmelo é um profilático contra a inflamação da próstata e do sistema urinário, o câncer de próstata. Para os homens, a capacidade dos materiais vegetais de regular a pressão sanguínea e excretar o colesterol não será supérflua.
Os fumantes se beneficiarão do efeito benéfico do marmelo no sistema respiratório.
Para crianças
Os frutos dos genomelos japoneses ajudarão a fortalecer o corpo das crianças. Eles aumentarão a imunidade do corpo da criança e servirão como prevenção da anemia. As crianças podem não gostar do seu sabor azedo azedo. Normalmente, a polpa é dada pela primeira vez na forma de purê de frutas assadas juntamente com outro vegetal ou fruta com a idade de não mais de um ano.
Eles começam com uma porção de apenas 5 g. As mães devem observar as reações do bebê ao novo produto, pois pode haver alergia a ele. Se tudo estiver em ordem, a norma diária poderá ser aumentada para 50 g. Purê de vitaminas não deve ser administrado todos os dias. É suficiente 1-2 vezes em 7 dias. A partir dos 1,5 anos, você pode tentar introduzir frutas cruas na dieta.
O uso do marmelo japonês
A flora representativa acima pode ser usada em vários campos da vida. Frutas, folhas e sementes são usadas na cosmetologia doméstica e na medicina tradicional. Genomeles não é menos popular na arte culinária. O marmelo pode ser armazenado em estado bruto por um longo tempo, mas geralmente eles fazem os preparativos ou os secam.
Em cosmetologia
Cosméticos caseiros à base de marmelo japonês têm um efeito calmante sobre a pele irritada, rejuvenescendo-a. Os medicamentos ajudam com alguns problemas: pigmentação, excesso de gordura, poros dilatados, erupções cutâneas. Uma decocção das folhas pode ser usada como um pós-barba. Como matéria-prima, não apenas frutas são usadas, mas também folhas, sementes da planta.
Para o rosto
Para a pele do rosto, é bom usar a polpa de frutas maduras. Destes, você pode fazer os seguintes produtos de tratamento:
- Tônico para pele oleosa e problemática, com sardas e pigmentação. Misture 1 colher de sopa. eu marmelo picado com 1 colher de chá de glicerina e dilua a mistura com 1 xícara de água fervente. Deixe a substância esfriar. Limpe o rosto com uma solução de manhã e à noite.
- Máscara para pele oleosa. Rale as frutas de marmelo em um ralador fino e bata um ovo de galinha com proteína. Aplique no rosto, contornando as pálpebras e os lábios, por 15 minutos e depois enxágüe com água morna.
- Máscara anti-rugas. Rale a fruta picada de chenomeles com uma gema de ovo. Mantenha a cara por um quarto de hora.
- Máscara para o envelhecimento da pele. Pegue uma gema e uma colher de chá de suco de marmelo, mel e azeite prensado a frio. Bata tudo bem e aplique no rosto por 15 a 20 minutos. Enxágüe com água morna.
Durante a pigmentação, será bom limpar o rosto diariamente com suco de genoma espremido na hora várias vezes ao dia. Mesmo se você apenas esfregar levemente o rosto com um pedaço dessa fruta, ela atualizará e limpará a pele. Uma infusão de sementes ajudará a se livrar do brilho oleoso. Se você esfregar levemente as pálpebras com uma fatia, isso removerá o inchaço ao redor dos olhos.
Você sabe Os gregos antigos consideravam o marmelo uma fruta favorita de Afrodite. Nos países do Mediterrâneo, esta planta é considerada um símbolo do amor.
Para cabelos
Os seguintes remédios serão úteis para a linha do cabelo:
- Infusão de folhas. Isso ajudará com a caspa. Despeje 1 litro de água fervente 100 g de folhagem seca de genomelos e deixe fermentar por 1 hora. Após o resfriamento e a filtragem, lave o cabelo com a composição resultante. Este procedimento deve ser realizado 3 vezes por semana.
- Uma decocção de sementes. Reduz o couro cabeludo e o cabelo oleosos. Para fazer isso, despeje 1 colher de sopa. sementes de henomeles com água (0,2 l) e cozinhe em banho-maria. Deixe esfriar e coe. Esfregue o produto resultante no couro cabeludo, acompanhando esse processo com uma massagem leve. Em seguida, coloque um saco plástico em cima e enrole uma toalha. Mantenha uma hora no cabelo e depois enxágue.
Na cozinha
Graças à sua agradável acidez, propriedades úteis e aroma extraordinário, os frutos dos genomelos são amplamente utilizados na culinária. Na forma bruta, eles não são particularmente usados em alimentos devido à adstringência. Pequenos pedaços são adicionados ao chá quente em vez de limão ou compotas em combinação com frutas doces. Os frutos maduros são secos, secos, cozidos, assados, cozidos, em conserva.
Marmelo é usado para a preparação de primeiro e segundo cursos, sobremesas. Do marmelo japonês, você pode fazer refrigerantes (geléia, compota de frutas), um recheio para tortas. Seu sabor incomum é usado ao assar pratos de carne, e também - fazer tinturas. No Japão, o licor Carinshu é preparado a partir dessas frutas.
Para preservar substâncias úteis, os materiais vegetais são moídos com açúcar ou mel e armazenados na geladeira. O xarope resultante pode ser adicionado ao chá para dar um sabor a limão. Marmelo perfumado é usado em espaços em branco do inverno. As bebidas de frutas são fabricadas com frutas frescas ou secas. O marmelo produz uma deliciosa geléia (2 kg de açúcar é consumido por 1 kg de fruta), geléia, frutas cristalizadas, geléia e doces.
Vídeo: 5 deliciosos pratos de marmelo no café da manhã, almoço e jantar
Na medicina popular
Os curandeiros para a preparação de poções medicinais usam não apenas frutas, mas também folhagens, sementes. Considere as receitas mais populares. Os frutos são colhidos nos galhos em estado de maturação absoluta, mas antes do início do gelo. Durante o processamento, as sementes são extraídas e secas. As folhas são colhidas e secas entre junho e julho.
Tinturas
A infusão de álcool de folhas de marmelo normaliza a condição com hipertensão.
É preparado e utilizado da seguinte forma:
- Folhagem triturada recém-rasgada em uma quantidade de 100 g é colocada em uma jarra de vidro e vertida com 1 copo de vodka.
- O recipiente é movido para um local escuro e mantido por uma semana para insistir.
- Após o tempo especificado, o líquido é filtrado.
- A infusão resultante é bebida 20 gotas de manhã e à noite.
Importante! Para não prejudicar o arbusto henomeles, não mais que 30% da folhagem é arrancada dele durante a colheita.
Decocções
Uma decocção de folhas ajuda a lidar com a asma brônquica, processos inflamatórios do trato gastrointestinal.
É preparado assim:
- 5 g de folhas são fervidas com água fervida (250 ml) e cozidas em banho-maria por 15 a 17 minutos.
- Em seguida, a mistura é resfriada por 35-40 minutos e filtrada.
- Beba uma decocção de 2 colheres de sopa. 3-4 vezes ao dia antes das refeições.
A decocção de frutos de marmelo tem um efeito benéfico no sistema circulatório, aumenta a hemoglobina, fortalece o sistema imunológico, ajuda contra resfriados, infecções respiratórias agudas e gripe.
Pode ser facilmente preparado em casa:
- Uma colher de sopa de frutas picadas é derramada em água fervente (um copo). Cozinhe a mistura em fogo baixo por 10 a 12 minutos.
- Retire do fogão e deixe por 25-30 minutos, fechando bem a tampa.
- Filtrar por um filtro e beber 1 colher de sopa. 3 vezes ao dia antes das refeições.
Uma decocção das sementes desta cultura vegetal tem um efeito envolvente e anti-inflamatório, portanto, é indicada para problemas com o trato gastrointestinal, bronquite e resfriados.
É preparado e utilizado da seguinte forma:
- Mexa 10 g de matérias-primas em um copo de água morna por 8 a 10 minutos.
- Filtrar através de um pedaço de gaze.
- O líquido "mucoso" resultante é ingerido 1 colher de sopa. depois de comer 3-4 vezes ao dia.
Importante! As sementes não devem ser esmagadas antes do uso, pois os componentes nocivos contidos nelas entram na bebida e podem levar a envenenamento.
Contra-indicações e possíveis danos
- Apesar do marmelo ser um produto natural e muito útil, existem certas contra-indicações para o seu uso:
- alergias
- tendência à constipação;
- pleurisia;
- doenças do trato gastrointestinal (inflamação da mucosa).
Vale a pena notar que você não pode usar as sementes sistematicamente, uma vez que em sua composição contêm ingredientes nocivos ao ser humano. Também é necessário abster-se de consumir marmelo cru, uma vez que as substâncias contidas nele irritam os órgãos do trato gastrointestinal.
Isso pode desencadear uma exacerbação de gastrite, patologias do pâncreas, úlcera péptica ou urolitíase. Este produto pode ser especialmente prejudicial com enterocolite, pois aumenta o risco de obstrução intestinal.
Há outro ponto negativo no uso desse feto - ele tem um efeito ruim nas cordas vocais e na laringe, causando dor. Portanto, cantores, emissoras, professores não devem incluí-lo em sua dieta. O tratamento de marmelo japonês deve ser tratado como terapia adjuvante e, se você tiver problemas de saúde, consulte um médico.
Você sabe Nem todo mundo sabe que o henomeles pode ser cultivado como planta doméstica. A partir dele, você pode formar um bonsai. E, com os devidos cuidados, esse arbusto viverá até 80 anos.
O marmelo japonês não é apenas um adorno de uma horta. Seus frutos podem ser utilizados na culinária, na fabricação de cosméticos para o lar, para o tratamento de certas doenças. Não se esqueça de extrair sementes e consumir um produto vegetal com cautela, pois os frutos podem provocar constipação e também têm várias contra-indicações.