Tendo até uma família pequena, você sempre deve dedicar um tempo para cuidar dela. Usando alimentadores automáticos, você pode economizar significativamente tempo e não se preocupar com a dieta das aves. Um alimentador selecionado corretamente aumentará a produtividade e garantirá uma nutrição saudável das galinhas, porque alimentos e água contaminados, entrando no corpo de um pássaro, provocam várias doenças.
O que é um alimentador automático de timer
Os alimentadores automáticos com um timer são projetados para uma fonte de alimentação de regime claro com uma alimentação dosada. Você só pode carregar comida seca neles. O temporizador define um certo tempo para a distribuição de alimentos.
Esse design inclui um parafuso através do qual os grãos caem na bandeja. Geralmente, todos os modelos de alimentadores automáticos desse tipo são equipados com um contêiner para armazenar alimentação e uma bateria sobressalente para o temporizador. O período de distribuição pode ser ajustado independentemente.
O número total de alimentações diárias é de cerca de 8. Uma tampa confiável cobre firmemente toda a base do alimentador e protege seu conteúdo da entrada de substâncias estranhas e umidade. A bandeja pode ser facilmente removida da base comum e limpa. A única desvantagem de um dispositivo mecanizado é o alto custo.
Você sabe Ayam Chemani é uma rara raça indonésia de galinhas, na qual a hiperpigmentação levou ao fato de que as aves com plumagem preta também têm uma cor preta de órgãos internos e até ossos.
Visão geral do modelo industrial
Em lojas especializadas, você pode encontrar um grande número de opções diferentes para alimentadores, que variam de bunker a modelos tecnológicos com temporizador e a distribuição automática de alimentos para galinhas.
Alimentadores simples podem ser comprados a preços acessíveis, e opções mecanizadas e aprimoradas terão um alto custo. Um papel importante também é desempenhado pelo material a partir do qual o contêiner é feito, sua aparência e qualidade também afetam os preços.
Os alimentadores automáticos podem ser vendidos totalmente acabados ou podem ter a forma de uma bandeja com divisórias. No caso de bandejas simples, você precisará encontrar de forma independente um pote ou outro recipiente para adormecer grãos.
Esses alimentadores para adultos são impraticáveis de instalar, porque as galinhas podem facilmente entregá-los. No design de opções mais caras, existem barris ou garrafas de até 20 litros. Um dispositivo especial na forma de um timer que pode funcionar com baterias ou acumuladores está afixado na parte inferior da bandeja.
Alimentadores de tremonha de plástico DIY
É fácil criar alimentadores automáticos a partir de materiais plásticos usando ferramentas improvisadas. Este trabalho não é demorado e não leva muito tempo.
De um balde de plástico
Absolutamente todo mundo que mora em uma casa particular ou tem uma casa de veraneio tem um balde de plástico na fazenda. Essa capacidade será a base do alimentador de tremonha de plástico. Como um recipiente para a alimentação direta do pássaro, você precisará de uma bacia, uma bandeja de plástico ou algo assim. Para criar um alimentador desse tipo, você não precisará desenhar um desenho.
O processo inclui as seguintes etapas:
- No fundo do balde, você precisa fazer 4 furos bastante grandes para adormecer.
- Prenda a tremonha na bandeja para que possa ser facilmente removida para limpar os restos de comida.
- Ao encher com grãos (ou outros alimentos soltos), cubra o balde para que nenhum detrito ou outras substâncias estranhas entrem na cavidade.
Importante! Ao criar alimentadores com alimentação automática, certifique-se de que seu design não tenha elementos afiados e salientes que possam ferir as aves.
De garrafas plásticas
Este é o alimentador de frango mais fácil que você pode fazer com suas próprias mãos. Para criar um design, você precisará de apenas duas garrafas.
O processo de criação de um alimentador automático:
- Uma garrafa deve ser cortada ao meio e abrir espaços nos quais o pássaro pode enfiar a cabeça para levar comida.
- Insira o outro frasco com o fundo cortado no primeiro, para que o pescoço não entre em contato com o fundo do primeiro. Caso contrário, a alimentação não preencherá o espaço destinado à alimentação. A distância ideal é de 4-5 cm.
- Despeje o grão dentro do recipiente invertido e cubra-o.
Feito de madeira ou contraplacado
Os alimentadores de tremonha de madeira compensada são caracterizados por boa estabilidade. Os materiais podem ser adquiridos em lojas de ferragens. Se você fez reparos recentemente, não será difícil encontrar os elementos certos da casa. Ao anexar esse projeto no galinheiro à parede, você pode salvar significativamente a área da sala e não se preocupar com a contaminação da ração. Existem 2 tipos principais de tais alimentadores, cuja fabricação será descrita mais adiante.
Sem pedal
Esse tipo de construção é um bunker e é caracterizado pelo fato de que as aves sempre têm acesso aberto à alimentação.
Para o alimentador, você precisará de:
- madeira compensada ou aglomerado;
- Reiki
- broca com bocais;
- chave de fenda com bicos;
- loops;
- papel de areia;
- serra;
- um lápis;
- folhas de papel;
- roleta.
Importante! Os materiais dos quais o alimentador é feito devem ser não-tóxicos. É melhor não usar tintas e vernizes.
O trabalho é realizado na seguinte sequência:
- Antes de tudo, os padrões devem ser preparados com base em quais elementos do compensado serão cortados. Paredes laterais (comprimento 40 cm), borda superior (comprimento 26 cm), borda inferior (comprimento 29 cm), parte frontal (um par de retângulos 28 × 29 cm e 7 × 29 cm), capa (26 × 29 cm) são desenhadas em papel , inferior (29 × 17 cm) e parede traseira (41 × 29 cm). Os parâmetros de madeira / madeira compensada devem corresponder ao desenho selecionado. Todas as peças trefiladas devem ser transferidas para madeira compensada / madeira e cortadas cuidadosamente.
- As áreas onde serão feitas as fixações devem estar equipadas com furos.
- A montagem é realizada de acordo com o desenho. Todo o projeto do tanque no qual a alimentação será derramada é definido em um ângulo de 15 °.
- A tampa que fecha o recipiente de alimentação está assentada em uma dobradiça e presa às costas dos suportes laterais.
- No final da montagem completa, o alimentador deve ser limpo com uma lixa e tratado com um anti-séptico.
Vídeo: Alimentador de funil de frango DIY
Com pedal
A diferença entre esse alimentador e o anterior é que o frango obtém acesso ao alimento após pisar no pedal. Se você tratar a parte externa do alimentador com uma solução à prova d'água, ele poderá ser facilmente instalado no espaço aberto, sem medo de umidade.
Para um alimentador com um pedal, você precisa dos seguintes materiais:
Leitura recomendada
- pranchas ou compensados;
- barras finas de madeira;
- prendedores;
- loops;
- furadeira elétrica com bicos;
- papel de areia;
- uma serra;
- lápis para desenhar;
- papel;
- fita métrica para medições.
Sequência de fluxo de trabalho:
- Os padrões são feitos inicialmente: tampa da bandeja, paredes laterais, parte inferior, painel traseiro (local inclinado), parede frontal, tampa superior e pedal. As dimensões dependem da necessidade e quantidade de galinhas, bem como da quantidade planejada de alimento.
- As barras são serradas em 6 pedaços. Os mais longos são necessários para fixar o pedal e o tanque no qual a alimentação é abaixada. Barras de tamanho médio serão necessárias para a tampa, que estará localizada acima da bandeja. Curto conectará os elementos do mecanismo de elevação.
- Todos os elementos precisam ser cortados com uma serra e processados com uma lixa.
- As paredes são puxadas juntas com parafusos. O painel traseiro deve ser instalado em um ângulo de 15 ° para que o restante da alimentação não estagnar na tremonha de enchimento.
- A tampa superior é articulada.
- Barras de comprimento médio são instaladas nas laterais da tampa da bandeja. Em uma extremidade, devem ser feitas lacunas nas barras. O furo mais próximo da borda deve ter um diâmetro maior que o parafuso. Utilizando o mesmo princípio, são feitos orifícios nas paredes laterais do tanque. Os parafusos parafusados devem se mover facilmente.
- Do mesmo tipo, o feixe mais longo é acoplado ao pedal. O orifício que liga a barra à parede é feito em um quinto do comprimento da barra. É importante lembrar o buraco no final da viga.
- Os palitos menores são presos aos orifícios que permanecem. Sua instalação deve ser forte e rígida, caso contrário, o pedal não funcionará. Após a montagem, verifique se a tampa está levantada.
- Na fase final, o alimentador deve ser tratado com um anti-séptico.
Vídeo: Alimentador de bunker com pedal
Dos canos
Com a ajuda de tal instalação, é possível facilitar significativamente o trabalho de cuidar de galinhas e garantir a nutrição adequada de um grande gado. Você pode usar tubos para qualquer finalidade.
Tubo de PVC com tee
Embora o design não pareça muito estético na aparência, ele se destaca por sua conveniência e se refere a opções de orçamento.
Preparativos para a implementação de trabalhos sobre a criação do alimentador:
- 3 tubos, cujo diâmetro será o mesmo - 110 mm e o comprimento de cada um é diferente - 70, 20 e 10 cm;
- tee com um ângulo de 45 °;
- dispositivos de fixação que garantam uma fixação confiável do tubo na parede;
- capa.
Você sabe Em uma das fazendas coletivas do distrito de Zelenodolsk, mesmo durante a URSS, um caso incomum foi registrado quando uma galinha pôs um ovo com casca dupla. Havia também dois esquilos, mas a gema — um e estava dentro do ovo "aninhado".
Etapas de fabricação de um alimentador automático de tubos:
- O tubo principal deve ser preso à parede e colocado em uma manga com três ramos.
- Nos galhos instalados, faça 3-4 furos para alimentar. As aberturas nas laterais podem ser deixadas abertas ou você pode fechar para que a alimentação não se desfaça.
No tubo no qual o grão ou a mistura picada para alimentação será preenchida, deve haver um bujão para impedir a entrada de detritos. O design de um alimentador automático feito de tubo de PVC com um tee refere-se a instalações de bunkers, de modo que o grão é derramado nele não mais que duas vezes por semana.
De tubos com joelhos
Esse tipo de projeto é considerado pelos criadores de aves como o mais prático. O único aspecto negativo é que esses alimentadores são inconvenientes para limpar. Aqui você tem que ser inteligente, porque desmontá-lo constantemente é muito inconveniente.
Confira
- um tubo com um diâmetro de 110 mm e um comprimento de 1,5 m;
- 2 joelhos: o primeiro - em um ângulo de 45 °, o segundo - 90 °;
- prendedores;
- esboço.
Processo de fabricação:
- A montagem da estrutura na primeira etapa é realizada da seguinte forma: um tubo é retirado e o cotovelo é fixado primeiro a ele em um ângulo de 45 ° e depois 90 °.
- O alimentador acabado é fixado na parede de maneira conveniente.
- A alimentação é derramada com um frasco ou recipiente pequeno semelhante, após o qual o orifício de enchimento é fechado com uma tampa ou tampa.
Características da instalação de alimentadores
Os alimentadores de pássaros podem ser instalados em ambientes internos e externos. Tudo depende do tipo de alimentador escolhido e do local onde as galinhas são mais longas. Se o pássaro passa muito tempo em um piquete especial, é melhor instalar dispositivos alimentares lá. As opções de piso podem ser colocadas em qualquer lugar, mas é aconselhável protegê-las da chuva.
Alimentadores montados são instalados ao redor do perímetro da caneta. Eles são presos com suportes ou outros dispositivos feitos à mão.Se as galinhas estiverem no galinheiro a maior parte do tempo, é recomendável instalar alimentadores de tremonha, que são mais higiênicos e não ocupam muito espaço na casa. A alimentação automática permitirá que os pássaros se alimentem quando quiserem.
Cada proprietário escolhe o tipo mais conveniente de alimentador, com base no espaço disponível e nas necessidades das galinhas. A principal condição que deve ser observada ao fazer um alimentador com suas próprias mãos é a força e a segurança da estrutura.