Um dos tipos mais bonitos de violetas é a duquesa. Sua luxuosa braçada de flores lilás-brancas decorará qualquer interior. Mas alguns jardineiros têm medo de cultivar essas flores, pois exigem muito cuidado. Confira dicas sobre como cultivar uma violeta e você verá que não é tão difícil quanto parece.
Descrição botânica da planta
Plantas perenes herbáceas do gênero Senpolia, a família Gesnerius não são violetas verdadeiras. Mas, diferentemente dos verdadeiros, eles crescem perfeitamente em condições internas, não se enraízam profundamente, diferem em folhas e flores.
O gênero é representado por seis espécies, a maioria delas cresce bem na zona climática temperada. Outro nome freqüentemente usado do gênero é violeta africana, obtido devido à origem da planta. As violetas são amplamente utilizadas na decoração de interiores.
O sistema radicular é fibroso, consistindo em muitas raízes idênticas. O caule é uma roseta basal de folhas em um caule curto e grosso. À medida que a senpólia se desenvolve, o tronco se alonga e lignifica. O encaixe da folha pode atingir um diâmetro de 40 a 45 cm.Você sabe Os antigos romanos usavam violetas para fazer vinho ("Vinum Violatum") por volta de 500 aC. e Eles adoçavam e decoravam a comida durante as festividades.
A "duquesa" violeta tem folhas verdes desgrenhadas e escuras, com formato de ovo, ápice pontudo e borda ondulada. A superfície da chapa é nervurada. Senpolia é propensa a espessamento, então algumas folhas devem ser removidas para permitir o desenvolvimento de flores.
Flores - a decoração principal da "duquesa". Botões muito grandes podem atingir um diâmetro de 8 cm. 5-6 pincéis de flores formam um grande buquê de flores brancas de cinco pétalas de ameixa. Flores, como folhas, são cobertas com vilosidades, o que as faz parecer terry. A planta floresce de setembro a março. Após a floração, cada flor forma uma pequena caixa de sementes.
Que condições precisam ser criadas para cultivar uma casa
As violetas africanas não ocupam muito espaço e, a partir delas, é possível fazer belas composições decorativas. Eles florescem em um momento em que existem tão poucos tons brilhantes ao redor. Uma planta pode se multiplicar por folhas e sementes, por isso quase não é difícil obter a quantidade certa de mudas.
Seleção de assento
A quantidade de luz que a senpolia recebe é muito importante para um bom crescimento e ótima aparência. As violetas podem se adaptar a qualquer iluminação - de moderada a brilhante, indireta, luz interna.
Importante! A iluminação correta para violetas é determinada manualmente. Se você estender a mão sobre a planta e não houver sombra nela - esse é o grau certo de iluminação.
Cultive a "Duquesa" em um peitoril da janela com iluminação moderada. A luz solar insuficiente pode ser prejudicial à fotossíntese, mas a luz solar intensa também causa manchas marrons nas folhas e nas flores. Isso manifesta necrose foliar, uma patologia relacionada a queimaduras solares. Para melhores resultados, coloque suas violetas na janela ocidental.
Aqui há muita luz a maior parte do dia, mas não é suficiente que apareçam queimaduras no Saintpaulia. Ajuste a iluminação usando persianas ou cortinas. Para uma floração máxima, as plantas requerem horas de luz do dia de 10 a 14 horas e um período de descanso de oito horas no escuro.
Temperatura e umidade
A "duquesa" cresce bem a temperaturas de +21 a +28 ° C. Não permita que a temperatura caia abaixo de +15 ° C. Evite correntes de ar e mudanças bruscas de temperatura.
A planta tolera bem o ar seco. A umidade máxima é de 50%. Será correto colocar a panela com senpolia em uma panela com pedras molhadas. Isso ajudará a manter a umidade ideal. Não é possível pulverizar violetas ou permitir que a água entre nas folhas durante a rega.
Como cuidar em casa
Para um ótimo desenvolvimento e floração de Saintpaulia, você precisará de:
- manter temperatura e umidade ideais;
- cuidar de fertilizantes;
- realizar transplantes e desbaste oportunos.
Rega
Regue a planta com água morna à temperatura ambiente - de +20 a +35 ° C. Água muito fria inibe o crescimento, causando manchas nas folhas. É melhor regar a planta quando o solo ficar levemente seco.
O excesso de umidade do palete deve ser removido. Seixos molhados sob a influência do sol evaporarão a umidade, mas a água estagnada contribuirá para o desenvolvimento da microflora patogênica.
Importante! Não molhe a violeta com água dura ou com uma grande dose de cloro.
Top vestir
Os fertilizantes devem incluir nitrogênio, fósforo e potássio. Adubar a violeta a cada 2 semanas com fertilizante equilibrado em forma líquida. Uma planta com alto teor de fósforo também é adequada para a planta.
A floração reduzida e a cor pálida das folhas indicam que as violetas carecem de nutrientes no solo e requerem fertilização. Produtores experientes usam ¼ da dose usual de fertilizante a cada rega.
Importante! A violeta não pode ser fertilizada com uréia.
Poda
É aconselhável remover folhas mortas ou pedúnculos desbotados para estimular o crescimento de novas. Também na senpólia remova brotos laterais, se aparecerem. Tente não danificar o cano ao remover a saída lateral.
A "Duquesa" tem uma roseta de folhas muito espessa, portanto é necessária a remoção periódica de parte das folhas. Folhas excessivas interferem na formação de flores.
Transplante
Recomenda-se que o senpolia seja transplantado uma vez por ano ou conforme necessário. É aconselhável transplantar na primavera, mas você pode fazer isso em outros momentos. A temperatura do ar não deve ser inferior a +21 ° C. Não há necessidade de aumentar o tamanho do vaso, basta atualizar a composição da varredura do solo após um período ativo de vegetação.
Para transplantar violetas, você pode comprar solo especial na loja ou fazer solo de turfa misturada com perlita e vermiculita. A turfa é a base e o depósito de nutrientes para a planta. A perlita é necessária para tornar a mistura do solo solta e arejada.
A vermiculita também melhora a permeabilidade do solo, mas também reduz a alta acidez e cria um ambiente desfavorável para os microorganismos patogênicos.
Para transplantar o violeta do vaso anterior, você precisa fazer o seguinte:
- Verifique se o solo está úmido o suficiente.
- Pegue a planta pela base abaixo do conjunto extremo de folhas e puxe-a com cuidado. Não puxe pela força. Você pode tocar suavemente na panela para que a bola de barro saia facilmente.
- A mistura nas raízes é cuidadosamente removida com movimentos de massagem. Lembre-se de que é necessário um transplante para atualizar o solo.
- Remova todas as folhas que pareçam danificadas ou velhas. Geralmente estes são aqueles localizados no fundo da planta.
- Se houver flores na violeta no momento do transplante, elas também serão removidas para dar à senpolia a oportunidade de se concentrar no enraizamento.
- Pegue uma nova mistura de solo e uma nova panela. Encha a panela com a mistura.
- Coloque uma bola de raiz e adicione terra ao redor da violeta.
- Não é necessário comprimir muito o solo, dar às raízes a oportunidade de iniciar o desenvolvimento confortável de um novo solo.
- Regue a planta após o transplante.
Você sabe A violeta foi considerada muito útil pelos antigos gregos. Ela foi ativamente usada em poções do amor. Pliny recomendou o uso deste símbolo universal de fertilidade para evitar dores de cabeça ou tonturas. As violetas devem ser usadas na forma de uma guirlanda acima da cabeça.
Como propagar por folha
Para propagar as folhas violeta, você precisará:
- folha saudável;
- uma panela pequena;
- mistura do solo (60% de vermiculita, 20% de perlita, 20% de turfa);
- faca fina ou bisturi;
- container
- filme.
Instruções para propagação da folha de violetas:
- Escolha a folha mais saudável que você vê na sua planta. Não deve ser muito jovem, mas não muito antiga.
- Corte-o, deixando o caule de um lado com 75% da superfície da chapa. A incisão é realizada em ângulo. Isso irá acelerar o processo de germinação.
- Pegue uma panela pequena com um orifício de drenagem e encha-a com a mistura do solo. O tamanho do orifício de drenagem não excede o diâmetro de uma caneta esferográfica. Através de orifícios de tamanhos grandes irão "vazar" o solo. O diâmetro da panela não é superior a 5 cm.
- Umedeça a mistura com água.
- Agora insira a folha (caule) na mistura, colocando-a diretamente no centro da panela. Somente o núcleo está enterrado no solo, mas não a chapa.
- Coloque uma panela de folha em um recipiente e cubra com um filme para criar um efeito estufa.
Agora resta aguardar os resultados da germinação. Quando os brotos ficarem fortes o suficiente (após 4-6 meses), você poderá separá-los e transplantá-los.
Vídeo: Como cultivar uma violeta a partir de uma folha
Dificuldades crescentes
O maior problema é o aparecimento de manchas nas plantas. A tabela abaixo mostra os problemas e maneiras de lidar com eles. O diagnóstico correto e oportuno dos problemas ajudará suas plantas a se manterem saudáveis.
Cor spot | Motivo possível | O que fazer |
castanho | muito sol | afaste a violeta do sol |
amarelo | velhice ou falta de fertilizante | retire a folha e alimente a planta |
cinza | apodrecer | reserve a planta do resto do grupo de flores, remova as partes podres e trate-as com fungicida |
branco | mofo | mova a panela para uma sala com uma temperatura do ar mais estável, remova a parte danificada, trate-a com um agente de podridão |
laranja | excesso de fertilizante | regar a planta liberalmente para remover excesso de sais e reduzir a dose de fertilizantes regulares |
preto | provavelmente pulgões ou outras pragas | tratar todas as plantas com um remédio para uma praga detectada |
Como você pode ver, o cultivo de violetas não é muito difícil. Certifique-se de começar a cultivar essas flores maravilhosas. Eles são capazes de decorar o quarto no inverno com sua magnífica floração.Você sabe Flores violeta são comestíveis. Eles são usados em produtos farmacêuticos como um laxante. E flores cristalizadas ajudarão a decorar a geléia.