O custo de alimentos e bebidas não alcoólicas na região de Khmelnitsky a partir de janeiro subiu 1,6%. Sobre o mesmo aumento de preço é observado aqui todos os meses.
Mais recentemente, batatas, cenouras e cebolas eram baratas. Neste inverno, as batatas nos supermercados custam até 15 UAH / kg. Assim, o custo das batatas tornou-se bastante tangível. Um aumento de 16,5% no preço afetou todos os vegetais. Para duas cabeças médias de repolho, era necessário dar 50 UAH, por um quilograma de beterraba ou cenoura - 15-19 UAH.
Todos os recordes foram quebrados por cebolas, que subiram de preço para 22 UAH / kg e ficaram "douradas" da cebola. Por tradição, tudo poderia ser explicado por uma colheita ruim. O verão não era o melhor para cebolas. Mas não houve colheita em massa. Em 2018, quase 184 mil toneladas de vegetais de campo aberto foram colhidas na região de Khmelnitsky. Isso é 11,5% menor que em 2017, mas não poderia levar a um aumento nos preços dos vegetais. O que compôs o alto preço das cebolas não está claro.Também não houve falha na safra de batata na região de Khmelnitsky em 2018. 1 milhão 386 mil toneladas - esse é o número de raízes coletadas por fazendas de todas as categorias, de acordo com o Departamento de Desenvolvimento Agrícola. Isso é 0,5% a mais do que em 2017. Apesar disso, o preço das batatas ainda aumentou.Nos anos mais magros, o povo Khmelnitsky não se lembra que as batatas custam até 15 UAH / kg no inverno. Um quilo de batata quase alcançou o custo do pão, mas isso nunca aconteceu antes.