José Graziano da Silva, Diretor Geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), enfatizou que, nos próximos dois anos, a FAO se concentrará na promoção de sistemas alimentares sensíveis à nutrição e na inovação agrícola.
"Não podemos mais focar apenas na luta contra a fome", disse José Graziano da Silva, "O objetivo do desenvolvimento sustentável é erradicar todas as formas de desnutrição".
"Em todo o mundo, tem havido um aumento constante de sobrepeso e obesidade. Embora a fome seja limitada a áreas específicas, a obesidade está em toda parte. De fato, estamos testemunhando a globalização da obesidade ”, acrescentou Graziano da Silva.Graziano da Silva também chamou a atenção para os próximos eventos importantes: a conferência sobre segurança alimentar, realizada no final de abril em Genebra, organizada pela FAO, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Mundial do Comércio (OMC); o início da década da ONU sobre agricultura familiar na sede da FAO no final de maio; dois workshops sobre nutrição saudável e inovação na agricultura, bem como uma reunião das Partes no Acordo de Medidas do Estado do Porto da FAO (PSMA) em junho.
O PSMA é o primeiro instrumento internacional vinculativo do mundo que trata especificamente da pesca ilegal, não declarada e não regulamentada.