A falta de sementes pode se tornar uma fonte de contaminação do solo com doenças de plantas, que são muito difíceis de serem eliminadas, por isso é preciso abordar a seleção de sementes de maneira responsável, disse em um comunicado o serviço de imprensa do Serviço Estadual de Alimentos e Bebidas da Ucrânia.
Os especialistas do departamento recomendam permanecer vigilantes ao escolher sementes e prestar atenção a algumas dicas: não compre sementes de produtores desconhecidos, escolha uma empresa que valorize seu nome; comprar sementes em lojas especializadas, não em mercados espontâneos.
Um saco de sementes deve estar em um pacote apertado de papel de qualidade. A colagem deve ser organizada e o texto na embalagem deve ser bem lido. Os seguintes dados devem ser indicados: informações de contato do fabricante; nome e marca, endereço legal do local onde as sementes foram embaladas; informação cultural, variedade ou híbrido; peso ou número de sementes por pacote; número do lote; ano de colheita; germinação; um documento para sementes com nome e número; informações breves sobre a cultura e recomendações para seu cultivo.O vendedor deve manter os documentos que os acompanham, que devem ser apresentados na primeira solicitação do comprador. Os documentos devem confirmar as qualidades varietais e de semeadura das sementes.É melhor salvar o recibo fiscal da compra e embalagem por baixo das sementes (ao abrir a embalagem, é importante não danificar o local onde o número do lote é indicado) Com esses documentos, você pode reivindicar seus direitos com segurança em caso de compra de sementes de baixa qualidade, aconselham os especialistas.