De acordo com o grupo irlandês de nutrição global, operando em 32 países da Glanbia plc, atualmente existem várias tendências conflitantes nos mercados de laticínios.
Segundo a organização, fatores geopolíticos; crescimento global; condições climáticas; e importações chinesas de produtos lácteos - todos esses fatores determinarão a direção dos movimentos do mercado.Os fatores geopolíticos, incluindo Brexit, disputas comerciais e tarifárias internacionais causadas pelo governo Trump, bem como preocupações com o crescimento econômico global, preocupam todos os participantes econômicos e comerciais.
A previsão de crescimento global para 2019 e 2020 já foi revisada na última previsão da economia global em outubro de 2018 para 3,5% em 2019 e 3,6% em 2020. Isso se deve em parte às consequências negativas dos aumentos de tarifas entre os Estados Unidos. Em termos numéricos, a produção global de leite para as principais regiões produtoras de leite aumentará ligeiramente em 1% em 2019, em meio a um crescimento esperado de 1% na UE, um crescimento de 1-1,2% nos EUA e uma diminuição na Austrália, compensada por perspectiva estável na Nova Zelândia.
O mercado de requeijão na UE e no Reino Unido é estável, mas a incerteza contínua associada ao Brexit levou ao fato de que os armazéns no Reino Unido estão cheios de estoques para evitar riscos após o Brexit. As exportações da UE caíram 2% em 2018, com os EUA diminuindo mais notavelmente 5%. A demanda por manteiga na UE permaneceu calma em antecipação aos resultados do Brexit, recuperação da primavera na demanda e sentimento do consumidor.