Em 2019, a Rússia aboliu os direitos sobre os produtos gastronômicos importados da Moldávia. Desde os primeiros dias do ano novo, os suprimentos de frutas e vegetais da República da Moldávia, bem como os vinhos, os produtos enlatados e o conhaque da Moldávia não estão mais sujeitos ao imposto de importação.
Esta informação foi compartilhada pessoalmente pelo chefe da Moldávia, Presidente Igor Dodon, depois de ter publicado o texto correspondente em seu perfil nas redes sociais.
Segundo o líder da Moldávia, o presidente da Federação Russa Vladimir Putin, que já havia discutido esse assunto com Dodon, deveria ser agradecido pelo cancelamento do serviço.
“Foi extremamente importante para o nosso país tomar essa decisão por parte da Rússia, porque há muitos produtos em nossa república e, devido ao dever, muitos distribuidores não tinham condições de entrar no mercado russo. Como resultado, grandes lotes de produtos agrícolas caíram em desuso, pois os agricultores simplesmente não sabiam o que fazer com tanta abundância de culturas ”, enfatiza na Moldávia. E o presidente da república está convencido de que, com essa decisão, a Rússia só fortaleceu as relações econômicas entre os dois países, contribuiu para o desenvolvimento das fazendas da Moldávia, deu empregos aos agrários e aumentou o volume de recebimentos em dinheiro do tesouro estadual da Moldávia.