Em resposta à crescente demanda por alimentos vegetais, o Grupo Mantiqueira, o maior produtor de ovos da América do Sul, desenvolveu ovos veganos.
Segundo a organização brasileira Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro, um ovo vegano é feito de amido de ervilha e vem na forma de um pó embalado em uma caixa de ovos tradicional.
O produto foi desenvolvido em colaboração com o Good Food Institute (GFI), uma organização sem fins lucrativos que ajuda a acelerar a produção de alimentos vegetais. O lançamento seguiu a pesquisa do grupo, segundo a qual até 60 milhões de brasileiros querem reduzir o consumo de produtos de origem animal.Os ovos veganos devem ser usados como substitutos diretos de ovos de galinha em assados e pratos à base de ovos. Eles também estarão disponíveis como parte do novo serviço de assinatura do Clube do Ovo, que oferece "entrega programada de ovos em casa".
Na tradicional cultura brasileira pesada, a atitude em relação a uma dieta vegetal e vegana está mudando gradualmente. De acordo com um estudo realizado pelo Good Food Institute, 70% dos entrevistados disseram que percebem positivamente pessoas que reduzem o consumo de produtos de origem animal.