O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Bernie Sanders, no domingo, 5 de maio, propôs um plano em grande escala para investimentos em agricultura, a fim de quebrar grandes monopólios agrícolas e transferir subsídios agrícolas de monopólios agrícolas para pequenos agricultores familiares.
Seu plano inclui várias propostas antitruste, incluindo a liquidação de monopólios agrícolas existentes e a introdução de uma moratória sobre futuras fusões de grandes empresas agrícolas. Ele também propôs a proibição de agronegócios “verticalmente integrados” - empresas que controlam vários níveis de produção e processamento de produtos.
Sanders também quer alterar a lei de patentes para proteger pequenos agricultores de ações movidas por fazendas corporativas, fortalecer padrões orgânicos e apoiar programas destinados a apoiar os agricultores minoritários.Inclui idéias destinadas a desenvolver economias e infra-estruturas rurais, além de incentivar a indústria agrícola a ajudar a combater as mudanças climáticas, movendo-se em direção a práticas agrícolas mais sustentáveis.
O candidato propôs aumentar o financiamento para a educação pública e criar um sistema universal de assistência à infância; seu plano agrícola prevê um aumento no financiamento da educação rural e um sistema universal de assistência à infância que daria oportunidades para as creches dos americanos rurais.