A planta, hoje conhecida como violeta interna, foi descoberta pelo Barão Walter von Saint-Paul no século 19 nas montanhas da Tanzânia. Foi a partir das florestas úmidas da África que a flor chegou à Europa, onde desde então mais de 300 variedades foram criadas, incluindo a variedade "Passas". Como difere de outras violetas e se possui características próprias de crescimento, consideraremos no artigo.
Descrição botânica da planta
"Passas" violetas é uma erva perene da família Gesneriev.
Sua aparência pode ser descrita da seguinte forma:
- o arbusto de flores parece uma roseta da qual as folhas sopram em todas as direções em brotos marrom-avermelhados;
- as placas das folhas são ligeiramente alongadas, têm uma forma oval;
- as folhas são carnudas e têm tonalidades diferentes - verde saturado por fora e esmeralda clara - por dentro;
- abaixo das folhas próximas, você pode ver finas veias avermelhadas;
- as raízes das "passas" são compactas e subdesenvolvidas, referem-se ao tipo fibroso.
Esta violeta floresce na primavera, de março a maio. Neste momento, pontos de venda aparecem nos pincéis de 6-9 flores. Suas cores são azul-violeta com manchas brancas como a neve ou rosadas. As pétalas são decoradas com bordas onduladas com uma borda clara. Às vezes, você pode encontrar amostras nas quais áreas brancas e azuis são separadas com um tom de framboesa pálido. O meio da flor é branco como a neve e o diâmetro de todo o vaso pode chegar de 5 a 6 cm.
No verão, no lugar das flores nas rosetas, são formadas caixas com sementes, que finalmente amadurecem em agosto.Você sabe Os romanos antigos reverenciavam a violeta, chamando-a de flor de Júpiter.
Vídeo: revisão de passas
Quais condições você precisa criar em casa
Todos os cultivadores de flores adoram violetas por sua versatilidade: todas as variedades desta planta têm os mesmos requisitos de conforto e crescimento saudável.
Colocação e iluminação
As "passas" precisam ser difundidas, mas com luz brilhante pelo menos 11 a 14 horas por dia. A melhor opção para a localização desta flor é a janela leste ou oeste, onde a luz solar direta não é tão abrasadora. As "passas" violetas podem crescer no lado sul, mas na hora do almoço no verão, será necessário sombra parcial.
No inverno, a falta de luz natural para a planta é compensada por lâmpadas fluorescentes, que são desligadas uma vez por hora por 10 minutos. Se você colocar as passas "Passas" no parapeito da janela, na estação fria elas serão melhor colocadas em um palete ou transferidas para uma mesa perto da janela, para que as raízes não congelem.
Ao escolher um lugar para uma flor, lembre-se de que ele não gosta de rascunhos.
Importante! Se você deseja obter um arbusto simétrico de violetas, gire periodicamente o vaso em torno do eixopara que a luz atinja uniformemente a planta.
Temperatura e umidade
A temperatura ambiente normal costuma ser adequada para passas. No verão, a melhor opção seria + 20 ... 25 ° C (para amostras jovens em crescimento ativo, você precisa de pelo menos + 26 ... 28 ° C), e no inverno a sala não deve ser mais fria + 18 ° C.
Também é importante lembrar as flutuações diárias da temperatura, o que também é importante para a flor. Diferenças de 2-3 graus são permitidas entre os níveis diurno e noturno, mas não mais. É melhor proteger a violeta de um salto acentuado de temperatura; caso contrário, você pode danificar as folhas ou até interromper a floração.
Passas não crescem bem sem umidade adequada. O indicador ideal para ele é de 50%. Para manter esse nível, use um frasco de spray. No entanto, não pulverize umidade sobre a planta, mas umedeça o ar acima dela, caso contrário, gotas nas folhas provocarão o desenvolvimento do fungo nela.
Também é possível usar paletes com pedras molhadas, mas você não precisa mergulhar o vaso na água.
Como cuidar em casa
Mesmo um cultivador iniciante de flores pode cuidar das passas "passas" - você só precisa se familiarizar com as recomendações de cuidados e segui-las regularmente.
Rega
As violetas precisam de umidade, mas seu excesso as afeta negativamente; portanto, a rega deve ser moderada e apenas com o uso de água parada. Um efeito positivo sobre a planta e chuva, derreter a água. Você pode usar um líquido em temperatura ambiente ou até um pouco quente, se necessário.
Importante! É recomendável regar a violeta uma vez por semana no inverno e pelo menos duas vezes no verão. Não prepare demais, mas também não permitem uma secagem prolongada. Meia hora após a rega, drene o líquido da panela para evitar sua estagnação.
Como a flor não gosta de molhar debaixo da raiz, é melhor usar métodos alternativos:
- umedeça o solo através do palete;
- aplicar irrigação por gotejamento;
- imergindo a panela em água.
Se você usar o último método, deixe o líquido escorrer bem depois e limpe completamente a umidade do vaso.
Top vestir
Para o florescimento regular das passas de violeta, você não pode prescindir da adubação e da adubação: é preciso produzi-las durante o período de crescimento ativo de março a agosto.
É mais eficaz aplicar complexos minerais líquidos e introduzi-los no solo úmido: é assim que as substâncias benéficas são melhor absorvidas. Entre os preparados adquiridos, Rainbow, Ideal, etc. são adequados para a planta, sendo necessário o uso de fertilizantes de acordo com as instruções de cada remédio.
Assim que o período de floração terminar, você pode parar de alimentar.
Você sabe Decocções de violetas são usadas para tratar a tosse e bronquite.
Poda
As violetas não são podadas - elas apenas removem estacas quebradas, folhas danificadas e murchas, para que a planta não desperdice força e recursos nelas.
Transplante
O transplante de passas é realizado na primavera, porque em outras épocas não há condições adequadas para o enraizamento da planta em uma panela nova: faz muito calor no verão, faz frio no inverno e a flor enfraquece no outono após a floração.
O procedimento é realizado em vários casos:
- quando a flor fica apertada na panela. O diâmetro do arbusto violeta deve ser 3 vezes o tamanho do vaso. Se ele supera essa proporção, é hora de transplantar;
- imediatamente após a compra da planta;
- se placa branca aparecer no solo na panela (pode ser um sinal de fungo);
- quando o solo está esgotado (folhas amareladas, a letargia da planta atesta isso);
- depois de enraizar as estacas.
Um papel importante para o desenvolvimento saudável das violetas é o tamanho do pote. É melhor levar produtos de plástico para esta flor e selecionar o volume de acordo com o diâmetro do arbusto.
Importante! As "passas" violetas não começarão a florescer até o sistema radicular trançar completamente a panela por dentro.
Tendo escolhido a capacidade necessária, prossiga para o seu enchimento. Antes de tudo, é necessário fornecer uma drenagem com uma espessura de pelo menos 3 cm. Em seguida, coloque o solo: substratos especiais comprados para violetas são adequados, ou você mesmo pode montar uma composição adequada. Para fazer isso, você precisa de solo não ácido do jardim (anteriormente deve ser aquecido no forno a temperaturas acima de 100 ° C para desinfetar), turfa e areia em proporções iguais.
O processo de transplante em si é o seguinte:
- Folhas velhas e danificadas são removidas da planta.
- Se as feridas persistirem, elas devem ser tratadas com carvão.
- A panela é colocada com argila expandida e quase completamente preenchida com solo preparado.
- Depois que a planta é abaixada para um novo recipiente, tentando não danificar o sistema radicular.
- As folhas do arbusto devem tocar levemente o solo; portanto, se necessário, você pode adicionar terra à panela.
Não é necessário regar as passas transplantadas "Passas" imediatamente, mas vale a pena cobrir o mato com um filme por 2-3 dias.
O transplante oportuno ajudará a fornecer uma aparência decorativa à planta, suas flores não desaparecerão, as raízes no novo solo rejuvenescerão e o risco de doença por podridão das raízes será reduzido significativamente.
Como propagar em casa
Propague a violeta de passas de várias maneiras:
- estacas;
- dividindo o mato;
- sementes.
Faça o seguinte:
- A perna da alça selecionada é cortada obliquamente, separando-a da bucha mãe.
- Por 2-3 segundos, o local do corte é imerso em uma solução fraca de permanganato de potássio e, em seguida, deixado secar por meia hora em material puro.
- Em seguida, você precisa de um pequeno recipiente de plástico com orifícios de drenagem e um substrato úmido, onde o caule é plantado.
- A rega não é necessária; é melhor cobrir imediatamente as mudas com um filme ou uma caixa de papel e deixá-las desta forma até que as raízes apareçam. Periodicamente, vale a pena abrir a flor para que o mofo não apareça no chão.
- Após o aparecimento das raízes, a planta precisa ser transplantada para um vaso pequeno e completo.
Às vezes, uma planta é transplantada dividindo a saída da raiz. Além disso, este método requer certas habilidades; é tão fácil danificar a flor. As raízes são separadas durante o próximo transplante, se a planta tiver uma saída grande: é extremamente indesejável cortar. O dividendo resultante é imediatamente plantado em um vaso separado.Você sabe Pomadas à base de violeta são usadas para tratar doenças de pele.
O cultivo a partir de sementes é adequado para os amantes de plantas domésticas que gostam de trabalhar com flores, porque é um processo longo e minucioso. Ao mesmo tempo, você pode usar sementes compradas e colhidas pessoalmente.
Todo o processo de cultivo de violetas "passas" a partir de sementes é o seguinte:
- Em um recipiente pequeno, é necessário compactar uma camada fina (até 2-3 cm) de substrato.
- Umedeça o solo, faça buracos nele.
- As sementes são combinadas com areia em partes iguais e depois derramadas nos recessos.
- Não é necessário borrifá-los com terra, pois eles precisam de luz.
- Cubra o recipiente com sementes com uma tampa transparente e envie para a luz. Os brotos são melhor germinados a uma temperatura de + 22 ... + 25 ° C.
Importante! Cultivar uma violeta a partir de sementes coletadas pessoalmente, esteja preparado para o fato de que a cor das flores na nova planta será diferente da mãe. Isso acontece devido à mistura de sementes de diferentes cópias de violetas.
- Uma vez a cada 2-3 dias, umedeça bem o solo com uma pistola de pintura.
- Em média, após 20 a 25 dias, os primeiros rebentos aparecem.
- Quando atingem uma altura de 0,5 cm e as primeiras folhas eclodem nelas, será necessário colher as mudas para que a distância entre elas seja de pelo menos 2-3 cm. Se você precisar remover o broto do chão, pegue um palito de dente e cuidadosamente “cave” o broto dela.
- A segunda colheita é realizada quando as mudas crescem e novamente se tornam próximas no tanque. Eles são transplantados em recipientes separados - copos de plástico são perfeitos para esses fins.
- Quando as plantas estão firmemente enraizadas, elas podem ser plantadas em vasos completos.
Possíveis dificuldades crescentes
Muitas vezes, ao cultivar violetas em casa, você pode encontrar vários problemas. O mais comum entre eles é uma reclamação de que as passas não florescem.
Há muitas razões para isso, então você precisa prestar atenção a sinais adicionais:
- se também as folhas jovens da flor se estendem para cima, a violeta tem pouca luz;
- às vezes as folhas perdem sua elasticidade, o que indica falta de água;
- se os botões aparecerem, mas desaparecerem rapidamente, sem tempo para florescer, o ar na sala estará muito seco;
- quando não há sinais concomitantes, o violeta carece de substâncias úteis e a alimentação deve ser realizada com mais frequência.
Aprenda sobre uma variedade violeta como Isolda.
Violando as regras para cuidar da planta, é possível o aparecimento de doenças e pragas nela:
- tripes. Essas pragas de insetos se depositam no fundo da folha, onde extraem o suco da planta, o que leva a uma murcha gradual. Tendo encontrado tripes em uma violeta, primeiro colete-os e certifique-se de colher flores: as pragas depositam suas larvas neles. Após o processamento mecânico, o produto químico com a ajuda de inseticidas (Regent, Fitoverm, etc.) não interferirá;
- nemátodo raiz. Insetos perigosos causam grandes danos às raízes, por causa dos quais a planta deixa de receber uma quantidade suficiente de nutrientes. Suas folhas começam a ficar amarelas, a taxa de crescimento é reduzida e depois que a violeta morre em geral. Somente o tratamento de flores com fungicidas ("Fundazole", "Fitosporin" etc.) pode salvar a flor;
- praga tardia. A doença se manifesta na forma de manchas marrons nas folhas e provoca seu excesso de umidade no solo e no ar. É impossível curar uma planta da praga tardia. O principal neste caso é destruir rapidamente a instância afetada, a fim de impedir a propagação da doença. O pote de violetas doentes deve ser esterilizado qualitativamente antes do uso posterior.
"Passas" é uma variedade espetacular e brilhante de violetas: esta planta decorativa é capaz de decorar qualquer ambiente com suas flores azuis escuras. Para cultivar uma violeta em casa não é nada difícil, basta regar e molhar a cobertura em tempo hábil. Ela raramente fica doente, porque tem imunidade forte, de modo que só pode sofrer com cuidados inadequados.
Importante! A melhor prevenção de doenças por violetas será um atendimento adequado e oportuno.