A demanda por algas está crescendo em todo o mundo, uma vez que são uma fonte universal e natural de vitaminas e minerais para o corpo humano e para animais de criação.
As algas também podem ser utilizadas como fonte de aminoácidos, antioxidantes e ácidos graxos essenciais, que os tornam um elemento indispensável no cardápio do gado, bem como para fertilizantes para o solo e para a cosmetologia.
Os cientistas provaram que alimentar o gado com algas marinhas melhora a saúde geral e acelera o crescimento do gado. Mesmo uma pequena quantidade de alga marinha adicionada à alimentação do gado reduz as emissões de metano do intestino do gado em 99%.
As vendas mundiais de algas marinhas totalizaram mais de US $ 4 bilhões em 2016. Especialistas prevêem que aumentará para US $ 10 bilhões até 2024. Os países asiáticos estão aumentando as vendas. Maior demanda é observada nos Estados Unidos e nos países europeus.
O aumento da demanda por algas tornou-se tão forte que uma das empresas britânicas envolvidas na limpeza e processamento de algas perto da costa noroeste da Escócia agora está aumentando a capacidade de produção para atender a essa demanda.
Esta empresa prepara produtos de algas para uso em aditivos para ração animal, para melhoria do solo, nas indústrias de alginato e nutracêuticos desde 2006.