A chuva trouxe algum alívio para a safra de colza da União Europeia neste mês, mas os analistas ainda esperam que a seca deste ano seja a mais baixa em mais de uma década devido à seca.
A Coceral Grain Industry Association previu que a produção de colza na UE chegará a 17,9 milhões de toneladas em 2019, cerca de 2 milhões de toneladas a menos que no ano passado.
Outros analistas esperam uma quantidade semelhante de colza na UE, que será a mais baixa desde pelo menos 2007.
“A chuva é um fator que pode aumentar levemente a safra de estupro. Mas nesta temporada, o estupro sofreu tanto que não importará muito para a situação. Parece que a colheita na UE será inferior a 18 milhões de toneladas ”, disse Nathan Cordier, consultor da Agritel.
Na França, a Coceral espera que a canola caia de 4,9 milhões de toneladas para 4 milhões de toneladas no ano passado, e alguns traders veem a produção caindo abaixo de 4 milhões de toneladas.
E na Alemanha, apesar da chuva há muito esperada, também é previsto um declínio na safra de estupro. A Associação de Cooperativas de Agricultores Alemães reduziu sua previsão anterior, em sua opinião, o principal rendimento anual de estupro no inverno cairá 17,1%, para 3,04 milhões de toneladas.
Na Polônia, as recentes chuvas também removeram as preocupações com a seca. Wojtek Sabaranski, do grupo analítico Sparks Polska, disse que "ainda há esperança de que a safra deste ano seja um pouco maior que as 2,3 milhões de toneladas do ano passado e alcance cerca de 2,4 milhões de toneladas".