Apesar de pertencer a coníferas sempre-verdes, o pinheiro pode ficar amarelo, ou melhor, suas agulhas. Isso pode ser causado por várias razões (não conformidade com as regras da tecnologia agrícola, ataque de pragas e doenças), mas, em qualquer caso, é perigoso para a vida útil da planta. Além disso, as qualidades decorativas da madeira diminuirão. Por que as agulhas ficam amarelas no pinheiro e o que fazer com esse fenômeno, continue lendo.
Aterragem errada
O cumprimento das regras do cultivo de pinheiros é a principal tarefa do jardineiro. Os procedimentos agrotécnicos começam com o plantio correto de uma muda. Ele deve ser colocado no solo para que o colo da raiz fique acima do solo. Em nenhum caso você poderá aprofundá-lo até o chão, uma vez que isso está repleto do início da decadência, o que levará ao amarelecimento e ao derramamento das coníferas.
Você sabe Os cientistas investigaram que a vida útil das agulhas de pinheiro é de 5 anos. Então eles ficam amarelos e caem. O tempo para esse fenômeno é o fim do verão - outono. O processo começa com os galhos mais baixos, e as pontas dos brotos e a parte superior da planta mantêm uma aparência verde e saudável.
A principal regra do plantio é colocar as mudas para que o colo da raiz fique 5 a 6 cm acima do solo superficial.
Cuidados inadequados
Por sua natureza, o pinheiro é uma espécie montanhosa de árvores. Apesar dessa origem, todos que plantaram esta planta de coníferas em sua área devem se lembrar de cuidar bem dela. Especialmente quando se trata de variedades decorativas de cultura.
O cultivo de pinus tem características: você precisa escolher e preparar o local corretamente, levando em consideração a limpeza do ar no ambiente, o padrão de iluminação. A árvore precisa de água e fertilizante. Leia mais sobre como cuidar de coníferas a seguir.
Vídeo: Por que as agulhas de pinheiro ficam amarelas e como lidar com isso
Rega errada
Se você estiver procurando a resposta para o motivo de as agulhas de pinheiro ficarem amarelas, analise se você está observando as normas para regar a planta. A necrotização da agulha pode ser desencadeada tanto pela falta quanto pelo excesso de umidade. Corrija e ajuste a rega de culturas de coníferas.
Importante! Você não pode plantar pinheiros em áreas pantanosas e excessivamente úmidas: a árvore tem medo da estagnação da água.
Plantas jovens, com menos de 5 anos, devem ser regadas semanalmente, usando 10 l de água para uma árvore. Os pinheiros que já atingiram a idade de cinco anos podem ser regados 3 vezes por estação, derramando sob cada 40-50 litros de água. Se a primavera, o verão ou o outono forem áridos, as árvores adultas deverão ser regadas de acordo com o mesmo esquema das árvores jovens.
Em épocas de chuva, com chuvas frequentes, o número de irrigações é reduzido: você só deve umedecer a terra quando a camada superior secar de 5 a 7 cm de profundidade
Problemas de iluminação
A iluminação adequada no local é a chave para a saúde e a decoratividade do pinheiro. As agulhas podem ficar amarelas se a árvore crescer ao sol, que literalmente queima suas agulhas. A falta de luz também é repleta de efeitos prejudiciais sobre as agulhas de pinheiro: elas perdem a cor verde e desmoronam, e a árvore fica oprimida, seu crescimento diminui. Escolha para aterrar um site localizado na sombra parcial.
Fertilizante errado
O pinheiro “comunicará” a falta de fertilizante com sua aparência: as agulhas começam a ficar amarelas e logo se esfarelam. O sinal de que o pinheiro precisa de nitrogênio será a cor clorótica das agulhas, retardará o crescimento e o desenvolvimento da cultura. Para resolver o problema, a fertilização com agentes contendo nitrogênio (nitroammofosk ou azofosk) ajudará. As proporções ideais são de 30 a 40 g por 10 litros de água. O tempo do fertilizante é o começo da primavera.
A falta de ferro é acompanhada pela perda de agulhas de cor natural e pela aquisição de tons esbranquiçados. Se tais sinais forem encontrados, fertilize a cultura com soluções de preparações especiais: “Quadrice”, “Heteroauxin”, “Epina”. Tipo de cobertura - foliar. Dosagem - de acordo com as instruções. Frequência - 3 vezes por temporada.
Poluição do ar
O fato de a causa da necrotização das agulhas estar poluída e o ar poluído a gás ser evidenciado pela natureza das mudanças: as coníferas começam a perder sua cor verde natural por cima e a coroa inteira fica gradualmente amarela.
Antes de plantar pinheiros, não deixe de estudar suas características e preferências. Se as características disserem que a variedade tem medo de ar poluído e você não mora em uma região ecologicamente limpa, abandone essa variedade e escolha um ambiente mais resistente.. Em seu próprio site, você precisa plantar apenas os pinheiros despretensiosos ao estado do ar.
Pragas
Além de violar as regras da tecnologia agrícola, a causa da perda de agulhas de pinheiro de cor verde pode ser pragas. A éfedra pode sofrer de ácaros, pulgões, besouros, hermes, mosquitos da galha vermelha de pinheiro, cochonilhas, insetos escamados. Somente uma luta oportuna com esses "convidados não convidados" ajudará a salvar a árvore e, com ela, o design da paisagem.
Ácaro aranha
As agulhas de coroa de pinheiro podem atacar os ácaros - pequenos insetos de cor branca ou avermelhada, que são trançadas com agulhas por uma densa teia. A praga causa muitos problemas à árvore. O perigo está no fato de que os insetos se alimentam de suco, que é sugado pelas agulhas e brotos da planta. As conseqüências são deploráveis: as agulhas primeiro ficam amarelas e começam a desmoronar, os brotos são deformados e torcidos, a árvore fica oprimida e pode até morrer.
Para evitar o aparecimento de um inseto, é necessário remover prontamente as folhas caídas e os resíduos de vegetação do local, já que as larvas invernam nelas, observe os padrões de rega
Produtos químicos especiais foram desenvolvidos para combater os carrapatos. - Acaricidas com os quais as plantas são pulverizadas. O pinho pode ser tratado efetivamente com soluções de "Demitan", "Sunmight", "Chloromait", "Envidora", "Apollo", "Nissorana", "Bitoxibacillin", "Kleschevita", "Fitoverma", "Aktofita" (opcional).
Você sabe O pinheiro Meteusa é a árvore mais antiga do mundo. Sua idade é de 4842 anos.
Pulgões
Os pulgões são outra praga que adora se deliciar com sucos de pinheiro. Pequenos insetos marrons, com ou sem asas, organizam colônias inteiras na árvore. Na primavera, eles se alimentam de agulhas, no verão passam a brotar, sob a casca da qual as fêmeas fazem postura. Novas colônias eclodem de ovos postos no final de abril - início de maio. Tal processo sem intervenção humana pode levar à morte da árvore.
Para combater os pulgões, é aconselhável pulverizar a planta com uma solução de "Mospilan", "Confidor Maxi" ou "Calypso"
Besouros de casca
Besouros de casca são pequenos insetos pretos que habitam sob a casca de uma planta. A árvore relata o aparecimento da praga por uma forte liberação de resina. Então, nos troncos dos pinheiros, você pode ver a farinha de perfuração, ou seja, muita serragem microscópica que é liberada quando o besouro é introduzido no tronco da planta. As agulhas começam a ficar amarelas e caem, brotos jovens se quebram.
O tratamento com inseticidas ajudará a eliminar a praga: "Clipper", "Antiferomon", "Arborget", "Bi-58"
Hermes
Hermes - pequenos pulgões marrom-avermelhados, cujo corpo é coberto por pelos cerosos. Os insetos adultos e suas larvas se alimentam de sucos de agulhas e brotos, o que leva ao esgotamento da planta e ao processo de necrotização das agulhas. Na luta contra as drogas eficazes pragas "Confidor", "Mospillan".
Gallica pinheiro vermelho
O pinheiro-vermelho é uma pequena praga de duas asas, cujo corpo marrom atinge 3 mm de comprimento. O inseto se reproduz muito rapidamente: em uma embreagem, a fêmea é capaz de pôr cerca de 120 ovos dos quais larvas laranjas eclodem.
Você sabe Os esoteristas afirmam que cada árvore tem uma energia especial. Assim, a carga de energia de um pinheiro pode ser comparada a uma pessoa que se distingue pela força da mente, sabedoria, integridade e desejo de conhecimento eterno.
Ao comer agulhas e sucos, a praga provoca o crescimento de agulhas na base e a desaceleração do seu crescimento. Então, o inchaço aparece nas agulhas danificadas, elas ficam amarelas e começam a cair.
O pinho vermelho de madeira será eliminado pelo tratamento de madeira com as soluções Engio, Aktara e Calypso.
Mealybug
Um inseto prejudicial que se instala no rizoma da cultura e se move gradualmente para sua parte acima do solo. É fácil reconhecer a praga porque apresenta características: um corpo oval de até 1 cm de comprimento (coberto com cera branca), um grande número de pernas pequenas e um bigode comprido. Feminino inseto alado.
Você sabe Os mealybugs masculinos não podem prejudicar a planta porque não têm uma parte da boca.
O perigo da cochonilha é que ela pode causar a morte da planta: a praga come suco das células da árvore, o que leva a uma desaceleração no seu crescimento e desenvolvimento. As agulhas de pinheiro danificadas por esse inseto começam a enrolar e ficar amarelas.
A pulverização com soluções de Aktar, Almirante, Aktellik, Biotlin, Komandor, Confidant, Tanrek, Mospilan e outros inseticidas ajudará a salvar a cultura
Escudo
Esta praga tem um corpo oval coberto com escudos de cera.. Comprimento - até 1 cm As fêmeas adultas ficam imóveis: abrigam ovos que são depositados na superfície de uma árvore. Os machos, ao contrário, se movem rapidamente. As larvas chocadas são primeiro firmemente presas às agulhas de pinheiro, e somente com o tempo elas começam a se mover pouco a pouco.
Devido ao fato de a praga estar coberta de escudos, é difícil se livrar dela. Somente produtos químicos intestinais de contato ajudarão a eliminar crostas.: Intavir, Actellik, Bankol, Actar, Mospilan.
O perigo de um inseto como esse, como a maioria dos outros, é que ele suga sucos da planta. A cultura fica oprimida, as agulhas começam a perder a cor e a morrer
Doença
As doenças de plantas coníferas, que afetam as variedades de cultura montanhosas e decorativas, também podem se tornar a causa da necrotização das agulhas de pinheiro. Entre os mais comuns estão ferrugem e shute marrom.
Ferrugem
Uma doença fúngica, cujo ambiente favorável para o desenvolvimento é clima quente e espessamento de plantações.
Importante! Uma árvore que sofre de doenças fúngicas não pode ser regada. O procedimento de pulverização com inseticidas deve ser realizado em tempo nublado, para não queimar a planta.
A sintomatologia da doença é o aparecimento de protuberâncias e crescimentos nos troncos e ramos esqueléticos, que têm uma cor laranja ou vermelha característica. O desenvolvimento da doença leva à perda de agulhas de cor, então a planta lança agulhas e brotos jovens.
O tratamento é realizado por poda sanitária de partes doentes da planta e tratamento com "Ridomil", "Gold", "Tilt" ou "Skor"
Shute marrom
Se as pontas das agulhas de pinheiro estiverem cobertas de amarelecimento, isso pode sinalizar que a árvore sofreu um shute marrom com uma doença fúngica. O amarelecimento se espalha rapidamente pelas agulhas, então as agulhas adquirem uma cor avermelhada e começa a queda de folhas de coníferas. O pico do desenvolvimento da doença é o começo do verão. No final do verão, uma doença progressiva sinaliza-se com pontos pretos em brotos e agulhas jovens, que são esporos do fungo.
Você sabe Se seus filhos forem caprichosos, um buquê de galhos de pinheiro deve ser colocado na sala. O cheiro desta árvore conífera tem um efeito calmante.
Essa doença é repleta de morte rápida de pinheiros. Aos primeiros sinais de seu aparecimento, vale a pena tomar medidas radicais: cortar todas as áreas doentes da planta, tratar a cultura com solução de sulfato de cobre, líquido de Bordeaux ou o produto químico Ridomil Gold.
Para evitar a ocorrência da doença, ajuste a rega, pois o fungo aparece devido à falta ou excesso de umidade e também verifique se a árvore recebe luz solar suficiente, o que é necessário para a fotossíntese
Todo mundo que acredita que um pinheiro é uma árvore que é suficiente para plantar e esquecê-lo, está profundamente enganado. A cultura não cresce por si só. Ela precisa prestar bons cuidados, proteger de pragas e doenças. As menores alterações na aparência do pinheiro devem alertar o jardineiro, pois podem ser um sinal de problemas sérios. Primeiro, a árvore sinaliza que algo está errado com sua atividade, a cor de suas agulhas. Se o amarelecimento dela não for sazonal, vale a pena procurar a causa e eliminá-la.