Segundo analistas do projeto EastFruit, na semana passada a oferta de tomate foi significativamente reduzida, o que deu um impulso aos preços.
A principal razão para essa situação foi o calor atual e o clima frio nos primeiros dias do verão, o que dificulta a colheita de vegetais. A demanda por tomates no contexto de suprimentos muito limitados ainda é bastante alta, o que possibilita aos agricultores aumentar os preços de seus produtos.
Atualmente, as grandes fazendas de estufas aumentaram os preços de venda e hoje oferecem tomates a 28-30 UAH / kg (1,07-1,14 dólares / kg), o que é 26% mais caro do que no final da semana passada.
Os legumes cultivados em estufas de filmes chegam às prateleiras a 23-25 UAH / kg (0,88-0,95 dólares / kg), o que é uma vez e meia mais caro do que na semana anterior. Os traders, por outro lado, observam que, apesar do aumento no preço, a taxa de vendas do tomate permanece alta.
Vale ressaltar que, atualmente, os tomates cultivados em estufas de filmes são vendidos nos mercados ucranianos duas vezes mais caros do que na mesma data de 2018, e os tomates com efeito de estufa são vendidos a um preço 1,7 vezes mais que no ano passado .
Anteriormente, foi relatado que nesta primavera a Ucrânia importou todos os vegetais de "borscht set" em quantidades recordes.