O Conselho Nacional de Produtores de Carne Suína dos Estados Unidos (NPPC) insta o governo Trump a concordar urgentemente com o acesso da carne de porco americana aos mercados japoneses.
O Conselho Nacional de Produtores de Suínos expressou a esperança de que os volumes desse acesso sejam iguais ou mesmo superiores aos fornecidos pelo Japão para suínos de 11 países membros da Parceria Transpacífica Progressiva Abrangente e da União Européia.
As negociações entre os Estados Unidos e o Japão com o objetivo de alcançar um acordo de livre comércio começaram no início deste mês. Jim Monroe, diretor sênior de relações com o Conselho Nacional de Produtores de Carne Suína, disse que os produtores de carne suína dos EUA continuam a perder participação de mercado no Japão.“A carne de porco americana está enfrentando obstáculos em vários mercados de exportação. A boa notícia é que os Estados Unidos estão atualmente conversando com o Japão ”, diz Monroe.
O presidente dos EUA, Donald Trump, observou que as discussões comerciais entre EUA e Japão estão indo bem, e um acordo com o Japão pode ser alcançado já no próximo mês.O Acordo de Parceria Transpacífico Abrangente e Progressivo, também conhecido como TPP11 ou TPP-11, é um acordo comercial entre Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Cingapura e Vietnã.