Os funcionários do Instituto de Agricultura Irrigada da Academia Nacional de Ciências da Ucrânia na região de Kherson realizaram pela primeira vez a reabilitação in vitro de bulbos de açafrão in vitro.
Os agricultores ucranianos estão felizes em experimentar o cultivo de açafrão. Dos estames dessas flores, faz uma das especiarias mais caras do mundo - o açafrão. Por 1 g de açafrão, você pode obter US $ 5 ou mais.
É fácil cultivar açafrões. Você não pode investir em irrigação e química agrícola. Mas nem todos os agricultores sabem que o açafrão, como qualquer outra planta introduzida na cultura, pode ser afetado por várias doenças de natureza fúngica, viral e bacteriana. Tais doenças podem causar danos significativos às plantações de açafrão, como resultado da perda da colheita preciosa.Para minimizar as perdas devido a doenças, especialistas do Instituto de Agricultura Irrigada da Academia Nacional de Ciências da Ucrânia, perto de Kherson, curaram pela primeira vez as lâmpadas de açafrão (açafrão) pelo método in vitro, ou seja, in vitro.
Após o procedimento de cicatrização, as plantas serão plantadas em uma área separada e, no próximo ano, os cientistas esperam a floração. Os pesquisadores expressam a esperança de que plantas saudáveis sejam capazes de produzir uma grande safra. 50 mil UAH de fundos orçamentários já foram alocados para o projeto, disse o chefe do laboratório do instituto, doutor em ciências agrícolas Galina Balashova.