Anteriormente, os agricultores de arroz na Ucrânia estavam envolvidos com agricultores da Criméia, cobrindo a demanda de mercado do país em 70%. Até o momento, essa cultura continua a ser cultivada nas regiões de Kherson e Odessa, mas o volume de produtos locais no mercado ucraniano já diminuiu para 30%.
Para cultivar arroz, você precisa de muito calor e água. Com o calor nas regiões sul do país, tudo está bem, mas a água agora é cara e os produtores de arroz nem sempre têm a oportunidade de encher as lavouras. Mas o pensamento científico não pára e em 2017.
O Instituto de Arroz da Academia Nacional de Ciências da Ucrânia (Skadovsk) propôs um esquema alternativo para o cultivo desta cultura usando irrigação por gotejamento. Não implica inundar áreas com culturas, mas é necessário refazer completamente o sistema de irrigação por gotejamento.
O novo método de cultivo fornece os mesmos altos rendimentos que o cultivo convencional, economizando água e expandindo a variedade possível de cultivo de arroz.
Se o estado apoiar os agricultores de arroz, a Ucrânia não só poderá abandonar as importações, mas também descobrirá as exportações de arroz.
É possível que em breve nos mercados ucranianos sejam vendidos arroz colorido, enriquecido com pigmento, o que o torna mais útil para os seres humanos. O NAAS Rice Institute já está trabalhando nisso. E também o arroz especial para sushi Nishiki, que costumava ser comprado nos EUA e na Tailândia, pode ser cultivado com sucesso na Ucrânia.