Na semana passada, o mercado de vegetais do solo fechado da Ucrânia foi caracterizado por uma série de mudanças, disseram os especialistas da associação ucraniana de frutas e legumes UPOA.
Uma semana antes, os especialistas notaram uma tendência de queda nos preços dos vegetais cultivados em estufa, como resultado dos quais os preços de pepinos e tomates estão agora no nível do ano passado.
Os preços do mercado de pepinos no oeste do país mudaram sob a influência de caprichos climáticos, o que serviu como um ligeiro aumento no custo dos produtos acima. Assim, pepinos subiram para 16-18 UAH / kg.
Nas regiões sul do país, condições climáticas favoráveis serviram como fator para aumentar o número de ofertas de pepino. Com base nisso, os pepinos cultivados em estufa foram vendidos ao preço de 10 UAH / kg.
O mercado de tomate da Ucrânia no período coberto pelo relatório não sofreu alterações semelhantes. A oferta de vegetais com efeito de estufa foi aumentando gradualmente, o que reduziu os preços. Este processo está em andamento há quatro semanas. Um aumento na oferta de mercadorias da Polônia e da Turquia também leva a uma queda nos preços.
Como resultado, os preços do tomate cultivado em campo fechado na semana passada variaram de 20 a 27 UAH / kg, dependendo da variedade, qualidade e volume do lote.