Um evento como a vacinação requer conhecimento, habilidade e perseverança. O artigo ajudará a organizar e vacinar a macieira no outono: consideraremos como executar esse procedimento e dicas úteis para iniciantes.
Por que a vacinação é necessária
A vacinação é freqüentemente usada na horticultura como forma vegetativa de propagar árvores, combinando várias plantas e ajustando-as às propriedades desejadas.
Plante em um galho de 2 a 4 mudas. No futuro, deixe o melhor (após 2-3 anos)
Existem várias razões e objetivos para vacinação:
- não está satisfeito com a variedade de maçãs no jardim;
- não há espaço para novas árvores;
- a macieira é velha, danificada pelo clima ou por roedores;
- a produção de árvores frutíferas diminuiu;
- as vacinas podem formar a coroa da macieira e sua altura;
- na mesma árvore, você pode colher diferentes variedades enxertadas, o principal é que elas coincidam no tempo de maturação;
- tendo plantado uma cultivar em um pássaro selvagem, você receberá frutos nobres;
- é possível cultivar novas variedades com maior resistência ao inverno, rendimento e resistência a lesões prejudiciais.
Você pode mudar a situação e atingir a meta usando o método de enxertia, mas lembre-se de que a variedade enxertada é dominante e garante a variedade e a aparência da árvore.
Quando as macieiras podem ser plantadas no outono
O outono não é a melhor época para vacinação.: As árvores entram em dormência, descartam a folhagem e o fluxo de seiva, que é muito importante para o enxerto bem-sucedido, diminui a velocidade. O início do tempo frio pode arruinar o descendente e impedir que ele se enraíze.
Mas alguns métodos podem ser realizados no outono:
- primeira quinzena de setembro - brotamento ", para a casca";
- Setembro - outubro - cópula, divisão ou semi-divisão;
- em uma data posterior o trabalho com mudas jovens pode ser realizado em casa ou em casa de vegetação.
Os termos de trabalho são selecionados dependendo da região de cultivo e da época do final da vegetação das plantas. No sul, as vacinas podem ser realizadas em outubro ou no início de novembro, e nas regiões norte, na Sibéria e nos Urais, os eventos devem ser concluídos até meados de setembro.
A vacinação no outono é mais difícil que a primavera e deve ser realizada em pouco tempo.. Deve ser completado três semanas antes que a temperatura média diária seja + 15 ° C. Sob tais condições, é possível alcançar 95% de sobrevivência do descendente. Verificando as previsões meteorológicas, você pode decidir sobre a viabilidade da vacinação.
- As obras de outono têm essas vantagens:
- as macieiras jovens enxertadas na fenda toleram o plantio e criam raízes mais rapidamente;
- pode ser corrigido re-enxertando erros de vacinação na primavera.
Ferramentas e materiais para enxertar macieiras
Para os processos de criação, é necessário ter um conjunto especial de ferramentas, pois nem todas as facas de cozinha e eletrodomésticos são adequados para enxertia. Por exemplo, as facas de cozinha têm uma lâmina larga e uma tesoura comum aperta a madeira quando cortada.
Kit de vacinação recomendado:
- faca de brotamento para o método “olho” com lâmina arredondada e peça plástica para descascar a casca do lado oposto;
- faca de cópia com uma lâmina longa e reta;
- machadinha, marreta ou marreta para trabalhos com galhos e galhos irregulares;
- tesouras de podar (tesoura de jardim) - suas lâminas não comprimem a madeira e fazem cortes nos componentes de enxerto, que são totalmente combinados (como quebra-cabeças);
- serra, serra ou descalcificadores;
- material de ligação - fitas de polietileno ou cloreto de polivinila (2 × 25 cm), fita isolante, barbante, pernas auto-destrutivas com grampos, fibra ou ráfia;
- produtos de madeira para massa de vidraceiro (jardim var, mástique, plasticina);
- afiador de ferramentas;
- etiquetas em um fio ou fio com informações sobre o grau e a data da vacinação, que marcarão os locais vacinados.
Para uma vacinação bem-sucedida, as ferramentas devem ser depuradas e afiadas com nitidez - para que as fatias cresçam juntas e se recuperem mais rapidamente.
Importante! Antes do trabalho e após cada corte, a ferramenta deve ser limpa com álcool ou calcinada: feridas frescas na planta podem se tornar focos de infecção.
O que pode ser usado como estoque
Como estoque da macieira, você pode usar:
- animais selvagens;
- Mudas de cultivares;
- estoques clonais médios e vigorosos;
- macieiras de dois ou três anos ou árvores maduras.
Além de plantas relacionadas, você pode usar cinzas da montanha, sementes de pomóideas (pêra, marmelo), espinheiro, mas os estoques não nativos têm vida curta, não fornecem a qualidade e o rendimento desejados dos frutos. Por esses motivos, é melhor trabalhar com eles como um experimento de reprodução amadora.
Os enxertos, ou enxertos para vacinação, devem ser retirados de brotações anuais apenas em macieiras saudáveis, fortes e abundantes no lado sul da copa.
Você sabe Assim como as pessoas têm incompatibilidades no sangue, as macieiras têm incompatibilidades fisiológicas nos tecidos: por exemplo, Antonovka, Papirovka, canela listrada, mas Melba é perfeitamente compatível com as variedades Kitaek. E muitas variedades de macieiras não crescem bem com a siberiana siberiana, que possui madeira de células pequenas.
Normalmente, o descendente deve atender aos seguintes requisitos:
- tempo mínimo de armazenamento (o descendente deve estar fresco);
- comprimento - 20–35 cm:
- diâmetro - 1-2 cm;
- o número de rins é 3-5.
Métodos de vacinação
Existem mais de 10 maneiras de vacinar macieiras, mas Os métodos que podem ser realizados no outono e com os quais um criador iniciante lidará são:
- brotamento ou brotamento (da palavra "olho", "olho");
- cópula (do latim "intergrowth");
- em uma divisão (ou meia divisão);
- sobre a casca.
Inoculação Oftálmica
O método é considerado universal em termos e simples de executar.. Esse método também é conhecido como brotamento ou vacinação ocular. Para o trabalho, você não precisará de muitas mudas, é preciso colhê-las imediatamente antes do procedimento.
O fluxo de seiva diminui no outono; portanto, algumas semanas antes do evento, você precisa regar abundantemente a árvore na qual o caule será enxertado. Isso melhorará a elasticidade do córtex e será facilmente destacável.
Envolva-se em esquivar no final de agosto e início de setembro
Sequência de trabalho:
- A escolha do local é 8 cm acima do solo para sementes e 15 cm para material clonal. Elimine as curvas acentuadas e selecione um local abaixo da curva do tronco ou ramo. A casca não deve ter danos, nós e crescimentos, se necessário, limpos.
- Com uma faca afiada, corte a casca com uma incisão em forma de T, tomando cuidado para não danificar a madeira - primeiro uma incisão transversal (deve ser de 1,5 a 2 cm) e, em seguida, de baixo para cima, longitudinal ao meio da transversal (3-4 cm). A casca é cuidadosamente empurrada ao longo da incisão transversal.
- Os olhos nos rins do descendente devem estar "dormindo", ou seja, aparecendo no verão em crescimentos anuais, mas não crescendo.
- Corte o escudo das estacas (dimensões 4 × 2 cm), capturando parte da madeira - o corte deve ser suave e sem lascar.
- Insira o escudo na clivagem do córtex, colocando o rim para cima e exatamente no meio, conectando as camadas do câmbio.
- Pressione a casca no tronco e prenda com as fitas de amarração, vire de cima para baixo, deixando o rim fora do enrolamento.
- Após algumas semanas, verifique o resultado e, se vacinado com sucesso, afrouxe o arnês.
Caixa: 1 - incisão em forma de T no material; 2 - crosta elevada na seção; 3 - um escudo cortado da alça; 4 - o verso da aba; 5 - a blindagem é inserida em uma seção em forma de T; 6 - brotamento de ilhós
Se o córtex estiver mal separado, então a brotação é feita. Com esse método, um escudo é cortado em um material e substituído pelo mesmo tamanho de escudo do descendente por um "olho". O restante da tecnologia será o mesmo.
A capota pode ser feita não com um, mas com vários rins, colocando-os em lados diferentes do tronco e amarrando ao mesmo tempo. Os “olhos” enxertados em um galho devem estar localizados a uma distância de pelo menos 20 cm um do outro e o mais baixo a uma distância de 30 cm do garfo.
Importante! A parte superior do escudo deve ser mais curta que o fundo, pois é do fundo que entram os sucos, a umidade e os nutrientes da planta, o que contribui para a rápida fusão.
Cópula
Este método é utilizado com a mesma espessura dos componentes enxertados - com um diâmetro não superior a 2,5 cm. O material pode ser um pouco maior que o material, mas não o contrário. Esses requisitos são atendidos mudas de um ou dois anos. Na maioria das vezes, o método é usado para enxertar as variedades de variedade de macieiras de caça.
Existem duas maneiras de copiar:
- Simples - as seções oblíquas nos componentes unidos são uniformes e retas. A desvantagem é a instabilidade da combinação.
- Aprimorado - Seções em zigue-zague para uma conexão confiável e de alta qualidade.
Fatias são convenientes para fazer enxertos com tesouras de podar. Um conjunto de facas permite fazer cortes no material e na mira, combinando perfeitamente um com o outro. Isso proporciona uma boa aderência sem ajuste adicional e uma forte conexão de instâncias em uma ramificação. É necessário controlar que não haja lacunas, deslocamentos e que os tecidos das camadas cambiais coincidam. As fatias são amarradas e processadas com massa para melhor crescimento dos componentes.
O método pode ser usado em qualquer época do ano, mesmo no inverno em casa ou em casa de vegetação.. Não é tão fácil vacinar sem experiência, por isso faz sentido praticar em qualquer ramo.
Você sabe A macieira é um vizinho maravilhoso: muitas culturas de frutas (peras, cerejas, ameixas) se sentem bem ao lado dela. Mas ela própria não tolera o bairro de cerejas, lilases e viburno.
Vacina dividida
O método é usado com uma grande diferença de espessura entre os componentes enxertados e permite rejuvenescer ou aumentar a copa da macieira, plantar várias variedades em uma árvore antiga. Como estoque, são adequados furos de 3 a 6 anos e galhos esqueléticos com até 8 cm de espessura.Para enxertia de outono, o tempo até o final da estação de crescimento em que o fluxo de seiva ainda está ativo, ou seja, o início do outono, é escolhido para enxerto do material enxertado.
As vacinas na divisão e meia divisão são frequentemente usadas no outono ao re-enxertar ramos de 2 a 4 centímetros
Recomendações e sequência do trabalho:
- Vi o tronco - 20 cm do chão, ou um galho - 20 cm do tronco.
- Divida completamente a uma profundidade de 5 a 8 cm. Ajuste a profundidade da fissura, dependendo do diâmetro das estacas.
- Para impedir que a folga se feche, insira uma ferramenta útil (chave de fenda, cavilha, machado).
- Use um descendente com 4-5 rins adormecidos.
- Use uma faca afiada para cortar uma seção de 5 cm no final do descendente abaixo do segundo rim com uma cunha.
- Insira o talo com uma cunha na fenda, conectando o tecido do câmbio. A cunha deve entrar completamente e não deve ser maior que o fim.
- Amarre firmemente com material de fita, você pode usar pequenas unhas para fixação, mas tenha cuidado com o descendente.
- Revista a seção final, as rachaduras laterais, o local do enxerto e a seção superior do rebento com massa de jardim (ela deve ser transparente).
Importante! Para melhor aderência e redução de vazios, primeiro preencha a fenda com a alça com plasticina amolecida e depois envolva-a com um barbante.
Se a espessura do porta-enxerto permitir que várias estacas sejam enxertadas na clivagem e vários crescimentos adicionais possam ser obtidos: por exemplo, faça duas fendas no toco do porta-enxerto nas bordas e em um círculo semi-dividido a cada 5 a 8 cm. coroa.
Vacinação para casca
A vacinação da casca ajudará a rejuvenescer e dar nova vida à velha árvore. Pode executar-se em um ramo separado, e em um pequeno cânhamo. A casca deve ser elástica e flexível, bem separada da madeira do tronco, não esfarelar e não descascar.
Recomendações e sequência do trabalho:
- Prepare um enxerto anual de alta qualidade, com até 35 cm de comprimento, com 2 a 4 “olhos” adormecidos.
- Cortou o ramo ou tronco de enxerto, deixando 0,5-0,7 m.
- Tira a bunda com uma faca e limpe o galho e o tronco no local com um pano macio do pó e da sujeira e retire a folhagem.
- No final do porta-enxerto ao longo da casca, faça um corte longitudinal (5-6 cm), tomando cuidado para não tocar na madeira, mas para abrir apenas a camada do prado e do cabium, com uma faca cega ou a parte plástica da faca em brotamento, retire a casca do tronco.
- No descendente sob o “olho”, faça um corte oblíquo de 3 cm e coloque-o na incisão do córtex com um corte afiado no tronco. A borda do corte deve ser 3-4 mm mais alta que o corte.
- Se um corte é feito com um ombro, então os ombros ficam exatamente no final da serra.
- Pressione a casca no tronco e prenda com um material de amarração ou barbante.
- Brasão da vacina com variedades de jardim, plasticina ou outros meios adequados para evitar a secagem.
Se o tamanho do tronco permitir, você pode plantar várias mudas e, após 2-3 anos, deixar o mais forte dos sobreviventes.
Importante! A idade do componente vacinado não deve ser superior a 4 anos.
Como plantar uma macieira
As dicas a seguir serão úteis para jardineiros que desejam ser vacinados e concluir com êxito essas atividades:
- As camadas de câmbio das células dos componentes enxertados devem coincidir e ser bem pressionadas - é nessa camada que ocorre o fluxo de seiva.
- Não use topos para enxertia (brotos frutíferos são pouco desenvolvidos sobre eles), continuação de condutores e ramificações centrais (para não estragar a forma da coroa).
- Escolha estacas apenas de galhos saudáveis e fortes.
- Não seja vacinado no lado sul da macieira com tempo chuvoso ou sob o sol escaldante.
- Os melhores "olhos" estão na parte do meio do crescimento.
- Não use cobertura de filme, pois isso pode causar efeito estufa e apodrecer o descendente.
- Reduza minimamente o tempo entre a colheita do enxerto e a enxertia - apenas um novo corte cresce bem.
- As ferramentas, as mãos e o local da vacinação devem estar limpos.
- A fita isolante como material de ligação é aplicada com o lado adesivo para fora.
- O tempo de enxerto do descendente é de 2 a 3 semanas.
Vídeo: Vacinação da macieira
Como cuidar de macieiras enxertadas
Mesmo corretamente e no prazo, o trabalho realizado não trará resultados positivos, se você não cuidar da macieira enxertada no futuro:
- após 2 semanas, verifique o local da vacinação e afrouxe o enrolamento, na primavera ele pode ser completamente removido;
- os pássaros e a cobertura de neve podem romper o descascamento dos jovens; portanto, forneça proteção e isole-o com material de cobertura para o inverno;
- se a operação não der certo, o enxerto não cria raiz ou apodrece. Nesse caso, remova-o e desinfecte as feridas na madeira e trate-as com betumes;
- cortar regularmente os brotos abaixo do local da vacinação com tesouras de podar para garantir uma nutrição adequada;
- amarre os brotos crescentes, já que a conexão mecânica dos componentes enxertados ainda é fraca;
- durante a preparação de macieiras para o inverno, regue abundantemente as árvores.