A batata Elizabeth, apesar de sua longa origem, ainda é considerada uma das variedades mais amadas para cultivo em jardineiros domésticos. Seus vegetais de raiz têm uma carne branca deslumbrante, excelente sabor e uma apresentação esteticamente atraente. Quais são os recursos da tecnologia agrícola para o cultivo de vegetais e como cuidar adequadamente deles, vamos descobrir.
História de criação de variedades
Variedade Elizaveta é uma representante de longa data da seleção russa, criada por cientistas do Instituto de Pesquisa Científica de Leningrado em conjunto com funcionários da estação de seleção Volga. A base biológica deste híbrido de sete espécies foi S.vernei, S.phureja, S.acaule, S.demissum, S. stoloniferum, S.andigenum e S. tuberosum. Em 1996, as batatas foram adicionadas ao registro do estado russo como um vegetal de mesa, bem cedo, recomendado para o cultivo nas regiões Norte, Centro, Oeste, Cáucaso do Norte e Extremo Oriente.
Você sabe O fazendeiro libanês Khalil Semkhat conseguiu cultivar o maior tubérculo vegetal. O peso da colheita das raízes foi de 11,2 kg.
Descrição e característica
Batata Lisa é uma variedade de mesa com uma estação de crescimento média, cujos frutos estão prontos para a colheita 80 a 90 dias após o plantio. Durante o amadurecimento, a planta forma arbustos eretos, ligeiramente ramificados, de tamanho médio e limpos, nos quais uma vegetação abundante cresce na forma de folhas bastante grandes, com uma borda ondulada e folhas verdes levemente dissecadas. Durante a floração, a cultura forma um pequeno número de flores brancas que se desintegram rapidamente e não formam bagas.
A cultura possui um sistema radicular bem desenvolvido. As culturas de raízes de batata são grandes, uniformes, de formato oval redondo, com um pequeno número de olhos na superfície, pesando de 80 a 150 G. A pele da raiz é fina, estrutura lisa, cor bege pálido. A polpa é branca, não escurece no corte, enquanto cozinha, mantém sua estrutura perfeitamente. A presença de amido varia entre 13 e 18%.
Os tubérculos têm uma excelente aparência comercial, portanto, são frequentemente usados para implementação em escala industrial. A batata se destaca por sua alta qualidade de manutenção, é bem transportada, não apodrece, é capaz de manter suas qualidades estéticas e de sabor até a próxima primavera.
O rendimento da variedade é bastante alto, de um hectare em média você pode obter de 150 a 400 c. Sob condições climáticas favoráveis, as batatas são capazes de agradar uma colheita de até 500 c. Sob um arbusto, até 10 tubérculos selecionados amadurecem por estação, enquanto o número de frutos pequenos e abaixo do padrão é mínimo. A rainha Elizabeth não degenera, não requer atualização, o material para plantio pode ser adquirido de forma independente.Você sabe No mundo, existem cerca de 7.000 variedades de batatas. Existe um centro internacional especial de batata localizado na cidade de Lima (Peru), cujo objetivo é coletar todas as variedades de cultura existentes.
Vantagens e desvantagens da seleção
- A batata Elizabeth é caracterizada por várias vantagens importantes:
- bons rendimentos;
- excelente comercialização e sabor da fruta;
- excelente qualidade de manutenção e transportabilidade;
- simplicidade e pouco exigente no crescimento;
- boa imunidade a muitas doenças que afetam as batatas.
Plantando batatas
É possível obter uma boa fertilidade das batatas, dadas as principais regras da tecnologia agrícola para o plantio de raízes.
Requisitos do solo
As atividades de plantio de tubérculos começam na segunda quinzena de maio, quando o solo aquece até 10 cm de profundidade e as leituras diárias de temperatura são mantidas em um nível estável de + 15 ° C.
Importante! As batatas são caracterizadas pela resistência ao resfriamento leve, no entanto, o congelamento severo ou prolongado será fatal para ele.
Apesar de a variedade não ser muito exigente quanto às condições de plantio, ela prefere solos leves, cultivados, lenhosos e podzólicos e arenosos. O plantio de culturas em argila e solos pesados é permitido, no entanto, nesses casos, recomenda-se enriquecer a terra e clarear aplicando areia, turfa, composto, húmus ou cinza de madeira. Para impedir o desenvolvimento de várias doenças e pragas, o solo é tratado com compostos desinfetantes especiais.
Preparando o material de plantio
Antes de plantar batatas deve cuidar da preparação do material de plantio. Tubérculos são recomendados para germinar e higienizar. No primeiro caso, os frutos alguns dias (7 a 10) antes do plantio, é necessário arrumar em um local quente e aguardar o surgimento de brotos com 3-4 cm de comprimento.No segundo caso, as raízes devem ser tratadas com preparações especiais ou embebidas por 30 minutos em uma solução fraca de permanganato potássio seco. Esse tratamento protegerá a colheita de pragas e aumentará a imunidade da planta a várias doenças.
Tubérculos de tamanho médio, pesando 80-90 g, sem a presença de danos mecânicos, podridão, sinais de doença, são perfeitos como material de semente.
Tecnologia de pouso
A tecnologia para o plantio de batatas Elizabeth praticamente não difere do plantio de outras variedades.
Ele é desenvolvido nas seguintes etapas:
- Cavar um buraco com uma pá, a uma distância um do outro de cerca de 35 a 40 cm;
- fertilizantes, por exemplo, húmus e cinzas de madeira;
- no poço, brotam tubérculos;
- para encher o solo das raízes plantadas.
Importante! Não é recomendado cortar a semente ao meio, pois isso leva a uma diminuição no rendimento.
Características de cuidados e fertilizantes
Uma das principais vantagens da variedade é sua despretensão no cultivo. No entanto, para obter colheitas abundantes, ele deve prestar cuidados tradicionais, que consistem em umidade regular, fertilização, afrouxamento do solo e amontoamento.
Limpeza de ervas daninhas
As regras básicas da tecnologia agrícola para o cuidado de plantas requerem a implementação obrigatória de várias medidas que contribuem para o pleno desenvolvimento da cultura e um alto rendimento:
- Afrouxamento. Após cada rega, deve-se realizar o procedimento de afrouxamento do solo, com profundidade de 3 a 4 cm, permitindo saturar o solo com componentes de oxigênio e nutrientes, ativando o desenvolvimento de tubérculos.
- Hilling. O abate é considerado uma medida obrigatória para cuidar de um vegetal, que precisa ser feito três vezes durante a estação: quando as mudas atingem uma altura de 8 a 10 cm, duas semanas após a primeira e a última, quando a altura do caule atinge 20 a 25 cm. de modo que a crista mais larga e mais alta seja formada.
- Remoção de ervas daninhas. Regularmente, conforme necessário, as ervas daninhas devem ser removidas do solo, o que retira nutrientes e umidade do sistema radicular da planta. É especialmente importante a remoção de ervas daninhas antes da floração das ervas daninhas.
- Mulching. Colocar uma camada de cobertura vegetal natural no solo evita a evaporação da umidade e cria condições favoráveis para o desenvolvimento de culturas de raízes. Para a cobertura morta, pode ser usado palha, feno, serragem ou grama cortada, localizada entre fileiras de batatas.
Rega
Elizabeth prefere rega regular, mas dosada. Reage igualmente negativamente à umidade excessiva e à falta de umidade. As primeiras medidas de irrigação são realizadas imediatamente após o plantio das raízes. A segunda rega é realizada quando os brotos atingem uma altura de 5 a 10 cm. Além disso, a quantidade de umidade depende das condições climáticas: em clima quente e seco, é recomendável regar os arbustos a cada 5 dias, em temperaturas normais - uma vez a cada 10 dias.
Para hidratação, água adequada, fria e não fria, com base em uma instalação de pelo menos 10 a 12 litros. Para garantir que a cultura receba a quantidade necessária de umidade, é recomendável organizar a irrigação por gotejamento, o que permitirá que o sistema radicular se desenvolva correta e totalmente.
Importante! Com umidade excessiva, o solo próximo aos arbustos pode ser polvilhado com cinzas de madeira.
As batatas respondem bem à cobertura, portanto, durante a estação de crescimento, os fertilizantes devem ser aplicados pelo menos três vezes: o primeiro - durante o plantio de batatas, o segundo - antes do primeiro abate, o terceiro - na fase de floração. Como cobertura, você pode usar produtos orgânicos, por exemplo, húmus, esterco ou composto, bem como complexos minerais acabados.
10 dias antes da colheita, recomenda-se fazer um único molho foliar de batatas usando uma solução de superfosfato, que é pulverizado com verduras.
Controle de Pragas e Doenças
A variedade Elizabeth tem um sistema imunológico bastante forte e é capaz de suportar várias doenças, principalmente sarna, câncer de batata, perna negra e nemátodo.
Em alguns casos, o não cumprimento das regras básicas da tecnologia agrícola pode provocar uma derrota:
- Fusarium. Os sintomas da doença estão torcendo e amarelando as folhas, e seu declínio adicional. Além disso, no processo de impacto negativo do fungo, o sistema radicular sofre, como resultado do qual as plantações começam a apodrecer. Você pode evitar a perda de culturas devido à doença tratando o solo e os tubérculos com preparações especiais, por exemplo, Quadris, Force, Maxim.
- Praga tardia. É considerada a doença mais comum com alto grau de risco, pois afeta toda a planta: folhas, caules, flores, raízes, sistema radicular. Manchas marrons se formam na folhagem, é visível um revestimento branco. Gradualmente, a doença progride e infecta colheitas de raiz. Para proteger as batatas da doença, recomenda-se processar o material de plantio com agentes fungicidas.
Os principais inimigos da batata são considerados Besouro de batata do Colorado, que come ativamente verduras e raízes, e verme, afetando os frutos. Os inseticidas modernos com um amplo espectro de ação, bem como várias medidas preventivas: descontaminação do solo, afrouxamento e remoção de ervas daninhas ajudam a combatê-los. O cumprimento de pragas também ajuda a cumprir os princípios básicos da rotação de culturas.
Importante! Os esporos da praga são capazes de manter sua viabilidade por quatro anos, acumular-se no solo e, em condições favoráveis, causar um “surto” da doença.
Recomendações de colheita
A colheita das raízes começa de 80 a 90 dias após o plantio. Para que as batatas formem frutas grandes, os especialistas recomendam que, 10 dias antes da colheita, corte os topos dos arbustos dos arbustos.
A escavação das batatas é realizada em um dia quente e seco. Colhidos em caixas ou sacos, depois de permitir que os tubérculos secem um pouco ao sol. Para armazenamento, é melhor escolher salas frescas, secas e bem ventiladas, com indicadores de temperatura estáveis + 4 ... + 7 ° C. As batatas devem ser inspecionadas regularmente quanto a danos, podridão, áreas infectadas. Culturas de raízes pobres devem ser descartadas e destruídas. A variedade distingue-se pela boa qualidade de conservação e, em condições adequadas, pode ser armazenada até a próxima temporada, sem perda de comercialização e sabor.
Você sabe Nos Andes, é cultivada uma cultivar resistente ao gelo, cujos frutos são capazes de suportar temperaturas de -8°C. Além disso, os frutos não crescem no solo, mas acima de sua superfície na forma de pequenos frutos.
Elizabeth é uma variedade despretensiosa de batatas, usada por muitas décadas pela fama e pela demanda entre agrônomos domésticos. Permite, sujeito às regras mais simples da tecnologia agrícola, receber anualmente altos rendimentos estáveis de frutas saborosas, saudáveis e esteticamente atraentes.