Ao cultivar aves, os agricultores geralmente precisam lidar com doenças de penas, das quais muitos deles morrem. Para evitar possíveis problemas e reduzir a probabilidade de perdas de material, é mais racional o uso de medicamentos imunoestimulantes especiais, que é a "fração ASD 2" descrita abaixo. Em quais componentes importantes ele consiste e o que você precisa saber sobre o método de uso para galinhas e galinhas, continue lendo.
Composição e forma de liberação
A eficácia do medicamento é explicada pela sua rica composição química, a saber, o conteúdo:
- componentes orgânicos de baixo peso molecular (em particular, ácidos carboxílicos mais baixos, sais de amônio);
- partículas de éter colina de origem carbono;
- colina;
- aminas da linha primária e secundária;
- peptídeos e compostos nitrogenados de origem inorgânica (sais de dióxido de carbono e amônio);
- água;
- substâncias sulfidrílicas.
Você sabe Algumas fobias humanas estão diretamente relacionadas aos pássaros. Por exemplo, a eletrofobia (medo de galinhas e galinhas) não permite que uma pessoa esteja próxima não apenas de pássaros vivos, mas também de comer qualquer parte da carcaça e, às vezes, até de ovos.
Além disso, a composição está disponível em pequenos frascos separados de 10 ml, que são embalados adicionalmente em uma caixa de papelão (em um pacote podem haver 4, 6, 8 ou 10 peças). Garrafas de vidro grandes têm tampas de metal e são mais frequentemente usadas em grandes complexos de gado.
Propriedades farmacológicas
A ferramenta descrita refere-se a um grupo de drogas que podem regular processos metabólicos no corpo de animais domésticos e aves. Também é caracterizada por extensa bioatividade, contribuindo para:
- estimulação do trato digestivo;
- atividade secretora do sistema digestivo;
- aumento da atividade das enzimas do sistema digestivo;
- melhorar os processos de assimilação de alimentos e absorção das enzimas mais importantes a partir dele.
Além disso, os componentes individuais da droga aumentam significativamente a atividade dos componentes enzimáticos, em particular, importante transporte de Na + / K + -ATPase, ribonuclease, fosfatase alcalina, envolvidos no transporte de íons e nutrientes através das membranas celulares durante a síntese proteica.Graças a essa influência, o trofismo tecidual, a taxa metabólica são significativamente melhoradas e a resistência natural do corpo a influências externas negativas é aumentada. O uso externo da composição descrita contribui para um forte efeito desinfetante e antibacteriano, melhorando o funcionamento do sistema reticuloendotelial, normalizando o estado trófico e aumentando a velocidade dos processos regenerativos nos tecidos danificados.
Importante! Para uma melhor digestibilidade da preparação, antes de misturar com a mistura de ração, ela deve ser dissolvida em água e somente então a mistura de ração deve ser preparada. O cálculo da dose é realizado em termos do número de objetivos e do peso total da ave.
Quando administrado por via oral, o nível de influência do medicamento no corpo é considerado moderadamente perigoso e, se as doses recomendadas são observadas, não apresenta efeitos hepatoxicos, embriotóxicos ou imunotrópicos, sendo percebido positivamente pelos animais e aves, independentemente da idade.
Indicações de uso
As indicações para o uso da "fração ASD 2" são as seguintes condições para galinhas adultas e animais jovens:
- perturbação do trato digestivo;
- doenças do sistema respiratório e seus órgãos individuais;
- violação do sistema geniturinário;
- alterações não naturais da pele;
- a necessidade de estimulação do sistema nervoso;
- imunidade reduzida devido a doenças infecciosas e invasivas transferidas;
- crescimento limitado de frangos de corte;
- diminuição na produção de ovos;
- violação de processos metabólicos no corpo;
- problemas com muda ou crescimento limitado da plumagem.
Curso oral
Na maioria das vezes, a solução de “fração 2 de ASD” é consumida em galinhas com água limpa antes da alimentação principal ou como suplemento alimentar quando o café da manhã é servido. Em caso de gastroenterite, gastroenterocolite e distúrbios metabólicos no organismo emplumado, recomenda-se tomar o medicamento uma vez a cada 24 horas durante uma semana ou até a normalização do estado emplumado, com intervalos entre doses semanais de 2-3 dias. O medicamento é administrado a galinhas ou indivíduos jovens para melhorar a defesa natural do corpo e o crescimento ativo pré-misturando 3,5 ml da solução com 10 l de água fervida e resfriada.
Importante! Não perca um único dia de beber ou alimentar o medicamento, pois qualquer violação no regime de tratamento reduz o efeito terapêutico do medicamento. Se você perder um curso, precisará iniciá-lo novamente.
Também é possível misturar o medicamento com misturas alimentares, calculadas em 0,35 ml por 1 kg. Para prevenir, com a probabilidade de desenvolver patologias gastrointestinais, recomenda-se o uso de 3 ml do medicamento por 100 indivíduos, misturando-o previamente com comida ou água e dispensando-o por uma semana. Ao tomar remédios de um frasco, não abra a tampa de borracha nem viole a integridade do selo metálico.
Curso ao ar livre
O uso externo da composição é possível no caso de uma violação dos processos naturais de mudança de plumagem ou desenvolvimento de apteriose, embora o tratamento seja frequentemente realizado mesmo que o crescimento de animais jovens seja prejudicado. Para criar uma solução funcional "fração ASD 2", o medicamento é misturado com solução salina. Para obter 10% da mistura, para cada 90 ml de água (solução salina) deve haver 10 a 20 ml de preparação pura, e deve-se ter em mente que 5 ml da mistura final são suficientes apenas para 1 m³ de espaço de galinheiro. A pulverização da composição de trabalho é realizada com pulverizadores domésticos e dura 15 minutos.
Dosagem e instruções de uso
A dosagem “fração ASD 2” é selecionada não apenas levando em consideração os problemas existentes de aves, mas também com base na idade, portanto, não é de surpreender que frangos de corte, adultos, galinhas e camadas precisem de uma quantidade diferente da droga.
Para frangos de corte
Na criação de frangos de corte, bem como na criação de galinhas comuns, a taxa de entrega do medicamento descrito deve ser calculada com base na idade das aves, pois afeta diretamente o peso vivo das galinhas.
Para adultos
Se o medicamento for usado para melhorar as funções naturais de proteção do corpo, 100 ml da substância devem ser dissolvidos na mesma quantidade de líquido ou alimento e alimentados com o pássaro por 5 a 7 dias, no máximo uma vez por dia.Para fins de profilaxia (especialmente com uma probabilidade maior de infecção por gripe aviária), 3 a 3,5 ml da composição são suficientes para 100 cabeças de galinhas e, para criar uma solução de trabalho, elas são diluídas em 10 litros de água limpa para serem posteriormente evaporadas por uma semana.
Para jovens
A dosagem da “fração ASD 2” para uma população jovem de frangos é calculada com base no peso da ave, de modo que 1 ml da composição por 1 kg de peso. À medida que as aves crescem, a dose indicada é aumentada, elevando-a gradualmente ao nível de uma ave adulta. Para melhorar o crescimento e o desenvolvimento, a composição é administrada por 4-8 semanas 1 vez em 2 dias, como antes de agitar com alimentos ou dissolver em água.
Você sabe Galos são capazes de prever o clima não pior do que meteorologistas, o que está associado a muitas crenças populares. Por exemplo, se um galo começar a cantar imediatamente após o pôr do sol, o céu claro logo se encherá de nuvens e, se estiver mais perto da noite, choverá.
Para camadas
Recomenda-se que a “fração ASD 2” seja dada para prevenir ovariosalpingites e melhorar as qualidades produtivas, na quantidade de 30 ml da composição medicinal por 100 l de água durante o melhoramento industrial de aves e 3,0 ml por 10 l de água na alimentação doméstica. Você não deve se afastar das instruções, mesmo se encontrar galinhas grandes.
Contra-indicações e efeitos colaterais
Com o cálculo correto da dosagem dos efeitos colaterais, o uso da composição medicinal descrita não deve ser. No entanto, em alguns casos, é possível a intolerância individual dos componentes individuais, que se manifesta na forma de reações alérgicas. Para eliminá-los, são prescritos anti-histamínicos e medicamentos sintomáticos.
Prazo de validade e condições de armazenamento
A “fração ASD 2” pode ser armazenada da mesma forma que a maioria dos outros medicamentos para uso medicinal, ou seja, em embalagens bem fechadas, colocadas em local seco e protegido do sol a uma temperatura de + 10 ... + 30 ° С. Além disso, vale a pena limitar o acesso das crianças a ele o máximo possível e evitar a mistura com produtos alimentares. O prazo de validade de um frasco para injetáveis fechado (sujeito aos requisitos de condições) não é superior a 4 anos a partir da data de produção indicada na embalagem, mas após a abertura é necessário usar o medicamento pelas próximas duas semanas.
Após a data de validade, o uso do medicamento não é categoricamente recomendado, e é aconselhável descartar todas as embalagens disponíveis de acordo com os requisitos para esses produtos. Tendo descoberto como dar o imunomodulador descrito às aves de capoeira e observando todos os requisitos das instruções, não será necessário se preocupar com o bem-estar das aves, uma vez que, com os devidos cuidados e as funções protetoras do corpo, a maioria das doenças passa despercebida.