As galinhas se distinguem pela boa saúde e despretensiosidade nos cuidados. Antes de tudo, o crescimento jovem perece, pois sua imunidade ainda não está suficientemente desenvolvida.
Para proteger o gado de todos os tipos de infecções, existem antimicrobianos de amplo espectro, por exemplo, Baytril do fabricante Bayer.
Composição e forma de liberação
A preparação contém os seguintes componentes:
- enrofloxacina - 5 ou 10%;
- butanol a 1%;
- álcalis de potássio;
- água para injeção.
Agente antimicrobiano de amplo espectro de ação "Baytril", produzido na forma de soluções:
- para injeção - 5%;
- para administração oral - 10%;
- para aditivos na alimentação - 10%.
A substância ativa do medicamento é enrofloxacina (1 ml do medicamento contém 100 mg da substância), tem um efeito antimicrobiano em um grande número de bactérias diferentes. Pertence às fluoroquinolonas, substâncias similares em seu mecanismo de ação aos antibióticos, mas, diferentemente dos últimos, que não possuem análogos naturais.
Você sabe No Egito antigo, o pão de mofo era usado no tratamento de processos inflamatórios causados por queimaduras. Os egípcios provavelmente sabiam da ação do antibiótico natural mais simples - a penicilina — mais de três mil anos antes de Alexander Fleming, que descobriu a substância em 1929.
Quais doenças são prescritas?
Como já mencionado, o medicamento possui um amplo espectro de ação antimicrobiana, é eficaz no tratamento de doenças causadas por bactérias gram-positivas e gram-negativas. Descreveremos com mais detalhes as doenças mais comuns das aves em que o Baytril é prescrito.
Colibacilose
Uma doença infecciosa perigosa que pode, em certas circunstâncias, causar a morte para um terço da população total. É transmitido de todas as formas possíveis, mesmo através da casca de ovo.
Os principais sinais da doença em aves:
- falta de apetite;
- sede
- o bico adquire uma tonalidade azul;
- diarréia, como resultado do qual a fossa está constantemente suja.
Salmonelose
Uma das doenças aviárias mais famosas e perigosas que podem ser transmitidas aos seres humanos. Muitas vezes, os ovos infectados se tornam a causa da infecção humana.
No caso de salmonela em galinhas, os sintomas se assemelham a gastroenterite:
- falta de apetite;
- diarréia sangrenta com muco e pedaços de alimentos que não foram processados;
- barriga inchada.
Dos outros sintomas característicos da doença, observe:
- letargia e fraqueza;
- fraco desenvolvimento;
- perda de cotão, até a calvície completa;
- falta de ar
- a maioria das galinhas infectadas morre e as que sobreviveram permanecem subdesenvolvidas e notavelmente prejudiciais.
Pasteurelose
A doença é mais perigosa para animais jovens entre 3,5 e 4 meses. A causa da doença pode ser aves selvagens, "parentes" doentes do gado, não cumprimento dos requisitos de higiene no galinheiro.
A total conformidade com os requisitos sanitários e procedimentos de higiene é o primeiro e mais importante meio de combater a doença. Os sinais mais característicos da doença:
- a plumagem diminui e perde a suavidade;
- sintomas de infecções respiratórias agudas - rouquidão, ofegante;
- marcha flácida;
- espuma mucosa flui do bico;
- a temperatura corporal atinge 42,5 ° C e acima.
Você sabe Nos restos das múmias mais antigas encontradas no território do Sudão moderno, um antibiótico tetraciclina foi descoberto. Antigos especialistas egípcios foram capazes de obter a substância da cerveja.
Estreptococose
Os microrganismos Streptococcus causam a doença. Eles são perigosos não apenas para galinhas adultas, galinhas, mas também para embriões.
A doença pode ocorrer em tais formas:
- Sharp. Também é chamado de envenenamento do sangue, pois a função da hematopoiese é prejudicada no corpo da galinha.
- Crônico Com ele, o pássaro se transforma em portador de estreptococose.
- Capsular ou assintomático. O filhote morre após um dia sem manifestação de sintomas preliminares.
- ração suja;
- equipamentos para o galinheiro com violações;
- nutrição deficiente e desequilibrada;
- deficiência de vitamina;
- microtrauma.
- magreza doentia;
- retardo;
- lentidão e função motora prejudicada.
Estafilococose
Os sintomas são semelhantes à cólera de aves. A principal causa de infecção das aves é o microtrauma na pele ou em outros tecidos. O patógeno penetra através deles, causando inflamação.
Para os seres humanos, aproximadamente metade de todas as cepas bacterianas são perigosas, ou seja, aquelas que secretam enterotoxinas. Essas toxinas, por sua vez, podem fazer com que uma pessoa seja infectada ao entrar no corpo com carne infectada.
Importante! Se em três dias o tratamento falhar e não houver melhora na saúde da ave, após consulta com um especialista, é necessário trocar o antibiótico.
Enterite ulcerativa
As causas da doença são desconhecidas até o momento. Acredita-se que esta seja uma doença complexa, cujo agente causador pode ser bactérias intestinais secundárias e alguns vírus.
Os frangos de carne mais suscetíveis à doença têm entre 15 e 50 dias de idade. Sinais pelos quais você pode reconhecer a doença:
- o pássaro tem cabeça e asas;
- imobilidade completa;
- os excrementos são quase pretos, praticamente sem vestígios de umidade, mas com sinais óbvios de sangue.
Micoplasmose
A doença mais perigosa das aves, cuja causa pode ser até uma violação mínima dos padrões sanitários. O período de incubação é de 3 semanas. O agente causador - a bactéria mais simples do micoplasma sem membrana - pode ser encontrado no chão, na grama, nos resíduos, em várias plantas.
Você sabe O grande problema, como previsto pelo descobridor de antibióticos, Alexander Fleming, foi o fenômeno da resistência - dependência da ação dos antibióticos. Para que os medicamentos continuassem a ter um efeito terapêutico no corpo, era constantemente necessário descobrir novas substâncias ativas, mas a cada ano se tornava cada vez mais difícil. Como resultado, em 2015, um novo antibiótico, teixobactina, foi descoberto, pela primeira vez em 30 anos.
Entre os recursos característicos estão os seguintes:
- espuma mucosa do nariz, espirros;
- sinais de infecções respiratórias agudas;
- olhos vermelhos;
- falta de apetite, letargia, fraqueza;
- diarréia de um tom verde-amarelo.
Instruções de uso e dosagem para galinhas
O “Baytril” é utilizado tanto para o tratamento de aves já doentes quanto para a prevenção de doenças, em caso de perigo ou suspeita da possibilidade de doença.
Para tratamento
Para o tratamento, o medicamento é diluído em água. A tabela abaixo mostra como dar remédio para galinhas, dependendo da concentração da droga. Em todos os casos, a quantidade especificada do medicamento deve ser diluída em 100 litros de água.
O volume da droga, ml | Modo de beber, repetibilidade em horas |
50 | 24 |
100 | 12 |
200 | 6 |
400 | 3 |
Se você deseja calcular a dosagem do medicamento, use esta fórmula: X = K x M / 10, onde:
- X - o volume do medicamento "Baytril" (10%) para uso oral, (ml);
- Para - o número total de aves no estoque, (unid.);
- M é o peso médio de um pássaro (kg).
Importante! Antes de iniciar o curso do tratamento, os bebedores devem ser completamente drenados e enxaguados com água corrente, e somente depois que a água com o medicamento for derramada neles.
Para profilaxia
Como profilático, o Baytril é utilizado da seguinte forma: 2 ml do medicamento são dissolvidos em 4 l de água e administrados a galinhas no 2º ao 4º dia após o nascimento. Então, no quinto - nono dia, os animais jovens são alimentados com qualquer complexo vitamínico para aumentar a imunidade e evitar a ocorrência de deficiência de vitamina.
Contra-indicações
Basicamente, o pássaro tolera o tratamento medicamentoso normalmente. Mas, como com qualquer medicamento, existem algumas contra-indicações.
Se a imunidade às quinolonas é conhecida, o medicamento não pode ser usado; caso contrário, é muito provável que haja uma hiper-reação à substância ativa, que, por sua vez, muitas vezes leva às seguintes consequências:
- diarréia
- fraqueza e letargia;
- falta de resposta a várias influências externas;
- completa falta de apetite.
Para evitar possíveis complicações ao tomar o remédio, durante o período de tratamento, você não deve alterar a dieta usual do pássaro e suas condições habituais de vida, proteger as galinhas de situações estressantes.
O medicamento é contra-indicado em aves com essas doenças e patologias:
- doenças do sistema nervoso central;
- problemas com o fígado e os rins;
- fraco desenvolvimento de cartilagem e tecido ósseo.
Importante! Durante o período de ingestão do medicamento, o processo de digestão dos alimentos pode ser perturbado, pois a microflora intestinal muda.
O abate de um pássaro pode ser realizado apenas no 12º dia a partir do dia da última ingestão do medicamento, os ovos podem ser comidos após 9 dias. Todos os produtos avícolas, por algum motivo recebidos antes desse período, devem ser levados para processamento, após o qual são alimentados com gado, cujos produtos não são consumidos por seres humanos.
Análogos da droga
A enrofloxacina como substância ativa também é usada em preparações de outros fabricantes:
Condições de armazenamento
O medicamento é armazenado na faixa de temperatura de +5 ... + 25 ° C por 36 meses a partir da data de fabricação. O prazo de validade do frasco após a embalagem é de 28 dias.
Embora, como mencionado acima, o medicamento "Baytril" seja bem tolerado e a probabilidade de overdose seja insignificante, você não deve tratar o pássaro de forma independente. Para estabelecer o diagnóstico e, consequentemente, a nomeação do tratamento, existem especialistas - veterinários, eles devem ser consultados.
Lembre-se de que mesmo os medicamentos mais modernos que são considerados inofensivos são principalmente medicamentos, e você deve lidar com eles com os devidos cuidados.