Os cultivadores de hortaliças experientes sabem que um baixo rendimento pode ser devido não apenas a uma atitude descuidada ao cuidar de vegetais, mas também a um predecessor escolhido incorretamente e que cresceu mais cedo neste terreno. Sobre o que vegetais e frutas podem ser plantados no próximo ano após as cebolas, leia mais no artigo.
Regras básicas de rotação de culturas
A necessidade de alternar o cultivo de várias culturas no mesmo local se deve a várias razões:
- Cada espécie de planta extrai um conjunto específico de nutrientes do solo. Se você plantar constantemente as mesmas espécies de plantas ou culturas com uma necessidade semelhante de nutrientes básicos na mesma área, um solo empobrecido de um lado não será capaz de alimentar completamente essas plantas.
- Por outro lado, se nesta área, após uma colheita, você planta outra com preferências diferentes no uso de nutrientes, então, consumindo seu suprimento não gasto, ao mesmo tempo, permite que o solo recupere a falta de elementos anteriormente consumidos.
- Além disso, a rotação de culturas evita a alelopatia, que consiste no impacto negativo dos resíduos do sistema radicular do precursor nas raízes da planta subsequente, como, por exemplo, ocorre nas cebolas plantadas após as cenouras.
- O cultivo repetido de uma planta em particular no mesmo local contribui para o acúmulo de patógenos e larvas de pragas no solo, que atacam os mesmos plantios de forma mais agressiva a cada estação.
- A emaciação do solo, a extração de um determinado conjunto de nutrientes durante o cultivo permanente da mesma planta, não podem ser corrigidas pela aplicação intensiva de fertilizantes, uma vez que o "buquê" de nutrientes extraídos do solo é extremamente diversificado e não pode ser calculado com precisão. Mas os predecessores determinados pela experiência ao longo de muitas décadas e os seguidores mais adequados para eles na forma de vegetais e frutas fazem um excelente trabalho. Foram elaboradas tabelas especiais de rotação de culturas, nas quais são indicados predecessores e seus respectivos seguidores.
Você sabe Embora a cebola seja considerada um vegetal amargo, seu teor de açúcar chega a 6%, superando até as maçãs e as peras. É fácil ver a doçura da cebola ao tostá-la.
Características da cebola na rotação de culturas
A principal regra do cultivo deste vegetal em relação à rotação de culturas é a necessidade de fornecer ao solo em que essa cultura foi cultivada com um descanso de três anos. Somente depois que um vegetal pode ser plantado novamente neste local.Este requisito é devido a:
- esgotamento unilateral da camada do solo;
- processos de fadiga no solo;
- o acúmulo no solo de patógenos e larvas de pragas.
O último momento é o maior perigo, já que o arco está sujeito a ataque:
- míldio;
- Podridão de Fusarium;
- podridão radicular rosa;
- moscas de cebola;
- tripes de cebola.
Predecessores de cebola
Os melhores antecessores das plantações de cebola são adubos verdes, ou seja, plantas herbáceas especialmente cultivadas para melhorar a condição do solo em que são incorporadas após o crescimento.
Além disso, é útil plantar essa colheita de vegetais após:
- repolho precoce e outras culturas crucíferas;
- batatas precoces;
- Tomates
- pimenta doce;
- ervilhas;
- Abóboras
- rabanete.
As substâncias deixadas no solo afetam negativamente as cebolas:
- cenouras;
- beterraba;
- pepino
- alho.
Que culturas podem ser plantadas após as cebolas no próximo ano
Como mencionado acima, as cebolas não devem ser plantadas no mesmo local antes de três anos; portanto, imediatamente após a colheita dos nabos de cebola, surge a pergunta: o que é melhor colocar na cama para o próximo ano. Ao respondê-lo, é preciso levar em consideração o fato de que, para o cultivo bem-sucedido de cebola, o solo é enriquecido ativamente com fertilizantes de potássio, que o tornam levemente alcalino, o que não é adequado para todos os vegetais e frutas.
Importante! Os sideratos mais preferidos para plantio de cebola foram recomendados. cultivos crucíferos.
Mas alguns vegetais na forma de rabanetes, espinafre, alface, aipo e endro são plantados imediatamente após a colheita da cebola em agosto.
Morangos
No lugar das plantações de cebola, os morangos crescem muito bem, o que também prefere um ambiente de crescimento ligeiramente alcalino. É importante apenas que pepinos, legumes ou tomates que afetam negativamente essa baga não cresçam nas proximidades de arbustos de morango. Mas o alho e a salsa o protegem de maneira confiável das lesmas.
Strawberry Victoria
Ela se sente tão à vontade no lugar onde esse vegetal costumava crescer, os morangos Victoria, se tomates ou batatas não crescem nas proximidades. E o bairro de repolho, cenoura, rabanete, espinafre e alho, pelo contrário, é muito favorável.
Beterrabas e Cenouras
Se as cebolas não são muito confortáveis em cultivar no chão, onde antes eram cultivadas cenouras e beterrabas, esses vegetais, pelo contrário, crescem muito bem em seus canteiros. Um crescimento especialmente rápido das culturas de raízes será observado se os canteiros com tomate, espinafre e legumes estiverem próximos. Mas o crescimento de milho, aipo, batata e salsa nas proximidades afeta negativamente o desenvolvimento de plantas com raízes.
Pepinos e tomates
Recomenda-se que esses vegetais sejam plantados todos os anos em uma nova área, porque eles escolhem ativamente os micro e macro elementos de que precisam e, quando re-cultivados no mesmo local, sentem-se deprimidos. Mas para seus predecessores, diferentemente da maioria dos outros vegetais, eles são calmos se o solo depois deles for enriquecido com fertilizantes minerais.Pepinos e tomates crescem no solo onde as cebolas costumavam crescer, com bastante conforto, especialmente se houver áreas com cenouras, beterrabas e outras raízes próximas.
Repolho e abóbora
A cebola se sente na terra onde a abóbora ou o repolho costumavam crescer, tão confortáveis quanto esses vegetais. Estas plantas crescem especialmente rapidamente em estreita proximidade com cenouras, tomates e alho.
Você sabe Na Idade Média, durante as Cruzadas, o resgate de um prisioneiro francês dos sarracenos custou 8 lâmpadas.
O alho pode ser plantado
Devido ao fato de que a cebola e o alho têm o mesmo conjunto de nutrientes preferenciais, e as duas plantas têm raízes de comprimento quase igual, é melhor não plantar alho no solo onde seu parente costumava crescer.
Mas o alho coexiste perfeitamente em áreas junto com:
- Tomates
- pepinos;
- abóbora;
- abobrinha;
- culturas de cereais.
O que não se pode dizer sobre:
- beterraba;
- berinjela;
- batatas
- cenouras;
- rabanete.
O que não pode ser plantado depois das cebolas
É natural que, nos canteiros libertos de cebolas, outros membros da família das cebolas cresçam fracamente, representados por
- cebolinha;
- alho selvagem;
- alho-poró;
- alho
- chalotas.
Após o qual os vegetais não podem ser plantadas cebolas
Antes de tudo, isso se aplica a todos os membros da família das cebolas, listados acima. Cebola sente-se tão desconfortável com eles quanto com ele. Um efeito semelhante é exercido pelos antecessores na forma de amarílis e flores de lírio.Os antecessores representados por:
- espargos
- sábio;
- aipo.
Importante! Absolutamente todas as culturas que crescem em um só lugar por mais de 3 anos são um predecessor muito ruim para as cebolas.
O que é melhor plantar ao lado
Excelentes vizinhos, afetando bem o crescimento das cebolas e protegendo-as de doenças e pragas, são apresentados:
- beterraba;
- morangos
- endro;
- manjericão;
- hortelã;
- agrião;
- cenouras;
- rabanete;
- repolho;
- espinafre.
- ervilhas;
- feijão;
- Feijões
- sábio;
- margaridas.
Por exemplo, em campo aberto, eles podem crescer simultaneamente em uma cama comum:
- conjuntos de cebola;
- Tomates
- cebolinha;
- cenouras;
- Espinafre
- agrião.