Se você não mora em uma casa particular, mas adora carne de codorna, a opção de criá-las em um apartamento na cidade é para você. Este método tornou-se popular nos últimos anos, pois está disponível para todos e não requer investimento de uma grande quantia de dinheiro.
Codornas podem ser mantidas em um apartamento?
Na cultura japonesa, codornas são classificadas como pássaros que trazem felicidade e prosperidade para a família, para que você não surpreenda ninguém pela presença no apartamento. Eles são mantidos em gaiolas, assim como mantemos papagaios, mas os benefícios do primeiro são muito maiores.
Em nosso país, ainda é incomum encontrar essas aves no apartamento, mas graças à utilidade de seus ovos e carne, todos os anos essa prática está se tornando cada vez mais popular.
Você sabe Ovos de codorna contêm vitaminas e minerais, além disso, eles não têm colesterol, prejudicial aos vasos sanguíneos humanos.
Dado que codornas são aves despretensiosas, então elas podem ser criadas em um apartamento. O principal é fornecer a dieta certa e monitorar as condições sanitárias.
Por que o cheiro aparece no apartamento?
Por falar em criar codornas no apartamento, as pessoas estão preocupadas com o possível cheiro desagradável e sujeira que os pássaros criam. A maioria acredita que essa ocupação certamente transformará o apartamento em uma sala com condições insalubres e um odor desagradável constante. Tudo isso é verdade, mas em parte.
A principal razão para o aparecimento de um odor desagradável é a negligência de regras elementares para o tratamento de codornas e limpeza prematura da caixa de areia. É suficiente limpar as células diariamente e, no verão, equipá-las com um capuz adicional para que o odor desagradável não se espalhe.
O uso de camas de gatos em banheiros também é eficaz, pois absorvem odor e umidade desagradáveis.
Apresenta cuidados e manutenção inodora
Apesar da simplicidade de manter essas aves, existem recomendações para ajudar a evitar erros cometidos por iniciantes nesse assunto, além de criar condições para a criação de codornas, eliminando o cheiro desagradável no apartamento.
Como escolher bons indivíduos?
Um componente importante do conteúdo de codornas em um ambiente de apartamento é a escolha da raça correta de aves.
Para fazer isso, siga as seguintes regras:
- a melhor opção é comprar pintinhos de 1 a 1,5 meses (nessa idade eles poderão mudar de casa, adaptar-se a um novo local de vida e não são tão propensos a doenças);
- preste atenção à aparência dos pássaros: não deve haver crescimento no bico ou nas patas, as penas são lisas e livres de defeitos;
- os pintos devem estar ativos, com bom apetite;
- nos pássaros velhos, o bico tem uma forma curvada e sem corte, você não precisa desses pássaros. Escolha apenas os jovens com bico afiado e reto.
Importante! O restante da alimentação nos alimentadores é um local ideal para a reprodução de bactérias nocivas, portanto, sempre deve ser tomado.
Requisitos básicos de codornas
Antes de começar a criar este pássaro em casa, você precisa garantir que você pode fornecer tudo o que é necessário para uma vida e reprodução confortáveis.
Para fazer isso, você deve se familiarizar com os requisitos básicos:
- é necessário comprar uma bateria de célula especial, se o número na gaiola exceder 50 aves;
- é possível colocar a gaiola na varanda, desde que esteja isolada, bem como a possibilidade de correntes de ar;
- Evite colocar a gaiola no sol brilhante, pois isso cria estresse adicional para os pássaros. O melhor é um lugar com pouca luz;
- a presença de uma gaiola especial que contém uma bandeja de areia e também é capaz de proporcionar condições de vida confortáveis para o pássaro;
- é necessário fornecer às codornas um local silencioso, pois o ruído constante dos carros levará a uma diminuição na produção de ovos;
- fornecer às aves alimentação e água potável regularmente (interrupções na dieta causam estresse adicional e afetam o número de ovos recebidos).
Condições de detenção
Para um bom desempenho, codornas exigem a criação de certas condições, a saber:
- a temperatura do ar deve estar 18-22 graus acima de zero;
- a umidade não deve ser inferior a 50%;
- o horário de verão deve ser de 17 a 18 horas, isso é possível usando lâmpadas convencionais;
- a nutrição deve ser regular e completa, cerca de 30 g de ração para cada codorna;
- deve ser fornecido livre acesso a água limpa;
- fornecer ventilação constante da sala, mas sem correntes de ar;
- se você planeja manter os pássaros na varanda, um armário onde você pode colocar gaiolas é adequado para esse fim.
Você sabe Os ovos de codorna contêm terosina, o que ajuda a manter uma aparência saudável, por isso são usados para fazer cremes cosméticos e xampus.
Arranjo celular
Um componente importante é o arranjo adequado das células - elas devem estar equipadas com os seguintes elementos:
- o fundo é feito de malha, sob a qual uma bandeja de areia está instalada. Deve ser limpo diariamente. O palete deve ser preenchido com uma mistura que não permita que um odor desagradável se espalhe;
- para codornas reprodutoras, são feitas gaiolas de 30x40x25 cm para acomodar 4 fêmeas e 1 macho. Caso contrário, as células são criadas dependendo do número futuro de indivíduos;
- você precisa instalar alimentadores de bunkers e taças em quantidades suficientes;
- para galinhas, são necessários 85 cm2. espaço, enquanto que para ninhada - 125 cm2;
- altura do teto não deve ser superior a 30 cm;
- uma bandeja inclinada especial é criada para os ovos;
- é necessário prever a possibilidade de estabelecer partições nas células, se necessário.
Cuidados com pássaros
Cuidar de codornas é fácil, mas exige regularidade. Você não deve interromper o cronograma de nutrição, pois qualquer estresse afetará o desempenho das aves, além de garantir uma temperatura confortável, umidade e correntes de ar.
Ao cuidar de codornas, um pré-requisito é a limpeza diária da caixa de areia, para não criar condições insalubres que levarão a várias doenças fatais.
Alimentação
Igualmente importante na preparação para a criação de codornas é a escolha dos alimentos. Você pode cozinhar sozinho ou comprar uma mistura pronta que seja adequada para iniciantes neste campo.
Adultos
Para preparar a ração, é necessário moer trigo, soja e milho. Como aditivo, use farinha de peixe ou gordura, óleos vegetais, vitaminas e minerais.Como uma mistura pronta, geralmente é usado alimento para galinhas poedeiras. A regra básica é não alimentar demais, pois isso reduz a produção de ovos de codorna.
Independentemente de qual alimento você usa, os seguintes suplementos também são necessários:
- cálcio, obtido a partir de giz, casca de ovo e limão;
- cebolinha, trigo germinado, batata cozida;
- resíduos de vegetais;
- vários tipos de insetos, como vermes, caracóis e aranhas;
- urtiga, dente de leão, alcachofra de Jerusalém.
Pintainhos
Após a eclosão em uma incubadora, não deve passar mais de 12 horas antes que os filhotes recebam a primeira porção de alimento. Uma opção ideal para sua alimentação é um alimento especializado para frangos de corte, que devem ser triturados com um tamanho não superior a 2x2 mm.
Se aconteceu que você não conseguiu, basta esfregar a gema do ovo de codorna em uma peneira. Você pode pegar um ovo de galinha, mas isso aumentará o risco de contrair uma doença.
Após 4-6 dias, você pode começar a dar trigo ou arroz moído finamente. Também não é supérfluo adicionar peixe cozido picado, queijo cottage ou cebola à dieta de filhotes. Na segunda semana, você pode diversificar sua dieta adicionando cascas de ovos trituradas, giz e limão. Depois de um mês, você pode mudar para alimentar um pássaro adulto.
Importante! Você não pode dar aos filhotes um grão inteiro de cevada ou aveia, pois é afiado o suficiente para danificar o estômago e levar à morte.
Prevenção de doenças
Como qualquer ave, as codornas são suscetíveis a doenças.
Comuns são:
- ornitose;
- Doença de Newcastle;
- pullorose;
- colibacilose;
- aspergilose;
- helmintíase;
- pasteurelose;
- salmonelose.
- limpe a caixa de areia uma vez por dia, duas vezes por dia no verão;
- limpe regularmente os alimentadores e as tigelas de sujeira, atualize regularmente a água;
- não mantenha codornas de diferentes idades juntas;
- monitorar a limpeza da célula e a sala em que vivem;
- use apenas ovos de codorna para alimentar os filhotes, não o frango.
Dado que esses pássaros são bastante tímidos, são fáceis de assustar. Mesmo movimentos bruscos podem levar ao susto, como resultado de codornas, ele fará um salto acentuado e poderá ser ferido no teto da gaiola. Para evitar isso, você precisa usar uma rede de pesca, que se estende um pouco abaixo do teto.
Recomendações adicionais para iniciantes
Os iniciantes têm muitas perguntas, especialmente quando se trata de criar pássaros.
Por conveniência, reunimos as melhores recomendações:
- deve haver sempre um suprimento de alimento para as aves, para que, inadvertidamente, não haja problemas com a dieta, as interrupções causarão estresse nas aves
- desnecessariamente, deve-se abster-se de pegar pássaros;
- não use papel ou jornal como lixo, pois suas pernas podem se separar;
- certifique-se de que a sala em que a codorna é mantida esteja sempre seca e ventilada;
- a iluminação não deve cegar os pássaros ou ser muito brilhante;
- toda semana é necessário dar às codornas a oportunidade de nadar na areia, para que elas se livrem dos parasitas.