Além do mel, as abelhas produzem vários produtos mais úteis. Entre eles está o pão de abelha. Os proprietários de apiários devem estar cientes das propriedades deste produto da apicultura e de como extraí-lo adequadamente da colméia em casa.
Principais Funcionalidades
O perga (perga) ou pão de abelha é o pólen do pólen coletado pelas abelhas das plantas, depositado em favos de mel, selado com mel e preservado pelo ácido lático. Os insetos a produzem para sua própria alimentação e alimentação. Contém as proteínas e carboidratos necessários, aminoácidos, vitaminas e substâncias enzimáticas. Este produto é estéril.
Importante! Se não houver colméia na colméia, o útero interrompe a postura dos ovos, os construtores de abelhas interrompem a construção de favos de mel e a liberação de cera.
Uma célula contém cerca de 140-180 mg de carne bovina - essa quantidade é suficiente para alimentar 1-2 larvas. A cor e o sabor do produto variam dependendo de quais plantas são coletadas de pólen e qual é seu prazo de validade. Na maioria das vezes, é colorido, tem gosto de multivitaminas. Pode ser azedo, amargo, doce, dependendo do local de coleta. Após a extração do favo de mel, a perga tem a forma de um prisma hexagonal.
Como é formado o pão de abelha?
O processo de formação do pão de abelha é o seguinte. Ao voar ao redor das flores, a abelha coleta grãos de pólen. Na colméia, ela os traz em uma cesta nas patas traseiras e passa a bater em favos de mel e a selar com mel. Depois que o pólen é preservado, o oxigênio para de acessá-lo. Em alta umidade e temperatura, ele germina, sob a influência de mel e enzimas, é realizada a fermentação do ácido lático, que termina após 15 dias. Após o processo completo de fermentação, o pão de abelha se torna estéril e pode ser armazenado por um longo tempo.
Você sabe O fóssil mais antigo de uma abelha são os restos encontrados no território da Birmânia. Os cientistas acreditam que têm cerca de 100 milhões de anos. O inseto descoberto tem pernas traseiras, como uma vespa, e o corpo é pubescente, como uma abelha.
Métodos de extração industrial
Em condições industriais, a extração do pão de abelha é realizada por secagem: natural, convectiva, a vácuo.
Secagem natural
A secagem em condições naturais envolve a secagem ao ar fresco sob uma cobertura ou em uma área bem ventilada. Com este método, o produto sai com a mais alta qualidade. A desvantagem do método é a duração do processo.
Secagem por convecção
A secagem por convecção é realizada diretamente nas colmeias. Apicultores que trabalham em pequenos apiários, esse método não é utilizado devido ao alto custo.
Secagem a vácuo
Este método envolve o uso de uma unidade de vácuo especial. Sua principal desvantagem é seu baixo desempenho. A vantagem é que, com ele, você pode esvaziar as células com facilidade e rapidez, esticando os grânulos delas.
Métodos de extração doméstica
Existem quatro maneiras principais de como extrair rápida e facilmente o produto apícola descrito dos favos de mel: por imersão, congelamento e secagem. Cada um deles tem vantagens e desvantagens. Antes de remover o quadro, ele deve ser cortado em várias partes para facilitar o uso.
Você sabe As abelhas descendem de vespas predadoras. Os cientistas sugerem que uma mudança nas preferências alimentares de insetos ocorreu após a ingestão de indivíduos que foram polvilhados com pólen.
Imersão
Este método é considerado não muito bom, porque no processo a partir da purga um grande número de elementos úteis é perdido. Requer uma grande capacidade para colocar os quadros cortados em partes. O recipiente deve ser preenchido com água fria para que todas as células nele imersas. Duração de imersão - 2-3 horas. Posteriormente, os grânulos são removidos manualmente.
Congelamento
Partes da armação devem ser embrulhadas em filme plástico ou colocadas em um saco. Em seguida, coloque em um freezer, resfriado a uma temperatura de –10 ° C, mas não mais baixo. A duração do congelamento é de 3 horas. Depois disso, a estrutura deve ser removida, esmagada com uma vara de madeira. Separe os grânulos das cascas de cera manualmente.
Outra maneira é colocar a estrutura para triturar em um liquidificador e depois separar os grânulos da cera peneirando com uma peneira com diâmetros de 3 mm. A cera passará pela peneira e os grânulos permanecerão na grade.
Secagem natural
Esse método é o mais longo, mas ao mesmo tempo o mais popular, e permite economizar a quantidade máxima de substâncias valiosas. Os quadros são transferidos para uma sala onde a luz do sol não penetra, onde é observado um nível mínimo de umidade e o regime de temperatura é mantido em + 20 ... + 25 ° C. A duração da secagem em condições naturais é de 2 a 3 meses. Depois disso, os grânulos devem ser separados manualmente do favo de mel.
Secagem em secador elétrico
Você pode reduzir o tempo de secagem colocando peças ou molduras inteiras em um secador elétrico. A uma temperatura de + 30 ... + 35 ° C, a secagem ocorrerá após 8 a 10 horas. Depois disso, os grânulos, como no método anterior, são separados manualmente.
Áreas de aplicação do pólen de abelha
As pessoas usam este produto da apicultura para comer, bem como nas receitas da medicina tradicional para melhorar a composição do sangue, aumentar os níveis de hemoglobina, normalizar o sistema digestivo, aumentar a resistência do corpo contra infecções bacterianas e virais, acelerar a regeneração tecidual e retardar o processo de envelhecimento.
Importante! Fortes reações alérgicas podem ocorrer no pão das abelhas, bem como no mel, em pessoas propensas a alergias.
Além disso, o pão de abelha é amplamente utilizado para tratar várias doenças em apiterapia. Portanto, o pão de abelha é um produto útil para apicultura. Não é fácil extraí-lo do favo de mel. Muitos métodos são usados para recuperação, incluindo secagem, congelamento e imersão.