De tempos em tempos, os apicultores precisam expandir suas famílias no apiário. Você pode aumentar o número de insetos por conta própria, mas nem sempre ao mesmo tempo a coleta de mel permanecerá no mesmo nível. Alguns métodos permitem propagar rapidamente colônias de abelhas sem comprometer a coleta de mel. Sobre como aumentar corretamente o apiário, leia abaixo no artigo.
Por que o apiário está aumentando?
Um aumento em um apiário implica um aumento na família de abelhas, ou seja, o número de insetos nessa família.O objetivo principal de aumentar um apiário é expandir a apicultura e aumentar a produtividade das famílias de abelhas. Mais abelhas produzirão mais mel. Assim, a produção de mel aumenta e o volume apiário cresce.
Como e quando aumentar o apiário sem comprometer a coleta de mel?
Sob condições naturais, a família das abelhas se reproduz por enxames.
No entanto, este tipo de criação tem várias desvantagens:
- enxame natural ocorre espontaneamente;
- o apicultor controla fracamente a família de abelhas que pululam;
- os enxames são difíceis de capturar, geralmente voam para longe do apiário e não retornam;
- se o enxame cai durante o período de coleta do mel, a produtividade dos insetos diminui.
Assim, o enxame natural não permite aumentar o volume apiário em pouco tempo, causando danos à coleta de mel. Para evitar conseqüências prejudiciais, os apicultores aumentam o volume do apiário por métodos artificiais.
A reprodução artificial de abelhas é um aumento no número de indivíduos em colônias de abelhas sob o controle de um apicultor. Em termos práticos, os apicultores desenvolveram vários métodos para aumentar artificialmente as colônias de abelhas. Independentemente do método escolhido, o processo de criação é iniciado antes do início do enxame. Na faixa do meio, a reprodução natural ocorre entre meados de maio e meados de junho. Assim, a criação direcionada de colônias de abelhas deve começar em abril.Você sabe Segundo os arqueólogos, os antigos egípcios às vezes usavam o mel como pagamento de impostos.
Métodos de crescimento de apiário
Existem muitos métodos para aumentar o apiário, e cada apicultor determina empiricamente o que é conveniente para si.
Abaixo estão os métodos mais populares na apicultura:
- A formação de colônias de abelhas a partir dos núcleos. O núcleo é uma pequena família na qual um útero sobressalente é armazenado. Para a reprodução, é utilizado um núcleo invernado com sucesso. Após a chegada da primavera, os insetos começam a crescer ativamente - eles colocam mel e pão de abelha no ninho, alimentam-nos com calda de açúcar. Sob condições favoráveis, a ninhada assumirá o quadro em breve. Depois disso, o ninho do núcleo é movido para uma colméia separada. Em novas condições, as abelhas se desenvolvem independentemente e já no primeiro verão mostram alta produtividade na coleta de mel.
- A divisão da família em duas partes. Este método consiste em transferir metade da ninhada e abelhas para uma nova colméia. Para formar uma nova família, um útero é comprado em um viveiro e plantado em uma nova colméia.
- Placa no útero. Para executar esse método, a colméia com a colônia de abelhas é transferida para um novo local. No mesmo local, eles colocam uma nova colméia. É necessário transferir todos os quadros com uma ninhada selada, o útero e um quadro com uma ninhada aberta da colméia antiga, bem como 2-3 quadros com uma cera. Em breve, os insetos que trabalharão voarão para uma nova colméia. Depois disso, um novo útero é colocado no antigo.
- Formação de camadas. Camadas de colônias de abelhas são formadas em uma colméia ou prédio separado. Existem dois tipos de formação de camadas: camadas individuais e coletivas. Para formar camadas individuais de uma família com aproximadamente 8 quadros de ninhada, até 3 quadros são preenchidos com uma ninhada selada.Além disso, as abelhas devem se sentar nos quadros selecionados. Eles são colocados em uma colméia, juntamente com 2 quadros de mel, sacudindo um pequeno número de insetos da família das abelhas-mãe. Depois de algum tempo, o útero é plantado para uma nova camada. As camadas pré-fabricadas se distinguem pelo fato de que ninhadas e insetos selados são retirados de diferentes famílias de abelhas.
Importante! Ao formar uma camada pré-fabricada de abelhas, elas são fumigadas com fumaça. Além disso, gotas de hortelã são usadas. Portanto, insetos conectados de famílias diferentes não se opõem agressivamente.
Instruções passo a passo para aumentar o apiário
O método de aplicação apiário apresentado abaixo é um dos mais eficazes. Consiste na rápida formação de um leque de abelhas.
Vídeo: expansão rápida do apiário
Os apicultores realizam o seguinte:
- Retire o útero da colônia de abelhas.
- Após 4-5 horas, coloque uma moldura para vacinação na colméia.
- Quando as larvas forem criadas nesta família e as células rainhas forem impressas, coloque-as em células especiais de apicultura. Assim, licores-mãe serão cultivados nesta família de abelhas.
- Pegue um quadro da colméia, independentemente de haver uma ninhada ou não.
- Coloque dois quadros de mel pré-preparados na colméia.
- Entre os quadros de mel, coloque o quadro previamente limpo com as abelhas.
- Abra a célula com o útero e coloque-a no fundo da colméia.
Importante! Este método não é adequado para apicultura industrial. Recomenda-se usá-lo em apiários pequenos e médios.
Dicas para apicultores iniciantes
Uma dica importante de apicultores experientes é sempre aderir ao momento da criação artificial de colônias de abelhas. Se você não tiver tempo antes do início do enxame, as abelhas começarão a enxamear. Nesse caso, você não poderá aumentar o apiário. Os métodos acima para aumentar o apiário estão associados a determinadas nuances. Portanto, a divisão das famílias em duas partes é realizada apenas com bom tempo. Em condições favoráveis, todas as abelhas que voam para um novo lar.
Ao formar camadas, é necessário colocar molduras com uma ninhada selada da família antiga. Em vez disso, molduras com favos de mel vazios ou cera são colocadas na antiga colméia. Se isso não for feito, as abelhas velhas no leito morrerão no momento em que o útero estiver semeando uma moldura. Além disso, levando uma ninhada impressa de famílias fortes, o apicultor restringe o enxame de insetos. As abelhas operárias começarão rapidamente a reconstruir os favos de mel em uma estrutura vazia.
Na prática, os apicultores usam vários métodos para expandir o apiário. Usando as instruções passo a passo descritas acima, você pode aumentar facilmente o número de famílias de abelhas sem comprometer a coleta de mel.Você sabe Durante as escavações na Grécia, os cientistas descobriram moedas com imagens de abelhas cunhadas. Os resultados remontam à Grécia antiga.