Os apicultores tendem a procurar a raça perfeita. Afinal, a produtividade apícola depende em grande parte das abelhas. E se você gasta dinheiro e tempo, precisa conhecer as características básicas das raças, como elas diferem das outras e quais abelhas são melhores. No artigo, você encontrará informações sobre as raças de karnik e karpatka, que o ajudarão na pesquisa.
Recurso e Recursos
Todas as raças de abelhas têm suas próprias características benéficas. Às vezes, eles são reforçados se os fornecedores não venderem uma linhagem de linhagem limpa. Isso ocorre porque a maioria das abelhas rainhas pode acasalar com drones de qualquer raça que encontrarem durante o voo de acasalamento, portanto, o apicultor geralmente não pode garantir a raça de esperma obtida pela rainha.
Você sabe Acredita-se que as abelhas estejam vivendo na Terra há cerca de 30 milhões de anos. Seus restos foram encontrados em sedimentos do período terciário. Enquanto a idade do homo sapiens — apenas algumas dezenas de milhares de anos.
Uma linha absolutamente limpa é obtida por inseminação artificial da “abelha rainha”. E essas abelhas são muito caras. Ao decidir sobre uma compra, você precisa considerar esse recurso e só depois prosseguir com a comparação das raças apresentadas.
Origem
Karnika (Apis mellifera carnica, Pollmann) é originária da Eslovênia, sul da Áustria e de partes da Croácia, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Hungria, Romênia e Bulgária. É uma subespécie da abelha ocidental. Karnika adaptou-se ao clima da Europa Oriental, dos Alpes austríacos e dos Balcãs do Norte. É extremamente popular e ocupa o segundo lugar na Europa, depois da raça italiana.
A origem exata das abelhas dos Cárpatos não foi estabelecida. Entre as raças que poderiam ser seus fundadores, são chamadas tanto as estepes ucranianas quanto as abelhas alpinas. O habitat natural são os Cárpatos. A reserva correspondente inclui 4 regiões: Lviv, Chernivtsi, Ivano-Frankivsk, Transcarpathian. Para preservar a linhagem, é proibida a importação de outras raças para o território da zona de conservação.
Aparência e características da oviposição
Karnika tem uma cor marrom escura com uma pubescência prateada. A quitina escura tem pontos e listras mais claros. O comprimento da probóscide do indivíduo que trabalha é de 6,6 mm. A massa do indivíduo que trabalha é de 100 mg, o útero é infértil - 185 mg, o fetal - 205 mg. Sua produção de ovos é de 1400 a 2000 ovos por dia. Carpathian não é muito diferente em tamanho. Sua probóscide tem até 7 mm de comprimento. A massa de insetos, respectivamente: 110 mg / 185 mg / 205 mg.A cor é cinza. Na década de 1960, eles tentaram melhorar a raça dos Cárpatos, então hoje existem várias variedades dentro da raça nomeadas de acordo com a área de distribuição: synevyr, Rakhovsky, Goverla, Maikop. Os Rakhovskys adquiriram um tom opaco de prata, enquanto os Maykop adquiriram um certo amarelecimento, não típico das abelhas dos Cárpatos. A produção de ovos de uma abelha é de 1200 a 1800 ovos por dia.
Regiões de criação recomendadas
Ambas as raças podem ser cultivadas na Rússia, Ucrânia, Bielorrússia e Cáucaso. Eles são bastante resistentes e adaptados ao clima desses territórios.
Você sabe As pessoas começaram a recuperar o mel na Idade da Pedra. E a primeira evidência de que eles começaram a criar abelhas remonta ao Egito Antigo. Podemos dizer que a apicultura, como um tipo de atividade, tem agora cerca de 6 mil anos.
Descrição da abelha
O útero da raça dos Cárpatos pode ter várias opções de cores: da cereja escura ao quase preto. O peso médio de um indivíduo infértil é de 210 mg e o de postura de ovos é de 218 mg. A abelha de morango é caracterizada pelas seguintes dimensões: peso estéril - 180 mg, ovipositação - até 250 mg. A cor é marrom escuro com listras claras. De acordo com os apicultores, ele pode começar a pôr ovos já a uma temperatura de + 5 ° C; assim, pela coleta de mel na primavera, a família terá tempo para ganhar força.1. O útero da raça dos Cárpatos; 2. O útero do morango.
Como as abelhas se comportam
Ambas as raças são pacíficas. Eles não são agressivos quando examinados por um apicultor. A peculiaridade dos cárpatos é que eles podem tirar uma grande quantidade de mel dos forbes devido ao comprimento da probóscide, para que as famílias recebam mel, mesmo com plantas com pouco flores. Karnika pode ser criado mesmo em uma área urbana. Eles são bem orientados em áreas desconhecidas, bastante pacíficos e não inclinados a roubar mel de outras pessoas.
Como tolerar o inverno
Ambas as raças são igualmente resistentes ao inverno frio e toleram um clima adverso. Eles rapidamente constroem a força da família das abelhas e são capazes de criar grandes estoques de mel para o inverno.
Importante! As colméias não podem ser colocadas perto de rodovias, torres de comunicações móveis. A interferência de ruído pode ser uma fonte de estresse constante, o que causa a morte de abelhas.
Karnika se prepara para o inverno com antecedência. A alimentação é usada com moderação. Eles não precisam de condições especiais e podem passar o inverno em uma colméia com uma espessura de parede de 4 cm. É necessário aquecimento se a temperatura do ar na região cair abaixo de -20 ° C durante as geadas. A quantidade necessária de ração para o inverno é de cerca de 25 kg.
Resistência a doenças
Os morangos são resistentes a carrapatos, toxicoses de argamassa, acarapidose e paralisia. No inverno, eles podem obter nosemotosis. A ferida é extremamente rara.
Produtividade da raça
A produtividade do mel das abelhas dos Cárpatos é de 30 a 40 kg de mel. Produtividade de morango - 40–42 kg.
Vantagens e desvantagens das raças
Considere as qualidades positivas e negativas dos representantes de ambas as raças:
Raça dos Cárpatos | Karnika | |
Vantagens |
|
|
Desvantagens |
|
|
Características de criação e manutenção
Na primavera, os apicultores carregam colméias para fora da cabana de inverno. A temperatura do ar neste momento não deve ser inferior a + 12 ° C durante o dia. Se a família é forte e tem alimentação suficiente, não é necessário se apressar demais com a transferência. Se os insetos estiverem inquietos ou houver manchas de diarréia na colméia - vale a pena suportá-las mais cedo. O espaço da colméia é limpo de neve, os bebedores são preparados e, de manhã, em um dia calmo e ensolarado, as colméias são montadas em locais preparados. Permite que o sobrevôo não abra imediatamente.Também é necessário realizar uma inspeção dos resultados do inverno, limpar o fundo da queimadura, verificar a presença do útero e da ninhada. Se o útero estiver morto, um novo deve ser plantado. Se a colméia tiver menos de 10 kg de mel, será adicionada uma moldura com mel para alimentação. Pré-aqueça. Na ausência de uma estrutura sobressalente, coloque um alimentador com calda.
Importante! Em um dia ensolarado, as colmeias não podem ser verificadas. Neste momento, as abelhas são especialmente ativas e podem mostrar agressão máxima.
Eles contêm abelhas nas colméias. Pensa-se que os multicascos sejam mais adequados para reprodução e mais fáceis de manter. Se você precisar realocar as abelhas, esse trabalho também será realizado na primavera. Além disso, os apicultores verificam a estrutura e, se necessário, adicionam aspiradores vazios para a criação de abelhas jovens. O apicultor também controla o estado da família das abelhas e faz ajustes se houver sinais de enxame ou outras características comportamentais.
Linhagens de raças de abelhas, subespécies e suas características
Uma cepa é uma combinação bastante confusa de características genéticas que caracterizam um grupo específico de abelhas. As características da raça incluem comportamento, habitat, linha de reprodução da raça e até características de reprodução. A classificação não pode ser considerada precisa devido a muitas exceções às regras. Mas os especialistas têm seus próprios marcadores que os ajudam a classificar uma espécie de abelha específica.
Outras raças de abelhas
Todas as abelhas são divididas em 4 grandes grupos: melliferous, gigante, anão, indiano. Para a criação, os apicultores usam abelhas. Os nomes geralmente caracterizam a região de seu habitat. A maioria das raças está bem adaptada a climas temperados.
Cordovão
O termo "cordovan" vem do método de produção de couro em Córdoba, na Espanha. Distingue-se pela cor descrita como marrom avermelhado ou roxo. A característica genética dessas abelhas é uma cor específica, que se aplica às abelhas que trabalham, ao útero e aos drones.
Você sabe Segundo uma das lendas gregas, um enxame de abelhas se instalou no túmulo do fundador da medicina de Hipócrates, que desenvolveu um mel terapêutico especial.
Geneticamente cordovão - não uma raça, mas abelhas italianas de uma cor específica. A cor amarela normal desses insetos clareia e se expande, como resultado das quais essas abelhas são chamadas de "douradas". Segundo os apicultores, essas abelhas aceitam bem subornos. No inverno, a colônia consegue criar 5-7 quadros de ninhada e parece bastante forte.Eles têm uma reputação de serem muito obedientes. O útero é considerado muito prolífico, forma enormes colônias. Uma característica de grandes colônias é uma tendência a roubar mel. Isso não quer dizer que essa espécie seja muito difundida. Pode-se supor que eles sejam usados por apicultores amadores, uma vez que não há dados sobre seu uso industrial.
Buckfast
Buckfast (Buckfast) foi obtido através do cruzamento de muitas subespécies por volta de 1919 em Buckfast (Reino Unido). Sua criação agora ocorre em toda a Europa. A cor dos insetos é semelhante à antiga abelha italiana - é bastante escura.
- Entre as vantagens incluem:
- fertilidade uterina;
- baixo instinto de enxame;
- gentileza de caráter;
- alta resistência a doenças.
Buckfast produz menos própolis do que outras raças, mas invernos muito bem, consome ração economicamente, produz muito mel e cresce rapidamente a colônia. Segundo as avaliações, esta é a raça mais flexível, permitindo que o apicultor trabalhe com uma quantidade mínima de fumaça.
Russo Central
A Rússia Central teve origem no Território Primorsky da Rússia. Uma de suas principais características é a resistência a vários tipos de carrapatos parasitários, o que afeta positivamente a prole e a quantidade de mel. A cor dos insetos é cinza escuro. Teor de mel - 30 kg por estação. A raça é resistente ao frio. É considerado moderadamente agressivo.
Atualmente, esse tipo de abelha é criada com outros tipos para produzir raças resistentes a carrapatos, portanto esses insetos são mais caros, mas o custo compensa economizando em tratamentos de carrapatos e mantendo a família das abelhas.Ao escolher raças de abelhas, preste atenção à velocidade de construção da família, à meliferosidade e à resistência a doenças. Para fazer uma boa escolha, considere o clima e as principais características da raça.