Acostumada a usar o endro como tempero, não pensamos no fato de que, além do excelente sabor, a planta também possui uma ampla gama de propriedades úteis para o corpo humano. À primeira vista, uma cultura simples tem características e segredos próprios. Este artigo sugere que você se familiarize com as características detalhadas de uma planta, suas propriedades e contra-indicações benéficas, recursos de aplicação e regras básicas de cultivo.
Importante! É necessário adicionar endro a um prato já preparado, pois durante a fervura a planta perde completamente seu aroma picante.
Dill é um vegetal ou não
Antes de prosseguir com a descrição da cultura, é necessário descobrir se o endro ainda se aplica a vegetais ou verduras. Esta é uma cultura vegetal pertencente às plantas herbáceas anuais do gênero Umbrella. Esta família inclui apenas uma espécie - endro odorífero, popularmente apelidado de jardineiro. Sob as condições naturais de crescimento, pode ser encontrada na Ásia e, como planta de jardim, é cultivada em todo o mundo.Simplificando, a planta é uma grama com caule alto, no qual apenas brotos laterais são comestíveis e, no topo, há uma flor desabrochando que parece um guarda-chuva. Com base nessas características, podemos atribuir com segurança a cultura aos chamados "vegetais apimentados", que também incluem cebolinha e salsa que são bem conhecidas por nós. A conclusão sugere-se: o endro é uma cultura herbácea usada como um daqueles produtos agrícolas que são comumente chamados de vegetais.
Descrição e características da planta
O endro é uma das plantas herbáceas anuais, cuja altura varia de 45 a 130 cm.Além da Ásia, o Egito e o sul da Europa, onde é cultivada há mais de um século, também são considerados o berço da planta. O caule é bastante denso, único, as folhas são verde-escuras, apresentam um aroma característico e rico em cultura. Como os frutos do endro são sementes ovóides marrom-acinzentadas. Os rebentos são eretos, sua altura média atinge 30 cm.
Você sabe Para os povos antigos, o endro a princípio não representava absolutamente nenhum valor nutricional; eles o usavam para fins decorativos. Por exemplo, os antigos gregos e romanos, juntamente com as rosas, apresentaram um buquê de endro aos seus amantes como um sinal de eterno amor e devoção, e os antigos vencedores, além de coroas de louros, também foram premiados com coroas de endro. Pelo tempero, também era costume decorar as casas e sepulturas de pessoas nobres.
A massa de uma planta não excede 15 g O período de floração da colheita cai de junho a julho e atinge a maturação total no final de julho - início de setembro. A especiaria de qualidade é caracterizada por tamanho médio, dureza e ausência de defeitos na forma de manchas amarelas ou marrons escuras.
Até o momento, a planta encontrou ampla aplicação como tempero, sendo possível seu uso tanto na forma fresca quanto na sal e na forma seca, adicionando uma variedade de pratos. Além de alimentos, a planta também é popular nas indústrias de sabão, conservas e química.
Composição química e teor calórico
Devido ao baixo teor calórico - apenas 42 kcal por 100 g, o endro adquiriu o status de um dos vegetais mais adequados para alimentos dietéticos. A planta também contém uma enorme quantidade de vitaminas, tornando-a não apenas útil, mas também um produto indispensável para o combate a doenças crônicas.
O componente predominante na composição da especiaria é a vitamina C - está contida no vegetal por cerca de 100 g. É com sua ajuda que ocorrem reações redox e o funcionamento do sistema imunológico, e sua falta é repleta de uma deterioração geral do bem-estar e hemorragias nasais devido à fragilidade dos capilares sanguíneos.
Você sabe Os antigos egípcios usavam uma decocção de endro para aliviar dores de cabeça. A propósito, é graças à planta que o famoso pepino em conserva ajuda a eliminar a ressaca pela manhã de maneira tão eficaz.
Uma quantidade menor de endro também contém vitaminas A, PP e grupo B; no entanto, juntos, eles criam um antioxidante bastante poderoso que pode impedir o aparecimento da maioria das doenças. A composição química da planta também é caracterizada por um maior teor de fibras, proteínas, gorduras, carboidratos e minerais.
Valor nutricional:
- teor calórico - 42 kcal;
- proteínas - 2,6 g;
- gorduras - 0,5 g;
- carboidratos - 7,3 g;
- água - 85,6 g.
Vitaminas:
- A - 753 mcg;
- B1, tiamina - 0,04 mg;
- B2, riboflavina - 0,1 mg;
- B5, ácido pantotênico - 0,30 mg;
- B6, piridoxina - 0,20 mg;
- C, ácido ascórbico - 100 mg;
- E, alfa tocoferol - 1,8 mg;
- PP - 1,5 mg.
Oligoelementos:
- ferro - 1,9 mg;
- Manganês - 1,265 mg;
- cobre - 150 mg;
- zinco - 0,90 mg.
Macronutrientes:
- potássio - 340 mg;
- cálcio - 225 mg;
- magnésio - 73 mg;
- sódio - 40 mg;
- enxofre - 35,7 mg;
- fósforo - 94 mg.
Propriedades do endro
Além de seu sabor excepcional, o vegetal picante também possui uma lista invejável de propriedades medicinais para o corpo humano. É por isso que começou a ser amplamente utilizado para eliminar doenças aparentemente incuráveis. Considere as propriedades benéficas e contra-indicações para o uso de plantas em mais detalhes.
Benefício
- A lista de propriedades úteis do tempero é bastante impressionante:
- ajuda a aumentar o apetite, melhora o metabolismo e o trato gastrointestinal;
- Sendo um antioxidante natural, remove perfeitamente o estresse e a tensão nervosa e também estabiliza o sistema cardiovascular. Também é útil usar a planta para insônia, hipertensão, doenças do estômago e rins e várias outras doenças;
- devido ao seu baixo teor calórico e alto teor vitamínico, o endro é um produto inestimável na nutrição alimentar. É recomendado para uso por nutrizes, pois ajuda a melhorar a lactação;
- Possui efeito analgésico, podendo ser utilizado para aliviar a dor ulcerativa;
- o alto teor de óleos essenciais ajuda a aliviar o escarro ao tossir;
- amplamente utilizado em cosméticos, removendo perfeitamente a vermelhidão e vários tipos de inflamação na pele.
Importante! Não é recomendado plantar endro após o aipo. Os melhores antecessores para a colheita são pepino, repolho, cebola, cenoura e alho.
Danos e contra-indicações
Dill pode causar danos significativos apenas em caso de abuso. Se você usá-lo em quantidades ilimitadas, poderá sentir dor no estômago e intestinos, além de deficiência visual temporária e uma quebra acentuada. No entanto, é improvável que alguém pense em comer esta planta em cachos. Como outros vegetais, ele tem várias contra-indicações.
- É necessário excluir o tempero da sua dieta para as pessoas:
- com maior sensibilidade aos óleos essenciais;
- pessoas que sofrem de alergias;
- com hipotensão, uma vez que a capacidade do endro para baixar a pressão arterial pode ser fatal.
Recursos do aplicativo
A variedade de especiarias é bastante extensa, e isso se deve ao sabor e às inúmeras propriedades benéficas. Antes de tudo, o endro é usado ativamente na medicina - os médicos recomendam incluí-lo na dieta com dieta para obesidade, doenças do fígado, rins e bexiga. As sementes da planta são usadas como infusão para doenças intestinais, exercendo um efeito antiespasmódico e reduzindo seu peristaltismo.A infusão de endro também é eficaz como expectorante e diurético. A planta é amplamente usada na culinária - devido ao sabor e aroma rico em especiarias, pode ser usada tanto na forma fresca quanto na seca e salgada. O endro é usado quando adicionado a saladas, sopas e vários pratos de carne e peixe.
Complementa perfeitamente e confere um sabor picante a batatas jovens, queijo, queijo cottage, chucrute. As sementes da planta também podem ser aromatizadas com vinagre, chá e marinadas, e o óleo de endro é muito popular na criação de produtos de confeitaria. O aumento do conteúdo de fitoncidas na planta torna possível usá-lo ao salgar legumes e preservá-los de mofo e deterioração prematura.
O óleo essencial extraído do endro não é menos multifuncional - é usado em quase todas as indústrias, de alimentos a sabão. Dill também encontrou seu uso em perfumes - com a ajuda de extratos de suas sementes, um grande número de composições de perfume é criado e elas também são adicionadas a cremes e cremes dentais.
As regras básicas do crescimento
A despretensão da planta permite que ela seja cultivada em quase todas as regiões e condições climáticas, mas longe de todo mundo cresce verduras densas e suculentas. O fato é que a maioria dos produtores de hortaliças não leva em consideração as características da cultura, sem as quais é quase impossível obter bons resultados. O não cumprimento das práticas agrícolas pode levar a plântulas fracas e a baixa produção agrícola, mesmo no caso de semear sementes saudáveis e frescas.
Para endurecer em tempo hábil, satisfeito com seu aroma rico em especiarias, é necessário aderir às seguintes regras simples:
- A planta prefere um clima quente e moderadamente úmido e, portanto, a cultura é melhor cultivada pelo método de mudas, semeando nos estágios iniciais para protegê-la da geada.
- O tempo de semeadura das mudas deve variar entre o início de março e meados de abril e pode ser plantado em campo aberto no final de maio.
- A cultura fotófila não tolera correntes de ar e sombra, portanto, é necessário plantá-la apenas em locais bem iluminados e protegidos da seção de vento.
- Antes do transplante, é necessário introduzir húmus no solo (1/3 de balde por 1 m²) ou, na sua ausência, um verbasco diluído e adicionar uma colher de sopa de nitrofoska.
- A distância entre as mudas deve ser de pelo menos 5 cm e o intervalo entre as linhas deve ser de 25 a 30 cm.
- A primeira vez que as plantas devem ser cobertas com um filme até o estabelecimento final de condições climáticas favoráveis.
- A rega deve ser moderada - 1-2 vezes por semana.
- Certifique-se de remover as ervas daninhas, afrouxar e subir o solo.
- É melhor começar a colheita a partir do momento em que as inflorescências são formadas na planta - durante esse período, a altura do arbusto estará entre 35 e 40 cm.
- É recomendável armazená-lo na forma seca, mas você também pode mantê-lo na geladeira.
Hoje, o endro é merecidamente um dos vegetais mais populares amplamente utilizados em todas as indústrias. Por seu benefício e bom gosto, ele adquiriu o status de uma das plantas favoritas dos jardineiros e, dada a despretensão e a facilidade de cultivo, também é a mais comum.