As razões para a secagem de plantas de tomate em estufa são muitas. No entanto, quase todos eles se baseiam em uma ou outra violação das regras agrotécnicas para o cultivo de tomate. Isso se aplica igualmente às doenças e pragas que provocam esse problema, pois na medida em que atuam precisamente nas plantas enfraquecidas por cuidados inadequados. Leia mais sobre as causas da secagem de plantas de tomate em estufa, leia mais no artigo.
Caracterização da cultura do tomate
Pertencente à família solanácea, o tomate é uma planta herbácea com um caule que atinge uma altura de 0,3 ma 2 m, e um sistema radicular que pode aprofundar mais de 1 m. espécies, mas os frutos em forma de bagas de tamanhos diferentes parecem espetaculares quando pintados em vários tons de vermelho, além de amarelo, branco, verde e até preto.A massa de tomate varia de 50 a 800 g e é uma das hortaliças mais populares. Ao mesmo tempo, são classificados entre os vegetais mais caprichosos, exigindo aderência estrita às regras agrotécnicas e muito cuidado ao cuidar deles.
Você sabe A autoridade dos botânicos que atribuem tomates às bagas não foi suficiente para a Suprema Corte dos EUA, que condenou os tomates a serem vegetais. Mais «além disso» a União Européia foi, classificando os tomates como frutas.
As principais razões para secar tomates em uma estufa
Violações culturais
Os principais métodos agrotécnicos de tratamento de tomate na forma de adubação, rega e garantia de iluminação ideal em caso de violação pode levar a sérias conseqüências:
- A fertilização excessiva de tomates com fertilizantes orgânicos geralmente leva a um desequilíbrio de nutrientes no solo. Como resultado, um excesso de nitrogênio e uma deficiência de fósforo, potássio e zinco provocam torção das folhas nos arbustos de tomate com sua subsequente secagem. Além disso, a alimentação de matéria orgânica na forma de estrume causa a liberação ativa de amônia, que pode causar queimaduras na folhagem do tomate.
- Embora o tomate seja uma cultura que adora a umidade, rega excessiva capaz de causar danos significativos a eles, levando também a ondulação da folhagem e sua morte.
- Sendo simultaneamente uma cultura amante do calor, os tomates a este respeito não sofra excessos reagir a temperaturas excessivamente altas secando folhas e morte de plantas. Isso ocorre a uma temperatura ambiente de + 35 ° C e acima.
- Outra razão para a secagem de uma planta de tomate pode ser falta de iluminação com pouca luz do dia.
Você sabe Ao contrário da maioria das frutas de plantas, durante o tratamento térmico, o tomate não perde, mas, pelo contrário, adquire propriedades úteis. Mas na geladeira, pelo contrário, elas perdem suas propriedades benéficas - novamente, em contraste com a maioria dos outros produtos vegetais.
Pragas e doenças
Plantas enfraquecidas por cuidados inadequados são expostas a ataques de pragas e infecções patogênicas ao máximo. Isto é especialmente evidente em doenças:
Plantas enfraquecidas por cuidados inadequados tornam-se presas fáceis pragas sob a forma de:
Possíveis soluções para problemas
A determinação precisa e oportuna das causas que causam a secagem dos arbustos de tomate permite corrigir o problema de maneira eficaz e rápida:
- Com uma cobertura desbalanceada com excesso de nitrogênio e deficiência de potássio, fósforo e zinco, é necessário abandonar os fertilizantes orgânicos e saturar o solo com fertilizantes minerais contendo os elementos ausentes.
- A umidade excessiva no solo deve ser corrigida com rega mais moderada uma vez por semana, aumentando sua intensidade até 2 vezes por semana durante a frutificação e despejando até 4 litros de água sob cada arbusto, que deve permanecer em pé e a uma temperatura não inferior a + 24 ° С. Molhe os tomates sob a raiz.
- A temperatura excessivamente alta na estufa é eliminada pela ventilação e sombreamento das plantas usando o lutrasil. Nesse caso, é necessário proceder do fato de que a temperatura diurna na estufa deve estar dentro de + 23 ... + 25 ° С, e a temperatura noturna deve cair para + 16 ... + 18 ° С.
- Uma deficiência de iluminação, que leva à secagem das plantas, ocorre durante o cultivo de mudas de tomate no período de poucas horas de luz do dia. Para eliminar esse problema, é necessária iluminação artificial, que pode fornecer aos tomates um horário de verão diário de até 16 horas.
- Todas essas medidas, realizadas em tempo hábil, podem efetivamente eliminar os problemas que surgiram. As plantas fortificadas não secarão mais e serão capazes de suportar doenças e pragas.
Importante! Não salve arbustos de tomate já afetados pela doença. Eles devem ser rapidamente destruídos, e o solo abaixo deles deve ser descontaminado.
Medidas preventivas
A melhor prevenção da secagem de arbustos de tomate e outros problemas semelhantes, como tem sido repetidamente enfatizado, é a aderência escrupulosa às regras agrotécnicas para o cultivo de tomates. Além disso, é útil:
- Colete sementes apenas de frutas cultivadas em plantas saudáveis.
- Vista as sementes de tomate antes de plantá-las no chão.
- Observar rigorosamente a rotação de culturas plantando tomates no mesmo local não antes de três anos.
- Desinfecte o solo antes de plantar mudas usando sulfato de cobre, para o qual 70 g do medicamento são dissolvidos em um balde de água.
- Desinfecte a própria estufa.
- Para criar uma saturação equilibrada no solo com substâncias úteis, deve-se não apenas limitar o uso de matéria orgânica como fertilizantes, mas também saturar o solo com a ajuda da preparação líquida "Effekton-O".
- Certifique-se de destruir os topos de tomate após a colheita.
Dicas úteis para horticultores
Quando perguntado o que fazer para cultivar tomates sem problemas e dar uma boa colheita, Cultivadores experientes recomendam:
- Bata regularmente os arbustos de tomate, de modo que o solo suba acima do colo da raiz em pelo menos 10 cm.
- Para criar umidade ideal no solo, deve ser coberto com serragem seca, feno ou turfa picada.
- No clima quente, regue os arbustos de tomate à noite, quando o sistema radicular absorve melhor a umidade.
- Durante a iluminação artificial na estufa, no chão havia uma folha de papel ou papel branco, cuja refletividade aumenta significativamente a iluminação da sala.
- Ao ventilar a estufa, direcione o fluxo de ar sobre as partes superior e média, pois o movimento do ar abaixo do solo seca excessivamente.
Por várias razões que causam a secagem dos arbustos de tomate em estufa, todos eles, na maioria dos casos, se resumem a técnicas inadequadas de cultivo agrícola. Seguir exatamente as regras simples de atendimento competente a ela pode acabar radicalmente com esse problema.Importante! Em nenhum caso você deve plantar tomates onde as batatas foram cultivadas anteriormente, pois, por ser um parente próximo, é suscetível às mesmas doenças, infectando o solo com seus patógenos.