Germinação de sementes - o processo é longo. É importante criar condições favoráveis para eles, e somente quando entram neles começam a brotar, formando uma nova planta.
Para a germinação bem sucedida de uma semente, são necessárias várias condições, cumprindo-se qual delas pode obter brotos excelentes.
Água
Acredita-se que um dos fatores mais importantes que afetam a germinação de uma semente seja a entrada de umidade nela através dos vasos deferentes. Depois que a água penetra no interior, os nutrientes se dissolvem nela e, assim, o embrião os leva para iniciar seu crescimento.
A germinação de sementes de lótus pode persistir por 2 mil anos. Isso é confirmado pelo fato de que essas sementes encontradas nas pirâmides egípcias brotaram perfeitamente, como se tivessem sido coletadas recentemente.
Ar
O oxigênio também é importante. Todas as plantas precisam de ar para garantir a vida, porque também respiram, como todos os organismos vivos. Portanto, é estritamente proibido armazenar sementes em recipientes que não permitem a passagem de ar suficiente.
Germinação
Este é um indicador muito importante da qualidade das sementes. Deve ser reconhecido com antecedência antes de plantar um jardim. Somente sementes com embriões vivos são capazes de germinar, mas com os mortos perdem sua capacidade de germinação. Seu valor é a porcentagem de sementes germinadas para o número total de sementes semeadas. Nenhuma cultura tem 100% de germinação. Com o armazenamento a longo prazo de sementes, esse indicador na maioria das plantas diminui.
Fornecimento de nutrientes
Para começar a crescer e se desenvolver, o germe deve ser nutrido. Como ele próprio ainda não é capaz de sintetizar substâncias úteis, elas provêm do cotilédone ou do endosperma. E se o suprimento de alimentos orgânicos é insuficiente, o embrião se desenvolve mal e acaba morrendo. Para evitar isso, os agricultores usam fertilizantes iniciais.
Modo de temperatura
Esse fator é diferente para todos os tipos de plantas. Sementes como pepinos ou pimentões podem germinar apenas em altas temperaturas, acima de + 15 ° C, pois elas amam o calor. Cenoura, trigo, rabanete já germinam bem a + 2 ° C, são plantas resistentes ao frio.
Portanto, o processo de semeadura ocorre em momentos diferentes, algo é plantado de março a abril e algo está mais próximo do início do verão. O motivo da germinação em diferentes condições de temperatura está na origem das próprias plantas. Se ocorrerem em regiões quentes, serão termofílicas, enquanto aqueles que deixam latitudes frias são resistentes ao frio.
Iluminação
A maioria das sementes cresce apenas no escuro. Mas há aqueles que germinam apenas na luz. Assim, a luz também pode afetar a germinação.
O World Seed Repository está localizado em Svalbard. Criou-o no caso de uma catástrofe global. Este repositório foi compilado por todo o mundo. Cada país tem seu próprio banco de sementes. A quantidade total de material no repositório é de aproximadamente 4,5 milhões de amostras.
Profundidade da incorporação
Ao plantar sementes no solo, a profundidade em que são colocadas deve ser levada em consideração. Existe um padrão: sementes grandes são enterradas mais profundamente, sementes menores estão mais próximas da superfície da terra.
Se você criar todas as condições favoráveis à germinação, isso acelerará bastante o surgimento de mudas. Um bônus adicional será a redução na probabilidade de danos às plantas por várias pragas e fungos. Portanto, é muito importante levar em consideração a influência de todos os fatores ambientais na germinação das sementes e, no futuro, obter uma colheita rica.