Os produtores de plantas conhecem muitas variedades de pepino. Hoje eles diferem tanto na coloração e forma exóticas quanto no gosto especial. O beija-flor F1 é considerado um dos mais impressionantes entre as variedades híbridas, caracterizado por excelente sabor, despretensiosidade e maior precocidade. Este artigo detalha as principais características da planta e as regras para seu cultivo bem-sucedido.
Características da classe
Pepinos de beija-flor obtiveram suas qualidades graças à sua origem híbrida. Como resultado de um trabalho minucioso, foi obtida uma fruteira universal, capaz de produzir altos rendimentos em praticamente qualquer técnica agrícola.
Descrição de Bush
A variedade Beija-flor é uma planta partenocapical altamente produtiva. O sistema radicular do híbrido transversal é fortemente ramificado; numerosos ramos laterais se desenvolvem na grande raiz principal. O caule é ramificado, com até 30 cm de altura, rastejando e encaracolado. A bucha é caracterizada pela tecelagem de vigas, e a planta também libera muitas antenas, graças às quais pode ser conectada independentemente ao suporte.
O crescimento da massa verde ocorre muito rapidamente, os seios laterais são pequenos. As folhas no caule são verdes brilhantes, em forma de coração, divididas em 5 lóbulos. O mato floresce juntos, o híbrido não requer um polinizador. Em cada ovário frondoso, 2 a 8 frutos são formados.
Descrição da fruta
O híbrido produz frutos de várias sementes do tipo pepino, com polpa suculenta e crocante, de cor verde rica, com casca espinhada. Também na superfície dos pepinos, pode-se observar faixas de luz características. A amargura não é inerente aos frutos. A forma do pepino é cilíndrica, alongada. O comprimento médio dos frutos é de 5 a 8 cm e o diâmetro não excede os 3,5 cm e os pepinos não são propensos a crescer demais.
Você sabe Pela primeira vez na cultura, um pepino apareceu cerca de 6 mil anos atrás. A planta começou a crescer no território da Índia moderna e do Himalaia, onde hoje é encontrada em estado selvagem.
Frutificação
A variedade é caracterizada por alta produtividade, a massa média de frutas é de 60 a 80 g e, ao mesmo tempo, cerca de 1 kg de pepino pode ser colhido em 1 m² de plantações. O rendimento biológico máximo não excede 13 kg / m², no entanto, para isso, a planta deve ser cultivada em condições próximas ao ideal.
Tempo de amadurecimento
Beija-flor F1 refere-se a híbridos precoces de frutas. A primeira colheita já pode ser colhida 35 dias após a semeadura, e a frutificação total ocorre aproximadamente no 40º dia após a semeadura.
Vantagens e desvantagens de pepinos Beija-flor
- As principais vantagens da variedade:
- excelente rendimento;
- despretensão;
- tolera condições adversas;
- a planta pode ser cultivada em solo aberto e até no peitoril da janela;
- o crescimento excessivo não é peculiar aos frutos;
- possui alta resistência ao mosaico de pepino e oídio, além de resistência média ao oídio;
- a colheita é adequada para consumo fresco, bem como para conservação;
- os pepinos se distinguem pela alta qualidade de manutenção e transportabilidade.
- As principais desvantagens dos pepinos beija-flores:
- a planta não pode ser cultivada a partir das sementes de uma colheita selecionada;
- frutas bastante pequenas;
- durante a conserva, os pepinos ficam macios;
- baixa germinação de sementes.
Recursos de desembarque
Essa variedade cresce e se desenvolve bem em solo aberto e fechado, incluindo vasos de jardim. É por isso que o híbrido é um dos representantes mais despretensiosos do gênero. No entanto, para obter plantas saudáveis de alto rendimento, deve-se não apenas criar o microclima necessário para elas, mas também fornecer as sementes com a preparação necessária.
Você sabe Pepinos ganharam popularidade particular na antiguidade. Essa fruta é mencionada nos escritos bíblicos antigos como um dos principais vegetais do estado egípcio.
Tempo de semeadura ideal
O período ideal para a semeadura desta variedade é considerado a segunda metade da primavera. O tempo mais adequado dura do final de abril até a segunda quinzena de maio. Em épocas anteriores, brotos jovens não seriam capazes de obter a iluminação necessária, o que no futuro levaria ao alongamento dos arbustos e à fragilidade das hastes.
A semeadura na primeira metade do verão levará a uma redução na estação de crescimento, o que reduzirá o rendimento de arbustos às vezes. Ao crescer no parapeito da janela, o momento da semeadura pode ser negligenciado, no entanto, para isso, os pepinos devem ser adicionalmente iluminados e alimentados regularmente.
Seleção e preparação do solo
Os pepinos são cultivados em solo solto e nutritivo, que é misturado a partir do solo adquirido para plantas com flores, composto ou húmus e perlita (4: 1: 1). Como alternativa, qualquer solo leve para mudas com um valor de pH neutro (6–7) pode ser usado. Além disso, esse substrato deve necessariamente ser baseado em turfa ou húmus.
Antes da semeadura, o solo deve ser esterilizado - isso permite evitar a derrota dos pepinos por infecções e pragas.
A esterilização é realizada de várias maneiras, mas os métodos a seguir são mais frequentemente usados:
- derramar água fervente;
- assar no forno (+120 ... + 130 ° C, cerca de 20 minutos);
- manter em frio (–20 ...– 25 ° С, por 3 dias);
- tratamento bactericida (solução a 2% de permanganato de potássio, vitriol ou formalina).
Também variedades partenocárpicas de pepinos incluem:
Tratamento de sementes
Antes da semeadura, as sementes também devem ser esterilizadas - isso ajuda a proteger as plantas jovens contra infecções.
Para isso, métodos diferentes também são usados. Na maioria das vezes, as sementes são mantidas em tais meios:
- Solução de permanganato de potássio a 2% (20 a 30 minutos);
- Solução de álcool a 70% (5-10 minutos);
- fungicida "Fitosporin" ou "Baxis" (1-2 horas).
Na presença de culturas em grande escala, a imersão em soluções de esterilização é irracional, portanto, é substituída pelo aquecimento. Para isso, as sementes são mantidas no forno ou em um armário de secagem especial, a uma temperatura de + 40 ° C por 3 dias. Para acelerar o procedimento, a temperatura pode ser aumentada para + 80 ° C, enquanto o tratamento térmico é realizado por cerca de 24 horas. Imediatamente antes do plantio, as sementes são tratadas com estimulantes do crescimento. Devido a isso, não apenas a capacidade de germinação, mas a atividade de enraizamento aumenta.
Execute este procedimento por 6-8 horas, usando os seguintes medicamentos:
- "Ágata" (4-7 g / l);
- Baikal (1: 1000);
- "Humato de sódio" (0,3 g / l).
Importante! Antes do processamento, as sementes devem ser separadas. Sementes com cor e forma não característica, com todo tipo de manchas e outras lesões, estão sujeitas a rejeição.
Aterragem
O plantio de pepinos em solo aberto começa somente após o início de um degelo completo da primavera. Como são plantas que adoram o calor, a temperatura do ar deve subir para pelo menos + 15 ° C. Em um clima temperado, esse período geralmente começa no início de maio.
Em climas mais frios, a melhor época para desembarcar é do final de maio até a primeira quinzena de junho. Nesse ponto, as sementes devem ser germinadas e, em mudas jovens - pelo menos 2-3 folhas completas devem ser formadas.
Recursos de cuidados variados
Como qualquer planta frutífera, a variedade Hummingbird requer cuidados adequados. Este híbrido requer não apenas água, fertilizantes e cuidados com o solo, mas também formação oportuna. Sem isso, uma colheita pode se transformar em um arbusto de baixo rendimento.
Rega e fertilização
Pepinos são considerados uma das plantas mais higrófilas, então você precisa regá-los regularmente. No entanto, não vale a pena umedecer demais as plantações de pepino - isso cria condições favoráveis no solo para o desenvolvimento de uma variedade de infecções fúngicas.
A rega é realizada em 2-3 dias, para cada 1 m² de plantações não são utilizados mais de 5 litros de água e, durante as chuvas, a quantidade de umidade é reduzida para 2 l / m². Para irrigação, use apenas água limpa e limpa. Deve ser aquecido até a temperatura ambiente, caso contrário a rega fará com que as raízes fiquem frias.
Para cobertura, fertilizantes neutros ou levemente alcalinos são usados com mais frequência. Podem ser todos os tipos de fertilizantes orgânicos, dos quais o mais popular é uma solução de esterco de vaca (1:10) ou excremento de aves (1:15). Faça uma mistura molhando a raiz, com uma taxa de 1,5 l / m² de camas. A alimentação deve ser feita regularmente: primeiro, faça 2 semanas após o plantio e depois a cada 15 a 20 dias.
Misturas orgânicas alternadas com infusão de cinza de madeira (200-300 g / l) ajudarão a aumentar a eficácia do acabamento. Isso torna possível saturar o solo com potássio, o que é especialmente importante para o crescimento e a produtividade dos pepinos. Cerca de 500 ml de solução de trabalho devem ser usados para cada planta.
Uma alternativa ao molho orgânico superior pode ser misturas minerais altamente nutritivas. Para isso, 15 g de nitrato de amônio, 25 g de superfosfato, 20 g de cloreto de potássio são dissolvidos em 10 l de água. Os pepinos são fertilizados com uma solução mineral a cada 2-3 semanas durante todo o período vegetativo.
Você sabe O maior pepino da história foi cultivado em 2008. O fazendeiro Alf Cobb, do Reino Unido, recebeu um vegetal de 91,7 cm de comprimento em seu jardim.
Formação de ligas e arbustos
A técnica agrícola tradicional do cultivo de pepinos envolve a liga obrigatória. A maneira mais eficaz de consertar os arbustos é considerada uma liga para a treliça. Para fazer isso, uma barra horizontal com suportes verticais é fixada acima de cada leito. Como a altura de cada bucha não excede 30 cm, a estrutura geral não deve ser superior a 50 cm.
O fio durável é baixado da haste para cada planta, que é presa ao pino na base da planta. Durante todo o seu desenvolvimento, a planta é tecida em barbante, que se torna o principal suporte para o pepino. Você pode substituir a treliça por pinos individuais de madeira ou metal.
Você pode começar a formar um arbusto dentro de 2-3 semanas após o plantio. Plantas com um caule poderoso e vários ramos laterais têm a maior produtividade. Portanto, à medida que o arbusto cresce, todos os enteados inferiores devem ser cortados até o terceiro par de folhas. Depois disso, metade de todos os processos são removidos, enquanto o ápice é deixado intocado.
Se necessário, desbaste nos arbustos e folhagens. Isso ajuda a acelerar o crescimento de frutas, além de aumentar o número de culturas. A remoção é realizada à medida que os pepinos crescem - todas as folhas que sombream a fruta são podadas. Deve-se lembrar que dessa maneira não mais de 30% da folhagem pode ser removida; caso contrário, os arbustos morrerão.
Cuidado do solo
Além disso, cuidados especiais durante o cultivo de pepinos requerem solo. Os canteiros precisam de remoção, cultivo e cobertura de ervas daninhas regulares. As ervas daninhas e o cultivo são frequentemente combinados - isso possibilita a colheita simultânea de ervas daninhas e a saturação do solo com oxigênio, o que reduz o impacto negativo do ambiente nos arbustos e aumenta a fecundidade. Remoção de ervas daninhas e afrouxamento dos canteiros precisa de 1 vez por semana, no dia seguinte à rega.
A cobertura morta permite criar um microclima favorável para as plantas, além de reduzir os custos de mão-de-obra para irrigação e remoção de ervas daninhas. Eles começam a se espalhar dentro de 2 a 3 semanas após o plantio e, no futuro, adicionam a cobertura, conforme necessário. Como camada protetora, são utilizados serragem de madeira, casca triturada, agulhas de abeto e outros materiais naturais.
Importante! O sistema radicular dos pepinos está localizado nas camadas superiores do solo, portanto é necessário afrouxar o plantio a uma profundidade não superior a 5-7 cm.
Possíveis doenças e pragas
Dificuldades com o cultivo de pepinos de beija-flor são raras. Geralmente, a causa dos problemas é o não cumprimento da tecnologia agrícola e das regras gerais para o cultivo. Nesse caso, fungos perigosos e todos os tipos de pragas podem aparecer nas camas.
As doenças infecciosas mais comuns da variedade Hummingbird:
Título | Métodos de luta |
Antracnose | As buchas dos pacientes são pulverizadas com soluções de cloróxido de cobre (4 g / 1 l de água), são tratadas a cada 10 a 12 dias, até a infecção ser completamente eliminada. |
Bacteriose | Você pode superar a patologia pulverizando com cloróxido de cobre (4 g / l de água), com um intervalo de 10 dias, até a recuperação completa. |
Peronosporose | As plantas são tratadas duas vezes com preparações fungicidas altamente ativas (Acrobat MC, Ridomil MC, Kurzat R) com um intervalo de 14 dias. |
Enxofre e podridão branca | As plantações são pulverizadas com uma solução de uréia (1 g / 1 L). Nas camas, é aplicada 1 vez por semana até que as manifestações de podridão sejam completamente eliminadas. |
Pragas típicas das culturas:
Nome do parasita | Remédios |
Tripes | As plantações são tratadas com drogas "Actellic", "Confidor", "Karate" |
Carrapatos | Combater uma praga pulverizando com Actellik ou Talstar |
Pulgões | Tratar plantas com uma solução de Confidor ou Karate ajudará a eliminar a praga. |
Percevejos | As plantações afetadas são tratadas com o inseticida "Karate" ou "Confidor" |
Características da colheita e armazenamento de culturas
Os primeiros frutos amadurecem cerca de 6 semanas após a emergência. Nesse momento, é realizada a primeira colheita, após a qual a seleção dos frutos é realizada a cada 2 dias. Nesse ponto, os pepinos devem ser estendidos de 5 a 8 cm e é melhor escolher as culturas pela manhã ou à noite, em um dia seco e ensolarado.
Separe a fruta madura do pedúnculo com uma faca afiada de cozinha ou jardim. Em seguida, os pepinos coletados precisam ser colocados em cestas ou recipientes profundos para vegetais - eles servem como recipientes temporários, dos quais posteriormente as frutas chegam a um local de armazenamento permanente. As manipulações com os frutos são realizadas com cuidado, durante a seleção não devem ser danificadas, pois isso reduz muito a sua apresentação e mantém a qualidade.
Os frutos selecionados são armazenados em local seco e fresco a uma temperatura de cerca de + 5 ° C por 1 mês após a seleção. Sem observar condições especiais, o prazo de validade dos pepinos Colibri não passa de 14 dias e, ao mesmo tempo, o sabor e as propriedades aromáticas da colheita são gradualmente reduzidos. Para preservar a colheita de pepinos por todo o inverno, é melhor conservá-los.
O pepino Beija-flor F1 é um híbrido produtivo de frutas, despretensioso e de alto rendimento. Essa variedade pode ser cultivada com sucesso tanto em solo aberto ou em estufas quanto no parapeito da janela. E se você precisar levar em conta todos os recursos do cultivo desta safra, poderá obter regularmente uma excelente colheita de pepinos frescos.