Para muitas donas de casa, a própria idéia de congelar tomates para o inverno pode parecer incomum. No entanto, na realidade, esses vegetais podem ser colhidos dessa maneira não pior do que qualquer outro. É verdade que nem sempre é possível fazer uma salada desses tomates no inverno, mas existem muitas outras maneiras de usá-los, nas quais o produto congelado não será inferior a fresco em nada. Falaremos sobre todos os segredos do congelamento de tomate nesta revisão.
É possível congelar tomates
Poucas pessoas ainda congelam tomates, e em vão. Esse método de colheita tem várias desvantagens, mas ainda tem muitas outras vantagens. Ao decidir se deve estocar tomates para o inverno, armazená-los no freezer e qual a melhor maneira de fazer isso, é importante entender bem quais qualidades do produto permanecerão após o descongelamento e quais serão perdidas. É aqui que começamos.
Os benefícios do congelamento
- As vantagens do congelamento de tomate incluem as seguintes qualidades:
- Velocidade e facilidade de execução: o congelamento não exige muito esforço e tempo, não está associado à necessidade de ficar perto de um fogão quente, o que é especialmente desagradável no calor do verão.
- Preservação de propriedades úteis de um vegetal: durante a conservação, a parte principal de vitaminas e outras substâncias valiosas contidas nos vegetais é irremediavelmente perdida, enquanto as baixas temperaturas não levam a esse efeito.
- Rentabilidade: a colheita é feita no momento em que os legumes da estação são muito baratos, enquanto o preço dos tomates frescos é proibitivo no inverno.
- Segurança: produtos sazonais cultivados sem estimulantes do crescimento e outros aditivos químicos são congelados, o que não pode ser dito sobre os legumes entregues nas prateleiras das lojas no inverno. Além disso, não são utilizados conservantes na preparação - sal, vinagre, açúcar, etc., portanto, o produto permanece completamente natural.
- Preservação do paladar e do olfato: com o uso adequado dos tomates após o descongelamento, os pratos com eles serão tão saborosos e aromáticos quanto se fossem adicionados legumes frescos. Os tomates de inverno são praticamente inodoro e insípido e apenas na aparência parecem um vegetal favorito.
- Simplicidade em uso posterior: para preparar muitos pratos, é necessário libertar os tomates das peles, e os legumes frescos para esse fim devem ser descascados (imersos em água fervente por um curto período de tempo). Após o descongelamento, a pele do tomate é removida com muita facilidade, sem procedimentos adicionais.
Você sabe O autor da tecnologia de produtos de congelamento por choque é um americano chamado Clarence Beardsay, ex-taxidermista. Os esquimós da Península do Labrador, que Berdsay visitou como parte de uma expedição científica, levaram o jovem aventureiro com uma boa idéia. Os moradores do norte imediatamente colocaram o peixe capturado no gelo, onde, sob a influência do vento do Ártico, congelou em questão de minutos. Posteriormente, esse produto poderia ser armazenado por meses e, diferentemente do congelamento comum, após o descongelamento, suas qualidades de sabor não mudavam.
Contras
- Se falamos das desvantagens do congelamento, elas são as seguintes:
- Após o descongelamento, o tomate perde completamente sua estrutura, de modo que você só pode usá-lo para fazer purê de batatas, massas ou subsequente tratamento térmico.
- Você só pode armazenar a peça em um freezer, cujo volume é limitado.
- O produto descongelado não deve ser congelado novamente. Isso significa que, se durante o inverno, por exemplo, devido a falta de energia, os vegetais começarem a derreter, todos os estoques serão estragados ou a qualidade sofrerá bastante.
Como congelar tomates para o inverno no congelador
Congelar alimentos é muito mais fácil do que enlatar ou mesmo secar. Tudo o que é necessário para a colheita são matérias-primas de alta qualidade, os utensílios certos, um freezer moderno e uma idéia clara de como os vegetais congelados serão usados (a tecnologia do congelamento depende deste último).
Seleção de tomate e preparação para congelamento
Em princípio, você pode congelar qualquer tomate.
Mas é melhor ser guiado pelas seguintes regras ao escolher matérias-primas:
- Tomate precoce não é adequado para qualquer colheita. Eles contêm a quantidade mínima de nutrientes, são projetados para atender rapidamente à necessidade de vitaminas após o inverno e, para outros fins, não faz sentido usá-las.
- As matérias-primas ideais para tarugos são produtos cultivados em sua própria cabana de verão ou comprados de um vendedor confiável, que usa seus vegetais não apenas para venda, mas também para comer em sua família. As tecnologias modernas usam vários métodos para melhorar o rendimento e as características externas da fruta, mas, infelizmente, a maioria desses métodos afeta adversamente a qualidade e a segurança ambiental dos produtos.
- Você pode obter a melhor colheita de tomate na estufa, no entanto, os vegetais cultivados no jardim são mais adequados para a colheita: muito menos nitrato se acumula neles.
- Para congelar, é preferível selecionar tomates do mesmo tamanho, melhores que a média. As frutas não devem ter manchas, danos, sinais de doença ou decadência. Sua integridade não deve ser comprometida.
- É aconselhável congelar variedades carnudas de tomate, em que a polpa é mais que suco.
- Para a colheita, somente frutas maduras, mas não maduras, devem ser usadas.
Antes do processamento, os tomates precisam ser lavados (especialmente com cuidado, isso deve ser feito com as mercadorias compradas ao lado) e deixar a água escorrer completamente. A casca da fruta deve estar completamente seca.
Importante! Quanto menor o tempo decorrido entre a remoção do vegetal da horta e o seu congelamento, mais nutrientes serão armazenados no produto.
Que tipo de equipamento de cozinha você precisa
Dependendo do método de congelamento escolhido, para o trabalho você pode precisar de:
- faca afiada;
- um liquidificador ou moedor de carne;
- tábua de cortar;
- película aderente, papel vegetal ou papel alumínio;
- recipientes para congelamento e armazenamento: recipientes de plástico com tampa bem fechada, moldes para gelo, sacos plásticos para congelamento com uma trava deslizante especial, etc.
Métodos de congelamento
É melhor congelar alimentos nos refrigeradores No Frost. O modo de super congelamento, se houver, deve ser ativado pelo menos 2 horas antes de colocar os tomates na câmara. É aconselhável que a temperatura no congelador neste momento não seja inferior a –24 ° C. Existem várias maneiras de congelar tomates. Cada um deles tem o direito de existir, mas ao escolher entre eles, você deve primeiro se concentrar em um prato específico para o qual o vegetal será usado (por exemplo, tomates inteiros são necessários para algumas receitas, picados para outros, purê de tomate para outros, etc. p.).
Você sabe O congelamento de choque clássico só é possível em um ambiente industrial. Os refrigeradores domésticos modernos têm um modo de super congelamento, que é o análogo mais próximo da tecnologia "certa". A essência da função é o desligamento forçado do termostato, após o qual o compressor começa a funcionar continuamente, respectivamente, a temperatura na câmara diminui tanto que o produto colocado nele não congela gradualmente, da casca para o meio, mas imediatamente e completamente. Somente nesse caso, suas propriedades úteis são preservadas o máximo possível.
Inteiro
A maneira mais fácil e sofisticada.
Aqui está tudo o que você precisa fazer:
- Tomates empilhados, lavados e secos em um saco plástico (você pode usar um saco comum sem cadeado, amarre-o para que o tomate não derrame acidentalmente durante o processo de extração de alimentos do freezer).
- Coloque o saco de tomates no freezer, pré-resfriado à temperatura mais baixa possível.
- Depois de algumas horas, certificando-se de que os tomates se transformaram em bolas absolutamente sólidas, você pode desativar o modo de super congelamento.
Vídeo: congelamento de tomate inteiro
Com óbvia simplicidade de execução, esse método tem outras vantagens. Os tomates inteiros congelados são armazenados por mais tempo que os tomates triturados; além disso, eles não precisam ser dispostos em recipientes com porções, uma vez que os frutos são perfeitamente separados um do outro e podem ser removidos nas quantidades necessárias. Você pode cortar o tomate no número necessário de partes após o descongelamento, enquanto a casca do vegetal será removida sozinha.
Você sabe Estima-se que quando a temperatura de armazenamento do tomate congelado aumenta de –18 ° C a –12 ° C, a quantidade de ácido ascórbico no fruto diminui em 20%.
Fatias sem casca
Esse método é adequado se você precisar preparar um produto semi-acabado para pratos que usam tomates descascados (descascados).
Nesta modalidade, a tecnologia é um pouco mais complicada:
- Em cada tomate (é melhor usar frutas grandes), faça 2 cortes rasos cruciformes do lado oposto ao pedúnculo com uma faca afiada. É aconselhável apenas violar a integridade da casca.
- Coloque os tomates em uma tigela funda e despeje água fervente.
- Após 1-2 minutos, use a escumadeira para remover as frutas e retirar a pele delas (ela será facilmente separada da polpa).
- Corte as frutas descascadas em várias fatias.
- Coloque as fatias em uma camada em um plano horizontal (tábua de corte, bandeja, prato grande e plano etc.) pré-revestido com filme plástico. Se todos os tomates não couberem, cubra as fatias com uma nova camada de filme e coloque a segunda camada de frutas, se necessário, faça mais alguns "pisos". Cubra a camada superior com um filme.
- Coloque a estrutura no freezer, previamente resfriada o máximo possível.
- Após 10 a 12 horas, certificando-se de que o vegetal esteja bem congelado e completamente sólido, coloque rapidamente as fatias em pacotes de porções ou outros recipientes e envie-os de volta ao congelador, já no modo normal.
Vídeo: descascar tomates sem fatias
Pedaços de Salada
Se você realmente quiser desfrutar de uma salada de tomates frescos no inverno, tente o seguinte:
- Escolha as frutas mais densas de tamanho médio, lave e seque-as.
- Com uma faca afiada, corte cada vegetal em 4-6 fatias.
- Espalhe as fatias em um plano de filme apertado em uma camada para que as peças não se toquem. Cubra os tomates com outra camada de filme, para que, durante o processo de congelamento, eles não percam a umidade e não retirem odores.
- Coloque o avião com tomates picados no freezer para congelamento profundo por pelo menos 12 horas.
- Retire os tomates muito rapidamente, coloque-os em um recipiente mais conveniente e coloque-os no freezer novamente.
Vídeo: congelar tomates com fatias de salada
Canecas de pizza
Lindas fatias de tomate na pizza podem ser congeladas com antecedência durante todo o inverno. Para fazer isso, você precisa:
- Selecione tomates de tamanhos adequados, lave e seque-os.
- Corte cuidadosamente o “chapéu” de cada tomate junto com o caule.
- Corte o restante da fruta em círculos da mesma espessura.
- Coloque círculos em uma superfície plana coberta com um filme de acordo com a tecnologia descrita acima.
- Coloque uma tigela de tomates no freezer para congelamento rápido.
- Após o tempo definido (pelo menos 12 horas) rapidamente, mas com cuidado, para não danificar a forma correta dos tomates, coloque-os em sacos com uma trava deslizante ou outro recipiente adequado para armazenamento prolongado e devolva-os ao freezer.
Vídeo: pizza congelando tomates
Recheado
Se as opções listadas acima se referem à preparação de ingredientes para cozinhar, os tomates recheados são um produto semi-acabado completo a partir do qual você pode cozinhar um prato original e nutritivo em apenas alguns minutos.
Como preenchedor, você pode usar diferentes recheios, por exemplo:
- cogumelo: Pique finamente os cogumelos, frite em uma mistura de vegetais e manteiga com cebola e alho, sal, pimenta a gosto;
- abóbora: descasque a abóbora, rale com um ralador grosso, adicione um pouco de cenoura ralada, cebola picada e alho picado, frite até ficar cozido, sal e pimenta;
- vegetais: frite legumes favoritos ou suas misturas em óleo vegetal; por exemplo, berinjela, pimentão, cebola, cenoura e até pepino funcionam bem com tomates.
Tecnologia para outras ações:
- Escolha tomates redondos de tamanho médio, lave e seque-os.
- Com uma faca afiada, corte o "chapéu" de cada tomate junto com o caule.
- Com uma faca ou colher, remova parte da polpa para obter uma pequena panela (é importante não danificar o fundo e deixar uma camada suficiente de tecido vegetal abaixo e nos lados, caso contrário, o recheio vazará e queimará durante o cozimento). Polpa e suco extraídos podem ser usados para congelar purê de batatas.
- Encha os tomates com carne picada.
- Coloque os tomates recheados em um avião forrado com filme ou pergaminho, cubra com um filme por cima e envie para congelar.
- Antes de um dia depois, os tomates recheados podem ser transferidos para um recipiente de plástico (os sacos não são adequados para esse fim).
Purê de Tomate
O purê de tomate é geralmente preparado girando, mas, nesse caso, você deve adicionar sal, açúcar, vinagre e outros conservantes ao prato, caso contrário, o conteúdo da jarra será fermentado. O congelamento permite salvar o purê de tomate em sua forma natural. Para fazer purê de batatas, absolutamente qualquer tomate serve. Frutas com danos menores também podem ser usadas, mas a parte duvidosa deve ser cortada primeiro.
Você sabe O purê de tomate pode ser feito com suco e polpa, que permanecem no processo de preparação de tomates secos ao sol (apenas as pétalas com uma fina camada de polpa na pele são usadas para secar). Nesse caso, além de receber dois pratos separados, a anfitriã se livra da necessidade de branquear e descascar os tomates.
A tecnologia de compras é a seguinte:
- Descasque os tomates das peles e preencha com água fervente.
- Corte a polpa em partes arbitrárias e bata com um liquidificador ou picar.
- Encha com os recipientes de purê obtidos com um volume que permita o uso de seu conteúdo por vez.Você pode usar copos de plástico comuns para esses fins, cobrindo-os com filme plástico e apertando-os com borracha, recipientes para fazer gelo, etc.
- Envie recipientes com purê de batatas para congelamento rápido.
- Copos com purê de batatas congelados podem ser deixados para armazenamento em sua forma original. Basta extrair os cubos de tomate dos recipientes para fazer gelo e despejá-los em sacos com prendedores, recipientes de plástico ou outro recipiente adequado.
Vídeo: congelamento de purê de tomate
Suco de tomate
O suco de tomate é congelado usando a mesma tecnologia do purê de batatas. Todos os tomates, sem exceção, também são adequados para isso, mesmo que estejam maduros demais (mas apenas, é claro, não verdes). Se a família tiver um espremedor, preparar suco não será um problema. Mas você pode fazê-lo com meios improvisados.
Importante! Você nunca precisa descongelar os alimentos colocando-os na água, muito menos quente.
Nesse caso, a instrução passo a passo se parece com isso:
- Retire a casca dos tomates por branqueamento.
- Corte a polpa em pedaços pequenos e, se desejar, bata no liquidificador ou passe por um moedor de carne (isso acelerará o processo).
- Coloque fatias de tomate ou purê de batatas em uma peneira com uma grade e esfregue cuidadosamente o conteúdo sobre uma panela ou prato. As sementes e fragmentos densos remanescentes na peneira podem ser utilizados, por exemplo, na preparação do borsch.
- Disponha o suco acabado em recipientes repartidos e congele rapidamente.
- Se pequenos moldes foram usados para congelar, os pedaços de “gelo de tomate” podem ser removidos e transferidos para sacos ou recipientes de plástico. É melhor deixar recipientes maiores para armazenamento permanente no freezer.
Vídeo: como fazer suco de tomate para o inverno
Regras básicas de armazenamento
Os tomates adequadamente congelados são armazenados de 10 meses a 1 ano e, antes do amadurecimento de uma nova safra, eles podem e devem ser usados.
No entanto, para que o produto não perca suas qualidades nutritivas e de sabor, é necessário observar as seguintes recomendações:
- Armazene os alimentos no freezer apenas em recipientes fechados. Se os tomates foram cortados em pedaços, esse recipiente deve, tanto quanto possível, ser hermético.
- Após o degelo, o produto não deve ser congelado novamente.
- No momento de colocar o tomate no freezer, ele deve estar seco, mas previamente lavado (após o degelo, os legumes não lavam).
- Baixas temperaturas não tornarão um produto estragado fresco. Você não pode enviar matérias-primas de baixa qualidade para o freezer.
- Após o congelamento por choque, os vegetais sempre devem ser dispostos em porções, para que, sempre que antes do uso, você não precise remover todo o recipiente da câmara para selecionar a quantidade necessária.
- No caso de preparação em vários lotes ou de várias maneiras (fatias ou círculos, com ou sem casca, etc.), cada embalagem deve ser marcada com a data do congelamento e seu método.
Falando sobre a que temperatura é melhor armazenar a peça, deve-se proceder do fato de que quanto mais frio estiver na câmara, mais vitaminas permanecerão no produto. No entanto, apesar do tomate suportar geadas a –30 ° C, a manutenção de temperaturas tão baixas exige custos significativos de energia. Portanto, acredita-se que a temperatura de -18 ° C seja a condição ideal para armazenar vegetais congelados.
Como descongelar tomates
Muitas donas de casa não dão muita importância à tecnologia de descongelação, e ainda assim sua observância é uma condição extremamente importante para a manutenção de seu valor nutricional. Aqui você deve aderir a uma única regra fundamental: se precisar congelar os alimentos o mais rápido possível, descongele - o mais lentamente possível. No entanto, se você mantiver os tomates extraídos do freezer no calor, eles se transformarão em mingau, o que também não deve ser permitido. Para determinar o melhor método de degelo, é necessário prosseguir a partir da finalidade para a qual o produto será usado.
Então, por exemplo:
- Os tomates inteiros congelados podem ser mantidos em temperatura ambiente por cerca de 15 minutos, após o que serão perfeitamente cortados em fatias. No entanto, se você planeja remover a pele desses tomates, é melhor deixá-los amolecer completamente, mas coloque-os no pires primeiro, pois o suco começará a fluir à medida que descongelam.
- As canecas de pizza não são descongeladas, mas simplesmente espalham-se sobre a peça imediatamente antes de enviá-la ao forno. Somente assim os tomates podem ser mantidos redondos e não deixá-los liberar todo o suco.
- Purê de batatas e sucos não podem ser descongelados se forem usados para fazer sopas. Mas se o produto precisar ser misturado com ingredientes frios, ele deverá ser completamente descongelado.
- Os tomates são adicionados às saladas parcialmente descongeladas e somente antes de servir.
Tradicionalmente, três métodos possíveis são usados para descongelar vegetais:
- Um forno de microondas, o modo de degelo, é o mais rápido e, segundo muitos especialistas, o mais eficaz em termos de preservação do sabor e das propriedades úteis.
- A prateleira inferior da geladeira é mais adequada para carne ou peixe, mas também pode ser usada se você precisar levar suco de tomate ou purê de batatas para um estado líquido pela manhã.
- Temperatura ambiente. Adequado para descongelar parcialmente tomates congelados inteiros ou em fatias. O processo é rápido o suficiente, para que o tomate não tenha tempo para perder muitos nutrientes.
Como usar tomates congelados em casa
Em resumo, os tomates congelados podem ser usados para preparar qualquer prato em que os tomates sejam cozidos ou cortados no purê. De fato, isso significa que a única restrição ao uso de vegetais descongelados diz respeito à capacidade de fazer uma salada com ela ou comer toda.
Sem a adição de tomates, ralados ou cortados em pedaços, é impossível imaginar um grande número de pratos populares e amados e, nesses casos, os tomates congelados no verão podem ser muito mais saborosos, saudáveis e baratos do que frescos, trazidos de longe e amadurecidos usando estimulantes.
Em particular, com tomates descongelados após extrair da geladeira, você pode cozinhar os seguintes pratos:
- sopa de beterraba;
- sopa de tomate;
- shurpa;
- orelha (para quem gosta de colocar fatias de tomate);
- uma variedade de molhos (por exemplo, o famoso bolonhesa) e molho;
- massas, lasanhas, canelones e outros pratos de massa, não necessariamente da culinária italiana;
- ovos fritos ou omelete;
- Pizza
- ensopados de legumes ou caçarolas;
- peixe em tomate;
- Goulash tcheco (carne com cebola e tomate, cozida em cerveja preta), bem como outros pratos de carne, peixe ou vegetais nos quais o tomate é um dos ingredientes.
No verão, quando todos os balcões estão cheios de tomates perfumados, eles são adicionados a quase todos os pratos, exceto sobremesas. Mas no inverno, como substituto do seu vegetal favorito, você deve usar pastas de tomate, ketchups e purê de batatas, que nem sempre são preparadas com matérias-primas naturais e de alta qualidade. Tomates congelados com as próprias mãos podem ser uma excelente alternativa a esse substituto, principalmente porque a colheita é literalmente uma questão de vários minutos.