Nos últimos anos, além de culturas tradicionais como a batata, as lentilhas aromáticas têm sido ativamente usadas por muitas donas de casa. Esta planta foi capaz de suplementar muitos pratos e se tornar um valioso produto alimentar que pode saturar o corpo com uma porção abundante de proteína. O artigo discute em detalhes os principais recursos da cultura e também descreve o que é necessário para o cultivo bem-sucedido em casa, com uma descrição e uma foto detalhadas.
A origem e descrição da cultura
As lentilhas são conhecidas pelo homem há muitos séculos, apesar disso, a planta era especialmente popular no leste, onde é usada como uma das principais culturas alimentares. No resto do planeta, um verdadeiro boom e moda para todos os tipos de pratos da planta foram formados apenas no século XX. Hoje, essa espécie é usada como uma cultura universal e de alto rendimento, usada para fins de alimentos e rações.
A Ásia Ocidental e as regiões climáticas quentes do sul da Europa são consideradas a pátria das lentilhas. Até hoje, formas selvagens de plantas são encontradas neste território, mas a maioria das espécies existentes hoje é resultado de cultivo e seleção prolongados de híbridos selvagens. Externamente, esta planta é uma das variedades de ervilhas e outras culturas do tipo leguminosa, da família das leguminosas; portanto, pode ser comparada com soja ou feijão pelo aparecimento da vegetação e pelas características de sabor da cultura.
Na fase de floração, os arbustos são cobertos com pequenas flores com um comprimento não superior a 7 mm. Eles são coletados em pequenos pincéis de 2 a 4 peças.
Por si só, essa espécie parece para os jardineiros um arbusto anual curto, com uma altura de 15 a 80 cm, e o caule é do tipo ereto, fortemente ramificado, com um grande número de folhas. As folhas estão localizadas em pecíolos curtos e se distinguem por uma forma oval ou elíptica, com uma ligeira nitidez na borda. Sua cor é principalmente saturada, verde.
Você sabe As lentilhas são consideradas um dos alimentos mais antigos, introduzidos em sua cultura na era neolítica (cerca de 9 mil anos atrás).
A cor das pétalas pode variar, mas prevalecem tons de branco, rosa ou roxo. A floração, dependendo da região de cultivo e das condições climáticas, é observada apenas algumas semanas e cai no período do início de junho ao final de julho.
Após a floração, os frutos do feijão rômbico aparecem no mato, com um comprimento médio de cerca de 1 cm cada. A colheita amadurece em pequenas vagens alongadas e achatadas, com uma borda pontiaguda. Cerca de 3 sementes são formadas em cada uma delas, mudando de cor e densidade durante a estação de crescimento.
Cada feijão é rico em alto teor de proteína prontamente disponível para digestão, cuja quantidade é, em média, 20% da massa total.
Como as lentilhas crescem na natureza
As formas de lentilhas de crescimento selvagem praticamente não são diferentes das cultivadas, no entanto, elas ainda têm suas próprias nuances. Em primeiro lugar, essas plantas são mais baixas, a altura média do mato na natureza não excede 30 cm, a copa também é compacta, é menos esparramada e espessa, com folhas pequenas.
Tais espécies pertencem ao chamado grupo determinado de plantas, caracterizado por floração prolongada. Sob condições ideais, isso afeta negativamente a formação de feijões, pois o ovário aparece apenas como resultado de fatores ambientais negativos (seca, pressão fria, etc.).A colheita de lentilhas selvagens é absolutamente adequada ao consumo, mas possui menos proteína e os grãos são menores. Além disso, esses grãos diferem em uma casca bastante densa e espessa; portanto, para amolecê-la, a colheita deve ser submetida a um tratamento térmico complexo.
As melhores variedades para o cultivo
Os jardineiros e agrônomos profissionais mais experientes conhecem dezenas de todos os tipos de híbridos de lentilha que podem produzir excelentes colheitas em diferentes condições climáticas. No entanto, muitas vezes é difícil para iniciantes, assim como muitos cultivadores experientes, escolher a melhor variedade de cultura. Nesse caso, você pode optar por variedades universais, caracterizadas por excelente rendimento e despretensiosidade.
Os mais perfeitos e populares entre eles são:
Como cultivar lentilhas no país, jardim
As lentilhas são a planta de feijão mais despretensiosa, portanto, seu cultivo no país na maioria dos casos termina com sucesso. Mas, para obter uma colheita caseira realmente boa e feijão de alta qualidade, a semeadura, o cultivo e o cuidado com a colheita devem ser feitos de acordo com certas regras. Somente essa é a principal condição para o retorno do trabalho despendido na semeadura.
Seleção e preparação de um local de desembarque
Isto A cultura adora a abundância de espaço livre; portanto, seu cultivo é realizado em um local aberto e bem iluminado.. O lado sul do terreno, localizado a uma distância de pelo menos 3-5 m de qualquer vegetação alta e todos os tipos de edifícios de jardins, é mais adequado para isso. Ao mesmo tempo, as espécies não podem crescer com um calado, por isso é melhor semear a cultura em um local protegido disso.
A planta adora solo bem fertilizado e leve., portanto, o solo arenoso e argiloso com um elevado nível agrícola é considerado um substrato ideal para ele. O próximo recurso que você também deve prestar atenção é a cultura anterior. Apesar de as leguminosas poderem se desenvolver bem e dar frutos após quase qualquer planta, a melhor colheita é observada quando cultivada após um predecessor, como milho, batata e todos os tipos de safras de inverno.
Importante! No mesmo local, as lentilhas são cultivadas a cada 4 anos, mas é melhor se esse intervalo for de 5–6 anos
A preparação do local de desembarque inclui práticas agrícolas padrão para o cultivo de plantas frutíferas. Atribuído no jardim, a área deve ser limpa dos restos de vegetação, ervas daninhas e outros poluentes e depois cuidadosamente nivelada. Se o território dos futuros leitos estiver localizado em uma planície, é necessário criar uma pequena colina no local, caso contrário, as plantas serão suscetíveis à alta umidade e a todos os tipos de doenças fúngicas.
Como crescer a partir de sementes
A propagação de sementes é a maneira tradicional e mais fácil de cultivar. Mas para isso, ao semear, você precisa observar algumas regras importantes. Eles proporcionam a pré-preparação de sementes, bem como o cumprimento de todos os tipos de condições para a tecnologia geral de semear leguminosas.
Preciso de molho antes de semear
Existem várias maneiras de os produtores de hortaliças ativarem as sementes antes da semeadura, uma das quais é tradicionalmente imersão. Este procedimento é opcional, mas às vezes aumenta a germinação das sementes, bem como a atividade de seu crescimento. É realizado cerca de um dia antes da semeadura, os grãos são colocados em água limpa e sedimentada e mantidos em temperatura ambiente por cerca de 24 horas. Para aumentar a eficiência de imersão em água, o estimulador de crescimento Epin deve ser adicionado à taxa de 2 gotas / 100 ml.
Decapagem
Se possível, os grãos devem ser tratados com equipamento de proteção especial. O curativo também não é uma medida obrigatória, mas sem isso, uma praga ou uma infecção perigosa pode aparecer na área de cultivo. Para isso, imediatamente antes da semeadura, os grãos são pulverizados com “Rancona”, “Vitavax”, “Vincit”, “Kinto-duo” ou qualquer outro análogo intercambiável.
Quando semear em campo aberto
A planta é capaz de germinar a uma temperatura de + 5 ° C, no entanto, o solo deve ser completamente aquecido e o regime de temperatura necessário estabelecido. Dependendo das características climáticas da região em crescimento, o período ideal para isso na zona climática temperada é observado desde o início até o final de abril.
Cultura de semeadura
Para cultivar uma lavoura sem problemas, as regras básicas da tecnologia agrícola para semeadura devem ser rigorosamente observadas. Os grãos são semeados em linha, a uma profundidade de cerca de 4 a 5 cm, e os grãos não são semeados de perto, deixando pelo menos 3 cm entre cada um deles.
O espaçamento entre linhas deve ser escolhido para que o número de plantas em 1 m² atinja 150 peças (23 plantas por 1 metro linear de linha), portanto, pode flutuar dentro de 15 a 25 cm. Um método de linha larga também é adequado para a semeadura, com espaçamento entre linhas de cerca de 45 cm. 20%
Preparação do solo
O sistema de cultivo tradicional de qualquer cultura de frutas e ornamentais fornece uma preparação especial do local, e no caso das lentilhas isso não é exceção. 14 dias antes da semeadura, o solo deve ser escavado a uma profundidade de pelo menos 30 cm.Antes do procedimento, o fertilizante também deve ser adicionado ao solo. Para isso, devem ser administrados 4-5 kg de esterco por 1 m², bem como 40 g cada de superfosfato e nitrato de potássio.
Importante! Se você deseja obter o rendimento máximo de lentilhas, os fertilizantes devem ser aplicados 2 vezes — na primavera e no outono (na primeira quinzena de novembro).
A cultura não tolera solos ácidos; portanto, se necessário, devem ser adicionados ao solo 1-3 kg de cal abatida, juntamente com fertilizantes. Também se o solo no local for excessivamente denso, deve ser aliviado. Para esse fim, de 1 a 3 baldes de areia de rio por m² são adicionados ao local, após o que o local sob os leitos é novamente cuidadosamente lavrado.
Iluminação e temperatura
Todos os representantes de leguminosas são considerados plantas fotófilas, enquanto a intensidade da iluminação desempenha um papel crucial não apenas no crescimento, mas também no rendimento. No caso de falta de iluminação, a produtividade dos leitos pode ser reduzida pela metade, e a qualidade desses grãos não permitirá que seja utilizado para processamento adicional. A temperatura é uma cultura despretensiosa. No ambiente natural, o grão é capaz de brotar mesmo a +5 ... + 10 ° C, no entanto, para um crescimento e frutificação saudáveis, as lentilhas precisam de uma temperatura média diária de cerca de +18 ... + 20 ° C.
Humidade do ar
A alta umidade do ar não é um fator limitante para a boa frutificação das lentilhas; no entanto, o ar excessivamente seco pode ser prejudicial às plantas. É melhor que a umidade no local da semeadura esteja entre 40 e 60%. No caso de excelente ventilação dos canteiros, a lavoura é capaz de tolerar umidade de até 80%.
Rega, cobertura, cultivo
Uma das principais vantagens das lentilhas é a tolerância à seca, mas a falta de umidade quase sempre inibe a produtividade dos canteiros. Para evitar isso, um sistema de irrigação intensivo é criado no local. Nos primeiros 2 meses, o solo é umedecido a cada 2 dias, depois que as plantas ficam mais fortes e se transformam em um arbusto densamente ramificado, a frequência da irrigação é reduzida pela metade, até 2-3 procedimentos por semana. Regar abundantemente os canteiros, enquanto a água é introduzida de forma que o solo seja umedecido a uma profundidade de 30 a 40 cm.
Após a rega, o local deve receber um curativo de alta qualidade. Cerca de 14 dias após a germinação, as plantas precisam ser alimentadas com qualquer fertilizante nitrogenado com um cálculo de 35 a 45 g de nitrogênio puro por m². Na próxima vez que os canteiros forem alimentados antes da floração, use compostos de fósforo e potássio. Em solos pobres, eles fornecem 40 g de superfosfato e nitrato de potássio por m² de área; em solos bem fertilizados, reduzem a taxa para 10-12 g.
Além dos compostos acima, a cultura também é alimentada com enxofre, o que é necessário em concentrações razoavelmente altas. Sua deficiência é compensada por soluções de sulfato de amônio, que são adicionadas a uma taxa de 9 a 11 kg de enxofre puro / m² de solo.
Importante! As lentilhas não são capazes de absorver fertilizantes pouco solúveis, portanto a maquiagem é cuidadosamente dissolvida em água e aplicada na forma líquida.
Como a planta é caracterizada por um aumento bastante lento da massa verde, nas primeiras 3-4 semanas os canteiros precisam de cultivo intensivo para proteger as mudas jovens dos efeitos negativos das ervas daninhas. Execute o procedimento pelo menos 2 vezes por semana. Depois que os arbustos estiverem totalmente formados, afrouxe as camas conforme necessário, após o aparecimento de ervas daninhas.
Germinação, floração e formação de frutos
Independentemente da variedade, o desenvolvimento das lentilhas ocorre de maneira especial. A germinação dos grãos ocorre na espessura do solo, após o que os dois primeiros nós subterrâneos são formados. Destes, um jovem tiro aéreo é formado mais tarde, que se torna a base de todo o mato. À medida que as mudas crescem, elas formam um terceiro nó, no nível em que o primeiro par de folhas cresce. Sob condições favoráveis, a cada 5-7 cm, o próximo nó aparece com um par de folhas.
A cerca de 12 nós, o mato começa a lançar inflorescências e, no 40 a 50 dias após o plantio, é observada a plena floração das plantas. As lentilhas são espécies indeterminadas, capazes de autopolinização, no entanto, a presença de um pequeno apiário na área afeta com sucesso a produtividade das culturas. A polinização por insetos estimula um aumento na massa de grãos e também contribui para uma alta porcentagem de proteína na massa seca da colheita.
A floração dos arbustos é observada até que as plantas sofram todos os tipos de tensões (resfriamento, calor, seca), após o que há um ambiente ativo de frutas. Eles são formados nos brotos secundários dos processos laterais e, à medida que amadurecem, aumentam de crescimento, tornam-se densos e pesados, com uma massa média de 1.000 sementes, cerca de 50 g.
Controle de Pragas e Doenças
As lentilhas são freqüentemente afetadas por uma doença ou uma praga perigosa. Apesar do aumento da resistência da maioria das variedades a essas lesões, os jardineiros não conseguem criar condições ideais para as plantas, devido às quais se desenvolve a imunidade necessária. Portanto, na produção agrícola moderna sem equipamento de proteção especial não pode fazer.
Entre pragas, na maioria das vezes pode ser encontrada caryopsis, mariposas e colher. Para eliminá-los, é usado qualquer inseticida de contato (Phobos, Hermes, Vantex, etc.). Das várias infecções, as lentilhas são prontamente afetadas pelo agente causador da fusariose, ascocitose e ferrugem. Elimine essas infecções fúngicas com a ajuda de preparações "Spectrum", "Olympus" ou outros análogos intercambiáveis.
Tais plantios são tratados periodicamente, durante toda a estação de crescimento. O primeiro é realizado aproximadamente no 14–20º dia após a emergência. O último é realizado o mais tardar 20 a 25 dias antes da colheita. As plantas são pulverizadas apenas em clima seco, com vento fraco e nublado, no início da manhã ou no final da noite.
Colheita
A colheita é realizada em várias passagens. As vagens jovens são primeiro selecionadas para uso na forma fervida ou crua. Para isso, o feijão deve atingir a fase de maturação do leite. Esta colheita é colhida manualmente, após o que é consumida imediatamente ou submetida a congelamento profundo.
Você sabe As lentilhas eram um dos produtos mais populares da Rússia antiga. Já no século XIY, tornou-se a base do mingau, dos primeiros pratos e também foi usada para fazer pão.
O feijão maduro é removido junto com o arbusto, cortando a planta de acordo com o nível do solo. Faça-o manualmente ou usando todos os tipos de dispositivos técnicos. Como os pods maduros abrem mesmo com o menor dano, fazer lentilhas no orvalho da manhã. Nesse momento, a umidade suaviza a pele das vagens ao máximo, portanto, o uso dessa condição permite evitar a perda de uma parte significativa da colheita.
A colheita de frutos totalmente maduros começa depois que cerca de 1/3 da colheita permanece imaturo e a massa restante de vagens adquiriu um tom marrom característico
Processamento de sementes de lentilha
Assim que a última vagem dos canteiros for coletada, você deve definitivamente pensar no processamento oportuno da colheita. Primeiro, as vagens precisam ser secas com antecedência, devido às quais é possível não apenas remover facilmente a casca, mas também obter excelente retenção de colheita. Depois disso, as vagens devem ser descascadas. Para isso, a colheita seca deve ser colocada em uma máquina de descascar ou separada manualmente das vagens.
Depois disso, você pode começar a processar grãos. O produtor pode optar por cortá-las fina ou grosseiramente. Este último permite obter os chamados grumos de lentilha, uma moagem mais profunda contribui para a produção de farinha de lentilha. Em outros casos, a colheita é preservada em sua forma original e enviada para algum processamento, conforme necessário.
Benefícios, Valor Nutricional
Hoje, o cultivo de lentilha é considerado um dos setores mais importantes da agricultura moderna. Este produto alimentar é importante e extremamente benéfico para a saúde humana. Além de um aumento da concentração de proteínas, contém pelo menos 40% de carboidratos e 11% de fibra alimentar da massa total. Isso contribui para o aumento do conteúdo nutricional e calórico de cerca de 300 kcal / 100 g de produto.
As vitaminas PP, K e grupo B distinguem-se das vitaminas em grãos com maior concentração, dentre os minerais na composição da cultura, encontram-se silício, magnésio, fósforo, ferum, cobalto, manganês, cuprum, molibdênio, selênio, cromo e zinco.
- Esse complexo de compostos importantes não apenas fornece excelente qualidade da colheita, mas também fornece às lentilhas um conjunto especial de qualidades importantes:
- o mingau de lentilha afeta com segurança o trabalho do coração e do sistema cardiovascular; os oligoelementos contidos nele estimulam e fortalecem o coração, tornando-o mais resistente;
- o produto é capaz de reduzir o açúcar no sangue, o que é importante não apenas para melhorar o estado de saúde do diabetes, mas também para proteger contra uma doença complexa;
- esses grãos têm uma propriedade envolvente e cicatrizante que melhor protege o sistema digestivo de gastrites, úlceras e outras patologias;
- o uso periódico de lentilhas ajuda a saturar o corpo com estruturas anticâncer que protegem órgãos e tecidos contra formações oncológicas.
As lentilhas são um dos alimentos de mesa diários mais valiosos. Contém muitas substâncias saudáveis que podem satisfazer a fome, além de saturar o corpo com substâncias importantes para a manutenção da saúde. Além disso, a cultura é tão despretensiosa e fácil de processar que quase todo mundo, mesmo um iniciante, pode cultivá-la.