Muitos agricultores iniciantes cometem erros ao cultivar pimentas em uma estufa, o que pode causar o escurecimento da planta. Mas não apenas os cuidados precários ou a falta de familiaridade com o cultivo adequado de pimentas podem causar o escurecimento das folhas. Você pode aprender sobre outras causas e métodos para resolver o problema no artigo.
Os frutos da pimenta do mato ficam pretos: razões para o que fazer
Fatores pelos quais as frutas e as folhas da pimenta enegrecem podem ser divididas em vários grupos principais.
Erros ao sair
O cuidado inadequado da planta em diferentes períodos de seu desenvolvimento, bem como durante o amadurecimento dos frutos, contribui para o desenvolvimento de várias doenças do sistema radicular, que posteriormente afetam os frutos.
Incumprimento do regime de irrigação
Ao cultivar pimenta, rega adequada e moderada é muito importante. A falta ou excesso de umidade afeta adversamente a planta. Se o solo superficial secar, ou se a rega for realizada com água fria, os ovários e inflorescências começarão a cair. Para evitar esse problema, é necessário observar o regime de rega: deve ser realizado uma vez por semana, levando em consideração a secagem de 2 cm do solo superficial. A rega é realizada com água morna de manhã ou à noite.
Deficiência de cálcio
O cálcio é necessário para formar o esqueleto de uma planta; fortalece as paredes celulares e liga as células umas às outras. A falta desse elemento tem um efeito ruim na pimenta: aparecem clorose e manchas necróticas, além de apodrecer nas frutas.
Para evitar esse problema, é necessário introduzir nitrato de cálcio no solo uma vez durante o período de crescimento ativo. O cálcio também é encontrado no superfosfato, mas em uma dose mais baixa (forma menos acessível para as plantas).
Alta temperatura
Outro motivo que escurece o pimentão no jardim é o não cumprimento do regime de temperatura do crescimento das plantas. Se você não aderir ao regime de temperatura, o arbusto crescerá lentamente.
A temperaturas elevadas, o solo começará a secar, o que levará a uma falta de umidade, como resultado das folhas e raízes da pimenta. Para evitar esse problema, é necessário monitorar a temperatura em que essa cultura é cultivada e seguir a técnica de rega.
Importante! A temperatura antes da emergência deve ser +25 ... + 28 ° С; assim que os rebentos aparecem, durante 2 dias a temperatura desce para + 20 ° С e mantém-se ao nível de +22 ... + 25 ° С.
Exposição ao frio
Não apenas a alta temperatura afeta negativamente os pimentões, mas também a baixa. As geadas e o resfriamento diminuem a velocidade e interrompem o crescimento, como resultado dos arbustos param de florescer e não se formam ovários, e as folhas da pimenta ficam pretas. Esse problema pode ocorrer não apenas devido à baixa temperatura do ar, mas também ao regar com água fria ou falta de luz.
Exposição a doenças
Existem doenças que podem prejudicar a colheita futura. Para evitar isso, você precisa saber como eles se parecem e como lidar com eles.
Você sabe Pimenta contém hormônios da felicidade endorfinas, que também são encontradas no chocolate. Assim, o uso deste vegetal permite que você se livre da depressão.
Podridão de vértice
A podridão do vértice é uma doença fisiológica que ocorre devido à falta de cálcio ou a uma quantidade excessiva de nitrogênio. O principal sinal do aparecimento desta doença é verde escuro e, eventualmente, marrom, manchas úmidas localizadas no topo das frutas. Na maioria das vezes, esta doença afeta plantas com um equilíbrio desequilibrado de minerais. Para evitar esta doença, adicione fertilizante contendo cálcio.
Podridão branca
Podridão branca refere-se a doenças fúngicas e afeta o caule mais próximo da raiz. Primeiro, aparece um revestimento branco de fungos, após o qual são formadas focas negras dentro do caule, envenenando toda a planta. A formação de podridão branca contribui para o aumento da umidade e a uma temperatura de + 15 ° C, que é excessivamente baixa para a pimenta. Para evitar a ocorrência desta doença, é necessário regar a planta com água morna e providenciar uma boa ventilação na estufa.
Alternariosis
Podridão seca ou alternariose é uma doença fúngica. Atua nas folhas de pimenta: manchas marrons escuras aparecem nelas e nas frutas - manchas molhadas, cobertas com cotão após a chuva, que eventualmente se transforma em um revestimento escuro. A podridão seca se desenvolve durante mudanças bruscas de temperatura, bem como em clima seco. Para evitar sua ocorrência, é necessário monitorar a temperatura e a umidade na estufa.
Sclerotinia
As condições ideais para esta doença são uma temperatura abaixo de +18 ... + 20 ° C com umidade aumentada de 85%. A esclerotinia afeta a parte basal do caule, cobrindo-o com um revestimento branco, sob o qual ocultam formações negras. Esta doença afeta não apenas a sarça, mas também os frutos - eles se tornam macios e com a mesma placa que no caule.
As preparações de cobre ajudam muito na esclerotiniose: os fungicidas Ordan, Khom, Oksikhom, Profit Gold, Acrobat MC, Previkur ou 1% de líquido de Bordeaux.
Praga tardia
A praga tardia (o nome mais conhecido para esta doença é a praga tardia), afeta arbustos e frutas. Primeiro, as folhas começam a escurecer, transformando-se gradualmente na raiz e nos frutos, tornam-se macias com manchas pretas. Esta doença é tratada com os mesmos fungicidas que no caso da esclerotiniose.
Fusarium murcha
O Fusarium afeta os vasos sanguíneos do caule, causando a obstrução, o que causa desnutrição da planta e, como resultado, a planta é envenenada por toxinas. Nesse caso, as peças vazadas se tornam amareladas e as variedades resistentes podem entrar no estágio de frutificação, e as suscetíveis morrem dentro de meio mês a partir do momento da formação dos brotos, doença que não é tratada. Os arbustos afetados devem ser coletados e queimados.
Ataque de pragas
Além de doenças associadas ao crescimento e desenvolvimento da pimenta, as pragas também podem afetar o mato.
Pulgões
A praga mais comum, não apenas para a pimenta, mas também para outras culturas, é o pulgão. Ela vive de folhas e inflorescências, a base de sua nutrição é o suco da planta. O pulgão é uma praga que se reproduz especialmente em condições de estufa. em solo aberto, ele se multiplica apenas em clima úmido e temperatura elevada. Em caso de detecção prematura desta praga, o arbusto pode morrer.
Se você notar pulgões na pimenta, precisará pulverizar o mato com uma solução de cinza de madeira: para 10 litros de água fervente, você precisa de 500 g de cinza, misture e insista por um dia, passe por uma peneira e adicione 1 colher de sopa. eu sabonete líquido. O processamento com esta substância é feito uma vez a cada 4 dias. Em casos extremos, você pode usar produtos químicos, mas deve seguir as instruções e usar os medicamentos até a fruta endurecer. O processamento durante o período de frutificação não pode ser realizado.
Você sabe O tipo de pimenta que costumávamos chamar de búlgaro é chamado de "doce" na própria Bulgária e "colorau" na Europa.
Whiteflies
A mosca branca é externamente uma pequena borboleta branca. O principal sinal do aparecimento da praga é a presença de ovos e larvas no lado errado da folha. Mosca branca e suas larvas comem folhas de pimenta. Se você encontrar uma mosca branca nos arbustos em pequena quantidade, lave as folhas com água limpa; se houver muitos insetos, medidas mais sérias devem ser tomadas. Para fazer isso, borrife o arbusto com Inta-Vir, 1 comprimido do qual deve ser dissolvido em 10 litros de água.
Colheres de jardim
Uma colher de jardim é uma borboleta que leva um estilo de vida noturno. Suas larvas causam grandes danos à planta, pois se alimentam de suas folhas, mordiscando-as nas laterais; indivíduos adultos comem a folha inteira e gradualmente mudam para os frutos, devorando sua carne. Biopreparações como bitoxibacilina (50 g por 10 l de água) ou inseticidas químicos como Decis (2 ml por 10 l de água) são eficazes contra essa praga. Também é necessário um afrouxamento profundo do solo, especialmente no outono, para destruir pupas e lagartas.
Prevenção
A prevenção de pragas e doenças inclui as seguintes precauções:
- monitorar a temperatura e a umidade na estufa;
- fertilizar plantas em tempo hábil;
- equipar uma estufa com boa ventilação;
- processar atempadamente os arbustos ao revelar doenças ou pragas;
- rotação de culturas;
- remover arbustos doentes;
- Siga a tecnologia do cultivo de pimenta.
Importante! As medidas preventivas não são capazes de proteger completamente os pimentões do aparecimento de doenças e pragas; portanto, é necessário inspecionar regularmente as plantas e responder prontamente às mudanças na aparência dos arbustos e frutas.
Sabendo as razões pelas quais os frutos e os arbustos de pimenta começam a escurecer, você pode evitá-los e até combatê-los, o que ajudará a salvar sua colheita.