A obtenção direta de um grande número de deliciosas berinjelas depende da variedade selecionada com sucesso. No entanto, sua abundância às vezes representa uma tarefa difícil para os residentes de verão escolherem as melhores cópias. O artigo contém informações sobre um dos híbridos mais populares - o Bourgeois F1.
Descrição e características da variedade
O Bourgeois híbrido de primeira geração é um produto do trabalho de criadores russos da empresa SeDec. Seu registro oficial ocorreu em 2007. Berinjela desta variedade amadurece nos estágios iniciais - a colheita pode ser feita 105-110 dias após a emergência.
As plantas não são muito altas nem se estendem a arbustos - com até 1,6 m de altura, com caule forte e pubescência leve. Folhas verdes com bordas em forma de onda. A principal característica distintiva do híbrido é a forma da fruta - elas, diferentemente da maioria das variedades, são esféricas. Na aparência, eles são mais parecidos com os tomates do que com os tradicionais azuis oblongos. O diâmetro de uma fruta é 13 cm, a massa é 330 g.
Os frutos recordes atingiram um peso de 0,5-0,6 kg. Casca de berinjela é roxo escuro, brilhante. A polpa é branca com uma tonalidade verde, densa. Não há amargura nele. O sabor, as qualidades comercializáveis e transportáveis das frutas são observadas em alto nível.
O nível médio de produtividade híbrida é de 4,7 kg / 1 m². Em uma planta cultivada no jardim, até 6 frutas podem ser plantadas. Os arbustos na estufa são capazes de trazer 10 azuis. A colheita pode ser colhida por 1-1,5 meses.
O híbrido é caracterizado pela resistência a muitas doenças. Pode manter um alto rendimento quando cultivado em condições adversas. Adequado para cultivo ao ar livre e em estufa.
Vantagens e desvantagens da variedade
- As vantagens do híbrido burguês incluem:
- mostra de forma estável um bom rendimento;
- os frutos têm uma aparência incomum, são bem transportados e mantêm sua apresentação, o que os torna promissores para vendas;
- a colheita dura um longo período;
- caracterizada pela resistência a muitas doenças e insetos nocivos que afetam a cultura da família das sombreadas;
- os arbustos não precisam de uma liga;
- frutas são adequadas para vários fins culinários.
Você sabe Na sistematização botânica, os frutos da berinjela são frutos silvestres; na culinária, é costume considerá-los vegetais.
- Infelizmente, a berinjela berinjela não deixa de ter suas desvantagens:
- suas sementes germinam por um longo tempo;
- Exige alta demanda de presença de umidade;
- necessariamente precisa de uma formação de mato;
- responde mal a um pouso denso.
Recursos crescentes
A burguesia da berinjela raramente é cultivada e apenas em regiões com clima quente. É preferível plantar esses pequenos azuis usando mudas. Assim, as plantas ficam mais fortes e os primeiros frutos podem começar a ser colhidos muito mais cedo.
Mudas para mudas
Recomenda-se que as sementes sejam plantadas no final de fevereiro - início de março. Antes de serem plantadas na mistura do solo, é necessário realizar um processamento que evite a infecção por algumas doenças e pragas e melhore sua germinação.
Presowing tratamento inclui:
- colocar sementes por 20 a 30 minutos em uma solução de permanganato de potássio;
- lavar o material de plantio, embalá-lo em sacos de tecido e colocá-lo por 24 horas em uma solução preparada a partir de 1 colher de chá. cinzas de madeira (nitrofosfato, humato de potássio) e 1 litro de água a uma temperatura de + 25 ... + 28 ° С;
- lavando as sementes e colocando-as para germinação por 24–48 horas em condições de temperatura + 25 ... + 30 ° C e mantendo constantemente a umidade.
Para endurecer as sementes, elas são expostas a mudanças repentinas de temperatura: por 2 dias são colocadas na prateleira inferior da geladeira e depois por 1 dia em uma sala com temperatura de + 25 ... + 30 ° C. O ciclo de endurecimento é repetido novamente.
Além das sementes, para o plantio de mudas, tanques e solo também devem ser preparados. Os contêineres podem ser diferentes - especiais, adquiridos na loja (copos de turfa, cassetes) ou aqueles encontrados à mão (caixas, bandejas). Copos de plástico comuns servirão. O solo para mudas pode ser comprado na loja ou preparado por você mesmo.
Importante! É aconselhável plantar as sementes em recipientes separados, pois, quando crescer em uma bandeja comum, será necessária a colheita, o que pode causar danos às raízes frágeis da planta e retardar o crescimento.
Aqui estão algumas opções para a composição do solo:
- Combine a areia do rio (1 parte) com a turfa da planície (4 partes) e o composto (3 partes).
- Misture o húmus (8 partes) com o solo da grama (2 partes) e o verbasco podre (1 parte).
- Prepare uma mistura de turfa (3 partes) e serragem podre (1 parte).
- Misture o húmus (2 partes) com o solo do gramado (1 parte).
- Combine húmus (2 partes) com turfa (1 parte).
O solo adquirido não precisa de desinfecção. Um substrato feito por você mesmo deve ser desinfetado.
Existem várias maneiras de conservar:
- No forno a uma temperatura de +80 ... + 90 ° C durante 20–40 minutos.
- Em um banho de vapor por 40 minutos.
- No microondas, no máximo, por 10 minutos.
- Ao regar com uma solução rosa de permanganato de potássio.
- Molhar água fervente.
A tecnologia de plantio de sementes é a seguinte:
- Encha cada recipiente com o solo.
- Hidratar.
- Coloque em recipientes de 2-3 sementes.
- Polvilhe o solo com uma camada de 2 cm.
- Mexa um pouco.
- Cubra com papel alumínio.
- Coloque em uma sala com uma temperatura de + 25 ... + 30 ° C.
Importante! Ao cultivar berinjela, as regras de rotação de culturas devem ser observadas. Os melhores antecessores para esta cultura são adubo verde, cebola, alho, ervilha, feijão, repolho. O pior - abóbora, batata, girassol.
Cuidado com brotos
Se todos os procedimentos de imersão do material de plantio foram realizados, os primeiros brotos devem ser esperados após 5-6 dias. Neste momento, é necessário remover o abrigo e colocar as culturas em condições de temperatura de + 14 ... + 16 ° C durante o dia e + 10 ... + 12 ° C durante a noite.
Além disso, eles agem da seguinte maneira:
- Usando iluminação artificial, o horário de verão é definido por 12 horas.
- Após 7 dias, as condições de temperatura são alteradas para mais quente - + 25 ... + 27 ° C. A temperatura noturna deve ser mantida em + 12 ... + 14 ° C.
- O tempo todo eles monitoram as condições do solo e, se necessário, hidratam-no da pistola.
- Quando 2 folhas verdadeiras aparecem, são alimentadas com uma mistura de superfosfato, sal de potássio e uréia.
- Após 14 dias, o curativo é repetido.
- Duas semanas antes da data prevista para as mudas se mudarem para o local principal de crescimento, elas começam a endurecer - elas cortam brotos diariamente para o ar fresco, aumentando gradualmente a duração da estada.
- 1 dia antes do plantio, as mudas são abundantemente regadas.
Importante! Ao cultivar mudas em um tanque quando 2 folhas verdadeiras aparecerem, é necessário colher.
Plantio de mudas em local permanente
Os brotos são transferidos para as camas aos 2 meses de idade, ou seja, de maio a junho. A essa altura, as mudas devem ter pelo menos 10 cm de altura e ter 5-7 folhas.
O processo de plantio de mudas em um local constante de crescimento é o seguinte:
- Na área selecionada para o cultivo de berinjela, os buracos são feitos de acordo com o padrão de 40 × 60 cm.
- Os poços são abundantemente regados.
- Cada broto é plantado em um buraco separado a uma profundidade de 2 cm.
- Polvilhe as raízes.
- O solo é compactado e coberto com terra seca ou turfa.
- Os desembarques são cobertos com um filme ou material não tecido.
- O abrigo é removido quando o clima quente se instala e o risco de geada é passado.
Cuidado de Grau
Berinjela pode ser chamada de uma das culturas de jardim mais caprichosas. É exigente em temperatura e umidade, a composição e estrutura do solo, sensível a danos às raízes, muitas doenças e pragas.
Para obter uma safra de alta qualidade, é necessário cuidado regular, que consiste em regar, umedecer, soltar o solo, capinar, formar um arbusto, pulverizar preventivamente contra patógenos e insetos nocivos.
Rega e fertilização
Após o plantio, a primeira rega é realizada após 10 a 14 dias. Antes disso, o cuidado com brotos jovens consistirá apenas no afrouxamento superficial do solo e na pulverização periódica. No futuro, estabeleça o regime de irrigação com uma frequência de 2 vezes por semana. Para hidratação, use apenas água morna.
Berinjelas respondem bem à cobertura. Recomenda-se alimentá-los uma vez a cada 1,5 meses com uma solução aquosa de cinza de madeira (1 colher de sopa / 10 l) ou polvilhar a substância na forma seca entre as linhas. Também são bons excrementos de pássaros, verbasco, fertilizantes verdes.
Se você é um defensor da aplicação de fertilizantes minerais, a planta pode ser alimentada 3 vezes por estação:
- 2-3 semanas após o transplante de mudas para um local permanente.
- No processo de formação de frutos do lado brotos.
- Quando as primeiras frutas aparecerem.
Na primeira alimentação, é necessário nitrogênio e, na alimentação subsequente, são necessários potássio e fósforo. Ammophoska, superfosfato, uréia (10-40 g / 1 litro de água) são usados.
Você sabe A berinjela foi cultivada pela primeira vez cerca de 1,5 mil anos atrás nos países do Oriente Médio, Sul da Ásia e Índia. Isso é mencionado em textos sânscritos antigos.
Formação de Bush
Como os burgueses têm grandes frutos, é difícil para os arbustos lidar com sua abundância. Quanto mais frutas no mato, menores elas saem. Portanto, durante a formação dos ovários, 3 a 5 enteados e até 8 frutos devem ser deixados em cada planta. Os pasynkovka produzem pela manhã em um dia não muito quente na ausência de precipitação. Os brotos são removidos manualmente.
Para formar uma colheita abundante, as flores precisam de muita luz. No entanto, uma folhagem abundante pode protegê-los. Portanto, é importante garantir que não haja muitas folhas e removê-las conforme necessário.
Controle de Pragas e Doenças
A berinjela é uma planta delicada que, quando plantada e mantida inadequadamente, bem como na ausência de medidas preventivas, é freqüentemente afetada por doenças e atacada por insetos nocivos.
Das doenças, as seguintes são as mais perigosas para as azuis:
- Praga tardia. A doença se manifesta pelo aparecimento de manchas marrons nas folhas, que depois secam e caem. Para o tratamento, a pulverização é usada com uma solução a 0,2% de sulfato de cobre e 1% de líquido Bordeaux. A prevenção consiste no processamento da infusão de alho (200 g / 3 l de água, insista 3 dias, dilua com água 1 a 1), soro de leite (1 a 1 com água).
- A perna preta. Os principais sintomas são escurecimento, revestimento cinza, afinamento da raiz do pescoço. Como resultado da derrota, a planta seca e morre. Os arbustos afetados precisam ser removidos e queimados em tempo hábil, o solo deve ser tratado com qualquer fungicida. Para excluir a doença, as sementes antes do plantio devem ser embebidas em uma solução de permanganato de potássio.
- Antracnose. Quando infectadas, manchas marrons se formam nas folhas e manchas afundadas nas frutas. Para controle, o tratamento é aplicado com uma solução de 0,2 a 0,4% de "HOM".
Entre os insetos nocivos que podem causar enormes danos à cultura:
- Besouro de batata do Colorado. Sua presença é fácil de notar. Este é um inseto grande com asas listradas. As larvas também são grandes, de cor rosa. Eles podem comer folhagem quase completamente. Eles combatem o besouro com tratamento inseticida Calypso, Prestige. Com uma leve infecção, os insetos são coletados à mão. Para afastá-los do plantio, o rábano, a calêndula, o coentro e o feijão são plantados nas imediações da berinjela.
- Ácaro aranha - no processo de sua atividade deixa uma teia em folhas e caule. Este é um pequeno inseto sugador de cor vermelha ou preta que vive na placa inferior da folha. Alimenta-se de sucos de plantas. Portanto, logo após sua invasão, você pode perceber como as folhas murcham e secam, e então todo o arbusto. Contra um carrapato use "Nitrofen", enxofre coloidal, acaricidas: "Fufanon", "Actellik", "Karbofos".
- Pulgões - como um carrapato, bebe sucos de uma planta. Sua presença pode ser evidenciada por um grande acúmulo de formigas sob os arbustos e restos brancos da concha de larvas chocadas. A luta contra os pulgões é realizada pulverizando uma solução de sabão com a adição de cinzas, a droga "Arrow".
Características da colheita e armazenamento de culturas
As berinjelas, planejadas para serem comidas ou processadas, devem ser coletadas durante o período de maturação técnica, ou seja, no momento em que:
- o diâmetro reivindicado de 13 cm é alcançado;
- será pintado em uma característica cor roxa escura;
- terá sementes subdesenvolvidas.
Os frutos das sementes são colhidos mais tarde, quando os azuis amadurecem completamente - tornam-se completamente escuros, com polpa solta e sementes pretas. As frutas são cortadas com uma faca ou tesouras de podar.
Como os burgueses azuis estão maduros, eles não serão armazenados por muito tempo. Ao criar condições ideais, elas podem ser consumidas por no máximo dois meses.
Frutas saudáveis com uma pele densa, sem manchas, danos, amassados, sinais de podridão e mofo, são selecionadas para armazenamento. Eles são empilhados em caixas, trocando as camadas com palha ou pergaminho. Frutos mais longos são preservados se cada um deles for embrulhado em papel.
Ótimas condições de armazenamento:
- temperatura - 0 ... + 2 ° C;
- umidade - 80-90%;
- falta de luz.
Dicas de Culinária
Beringela F1 berinjela é adequado para uma variedade de finalidades culinárias. Eles são utilizados na preparação de primeiro e segundo pratos, aperitivos, saladas, para recheio. Eles podem ser fritos, cozidos, cozidos, cozidos no vapor, assados no forno ou na grelha.
A polpa não perde o sabor e as propriedades úteis após o tratamento térmico. Entre a variedade de pratos que podem ser preparados a partir de berinjela, destacam-se caviar, ensopado, pãezinhos, moussaka, lasanha, almôndegas, ratatouille.
Estes pequenos azuis devem ser cultivados por aqueles envolvidos na colheita de inverno. A conserva conserva o produto por um longo tempo. Além disso, para economizar legumes no inverno, eles podem ser congelados. Para congelar, os azuis são cortados em anéis.
Ao cozinhar pratos de berinjela, você pode usar as seguintes dicas simples:Você sabe Os europeus aprenderam sobre a existência de berinjela em meados do século XV, no entanto, eles só começaram a usá-la na culinária após quatro séculos.
- Como os vegetais contêm a substância solanina, que pode dar amargura a um prato, para eliminá-lo, você deve manter o azul na água por 20 a 30 minutos antes de cozinhar.
- Amargor de molho também ajudará a absorver legumes picados e salgados por 25 a 30 minutos. A água precisará ser drenada.
- Para evitar que a carne fique preta, é necessário usar facas de aço inoxidável ao cortar.
- A carne não ficará preta se a berinjela estiver cozida em fogo alto.
- Como as berinjelas absorvem rápida e ativamente o óleo vegetal para que não fiquem muito gordurosas durante a fritura, é necessário cozinhá-las em uma frigideira com revestimento antiaderente com a adição de uma pequena quantidade de óleo. Ao fritar, enrole os legumes na farinha misturada com sal.
- Para o sabor original, você deve combinar os azuis com alho, coentro, nozes.
Assim, a berinjela F1 da berinjela, graças à forma original da fruta, está ganhando cada vez mais popularidade. Para crescer, você precisa fazer muito esforço. No entanto, com os devidos cuidados, os azuis, sem dúvida, agradarão com colheitas ricas e saborosas.