Ao escolher tomates para o cultivo, eles geralmente são guiados pelo rendimento e custo por unidade de produção. Variedade "Spasskaya Tower" refere-se a variedades com alta produtividade. É resistente a doenças e não requer cuidados intensivos. Leia sobre essa variedade e se vale a pena crescer nesta análise.
Descrição da nota
O tomate "Spasskaya Tower f1" foi recentemente criado por criadores de Chelyabinsk. Pertence a variedades semi-determinantes no meio da temporada e pode ser cultivada com sucesso em uma estufa e em campo aberto. A produtividade no cultivo em estufa aumenta de 25 a 30%. Uma grande influência sobre a colheita é proporcionada pela irrigação oportuna e adequada. A altura dos arbustos é de 1,5 a 2 m. Para reduzir a carga no porta-malas, os tomates são amarrados a uma treliça.A variedade é de alto rendimento. Aparecem até 10 pincéis em um arbusto, cada um com 5-6 tomates vermelhos brilhantes. O peso de um feto pode atingir 0,5 kg. Produtividade - 30 kg de frutas por 1 m² de área. Os frutos distinguem-se pelo excelente sabor: os primeiros tomates amadurecem no dia 95-115 após o plantio.
A variedade "Spasskaya tower f1" é caracterizada pelo amadurecimento simultâneo da maioria dos frutos. Se os tomates são cultivados para venda, a casca densa e a boa qualidade de conservação são vantagens adicionais da variedade.Você sabe Mais de 7500 variedades de tomate são cultivadas no mundo. Quase todos são vermelhos, mas existem variedades de amarelo, verde, laranja, rosa, preto, marrom, branco e roxo.
Um dos objetivos da criação de um híbrido era desenvolver uma variedade resistente a condições climáticas e doenças adversas. Portanto, a “Spassky Tower f1” pode crescer bem na maioria das regiões e quase não é afetada pela doença. Para uso pessoal em saladas, primeiro e segundo pratos, bem como em preparações de inverno.
Vantagens e desvantagens
- Vantagens da classe:
- resistente a clima frio e doenças;
- pode ser cultivado tanto na estufa quanto no solo;
- alto rendimento;
- ocupa uma área pequena;
- o amadurecimento da colheita é rápido e instantâneo;
- excelente transportabilidade e durabilidade.
- Desvantagens variedades
- "Spasskaya tower f1" é um híbrido; portanto, é impossível obter sementes de tomate de alta qualidade em um campo normal (polinização cruzada de variedades pelo efeito do vento);
- a necessidade de amarração devido ao pequeno sistema radicular e à grande massa de frutos.
Mudas de crescimento próprio
Para plantar sementes para mudas, você precisará preparar recipientes e solo para o plantio. Como o tomate pertence a variedades híbridas, as sementes deverão ser compradas anualmente ao fabricante. Antes do plantio, eles devem ser gravados com uma forte solução de permanganato de potássio para evitar danos por podridão, praga e outras doenças fúngicas.
Momento ideal para a semeadura
Para calcular corretamente o momento do plantio de sementes, aceite para o cálculo a idade das mudas antes de plantar em um local permanente. Para a variedade "Spasskaya Tower", é de 55 a 60 dias. Assim, as sementes devem ser plantadas em vasos em fevereiro, mas no início ou no final - escolha com base em onde os tomates crescerão: em estufa ou em campo aberto.
Solo
A maneira mais fácil de cultivar mudas é retirar o solo do jardim e cultivar tomates nele. Mas não se esqueça de realizar um teste para determinar sua acidez.
Importante! Misture uma colher de solo e uma colher de vinagre. Se as bolhas se destacam, esse é um solo alcalino, ótimo para o cultivo de tomates.
Os tomates crescem bem no solo com uma reação alcalina. Mas em ácido, eles não apenas crescem mal, produzem um baixo rendimento, mas também ficam doentes. O ácido é misturado com farinha de giz ou dolomita para neutralizar a acidez.
A terra do jardim é pobre em oligoelementos e precisa ser fertilizada com fertilizantes. Areia ou turfa também é adicionada aos solos argilosos para melhorar a aeração. Fungos e microorganismos morrem em altas temperaturas. Portanto, o solo das mudas é calcinado no forno para desinfecção ou regado com água fervente.
Capacidade de crescimento
Os tanques para mudas são bastante diversos.
Entre eles estão:
- gavetas: madeira e plástico;
- copos de vários tamanhos e materiais;
- copos de turfa e comprimidos de turfa.
Recipientes mais modernos são pequenos copos individuais, coletados em cassetes. Eles diferem em volume e quantidade no cartucho. A mistura e as sementes do solo são introduzidas nos copos. Ao transplantar, a extração cuidadosa do conteúdo e o plantio serão suficientes.
Copos de turfa são especialmente populares. Eles são convenientes para colocar mudas ao mergulhar. Para plantar uma planta no solo, basta colocá-la em um buraco com um copo de turfa (ela se dissolverá e se tornará um fertilizante adicional para o tomate). Os comprimidos de turfa são comprimidos sob a forma de comprimidos grandes com um recesso no interior. Uma semente é colocada em cada uma delas e, em seguida, um comprimido com uma muda é simplesmente transplantado para um copo.
Preparação de sementes
Para obter uma colheita grande, você precisa escolher sementes saudáveis. Eles são amarelos na cor com um selo. Mergulhe-os em água quente (+ 50 ° C) por 15-20 minutos. As sementes que surgem não devem ser plantadas; estas são sementes "vazias", sem germe. A água quente destrói muitos tipos de fungos. Outro método de tratamento de sementes é uma solução de permanganato de potássio a 1% dentro de 24 horas.
Você sabe O tomate mais pesado pesava 3.906 kg. Ele cresceu em uma fazenda de Dan Sutherland (EUA). O registro foi gravado em 30 de agosto de 2016.
Para acelerar o crescimento das plantas e melhorar a germinação de sementes obsoletas, a imersão é usada em um estimulador de crescimento. Pode ser qualquer um dos estimulantes comprados na loja - Energen, Baikal-EM1, Zircon. Para embeber, dissolva 3-5 ml do medicamento (consulte as instruções) em 2-3 litros de água por 15 a 20 horas.As sementes devem produzir mudas amigáveis após 1-2 dias.
Semeando sementes
Antes de plantar as sementes, regue abundantemente o solo em recipientes com uma solução a 1% de permanganato de potássio (permanganato de potássio). Lembre-se de que deve haver 30% mais sementes do que as mudas necessárias. Ao plantar em caixas, elas são colocadas a uma distância de 3 cm entre as fileiras e 2 cm entre as sementes seguidas. Em um copo, basta colocar 1-2 sementes. Profundidade de aterrissagem - 0,5-1 cm.
Cuidados com mudas
O tomate “Spasskaya tower f1”, como outras variedades, adora o calor e as áreas ensolaradas, de modo que a temperatura na sala não deve cair abaixo de + 18 ° C. lâmpadas. A rega é feita pulverizando o solo da pistola de pulverização enquanto o solo seca, mas pelo menos 1 vez em 5 dias.
O primeiro curativo é realizado na fase 2 desta folha. É necessário introduzir fertilizantes contendo nitrogênio e fósforo no solo. A mistura é introduzida no solo para que a solução não caia nas plantas e o segundo curativo é realizado após 15 dias com a mesma composição de oligoelementos.
Após um mergulho, você precisará realizar mais 2 curativos com um intervalo de 2 semanas. São alimentados com uma mistura de superfosfato, uréia e cloreto de potássio na proporção (g): 20/10/15 por 10 litros de água. A última cobertura é realizada 2 dias antes das plantas serem transplantadas para um local constante de crescimento - em uma estufa ou no solo.
Importante! Se você fizer fertilizantes secos antes do plantio, o solo precisará ser misturado com eles a uma profundidade de 15 cm, o que acelerará a absorção de nutrientes pelas plantas.
Endurecimento de mudas
As mudas endurecidas são menos doentes, se sentem melhor durante o transplante e produzem frutos mais abundantes. As mudas endurecidas podem ser distinguidas por uma haste grossa e um bom sistema radicular.Se a temperatura externa for de + 15 ° C, os tomates podem ser levados com segurança por várias horas durante o dia no ar. Coloque-os em uma área sombreada.
O tempo gasto pelas plantas no ar aumenta gradualmente de 1-2 horas para 6-7. O tempo mínimo de endurecimento antes do plantio no solo é de 3 dias. O período ideal de endurecimento é de 6 a 10 dias.
Plantio de mudas em local permanente
Para o plantio, escolha plantas com um sistema radicular desenvolvido, um tronco "desgrenhado" grosso e 8 a 10 folhas reais. A altura aproximada das mudas é de 23 a 35 m Para que os tomates da Torre Spasskaya sejam bem recebidos, o plantio é realizado em um dia nublado ou à noite. A temperatura do ar não deve ser inferior a + 15 ° C - + 20 ° C. Em mudas de terreno aberto são plantadas no início de maio.
O principal é que não deve haver geada no solo pela manhã, caso contrário os tomates morrerão. O plantio de estufas ocorre em abril. A idade das mudas no momento do plantio deve ser de pelo menos 55 a 60 dias.
Antes do plantio, o solo argiloso deve ser desenterrado e diluído com turfa ou areia a uma profundidade de 15 cm, ácido acidificado com farinha de giz ou dolomita. Se foram encontradas pragas na parcela na temporada anterior (ou as plantas estavam doentes), desinfecte o solo com uma solução muito quente de sulfato de cobre à taxa de: 1 litro por 1 m². Ao cavar o solo nos leitos, os fertilizantes são aplicados.
A largura de plantio é entre linhas 55-75 cm e 35-45 cm - entre plantas individuais. O plantio pode ser realizado por um método de fita com um arranjo paralelo de plantas em fileiras adjacentes ou escalonadas.
Importante! 1,5 horas antes do plantio de mudas no solo, é abundantemente regada. Isso ajudará a evitar danos nas raízes durante o transplante.
Características do cultivo ao ar livre
Na maioria das vezes, os tomates são cultivados em campo aberto. Os frutos de tais arbustos são os mais deliciosos (em termos do paladar). Um estudo das propriedades organolépticas dos tomates mostra que os frutos cultivados em casa dos canteiros são mais saturados com substâncias úteis e muito mais úteis. Assim, o nível de licopeno (antioxidante) nesses tomates é alto, o que tem um efeito positivo no funcionamento do sistema cardiovascular.
Rega
Regue os tomates abundantemente ao plantar no solo. Depois, são regadas quando o solo fica seco (até a colheita amadurecer). Cada planta precisará de cerca de 12 litros de água por semana. Ao regar, a umidade não deve cair sobre as folhas, é necessário umedecer cuidadosamente apenas a zona basal. Portanto, em pequenas fazendas particulares, eles praticam a instalação de garrafas de plástico no canteiro do jardim.Para isso, o fundo da garrafa é cortado e são feitos vários orifícios laterais. Eles cavam uma garrafa de cabeça para baixo perto de um tomate e despejam água nela. O solo retira a umidade da garrafa e de lá as raízes da planta a extraem. Assim, o problema de umidade excessiva ou rega intensiva com lixiviação do solo por baixo da raiz desaparecerá.
Top vestir
A cobertura é aplicada ao solo úmido aproximadamente a cada 14-20 dias. Se hoje você regou o solo, precisará aplicar fertilizantes em algumas horas - depois que parte da água for absorvida.
O cronograma aproximado de aplicação do fertilizante é o seguinte:
- 10 dias após o transplante de tomate no solo, eles precisam ser fertilizados. A partir de fertilizantes orgânicos, é utilizada uma mistura de verbasco diluída na proporção de 0,5 kg por 10 litros de água. A solução é vertida na zona basal de 0,5 l para cada bucha. Além disso, uma solução de nitrofosco é adicionada sob a raiz - na dosagem de 15 ml de fertilizante por 10 l de água. Sob cada arbusto - 0,5 l de solução.
- 20 dias após a primeira alimentação, a segunda é realizada.Composição de reposição: fertilizantes orgânicos - verbasco, mineral - superfosfato e sulfato de potássio. Ambos os oligoelementos são dissolvidos em água a 1 colher de sopa por 10 litros de água e contribuem com 1 litro de solução sob cada arbusto.
- 2 semanas depois Alimente as plantas com nitrofos novamente na mesma dosagem.
- E depois de 2 semanas - reaplicação de superfosfato.
Importante! Não exceda os padrões de dosagem indicados nas embalagens. Um excesso de minerais não é menos prejudicial que a falta deles.
Stepson
Os brotos laterais que se desenvolvem nas axilas das folhas devem ser cortados a tempo, para que a planta gaste energia e nutrientes apenas no crescimento do fruto. Caso contrário, haverá muitas folhas bonitas e poucas frutas. Esse processo é chamado de beliscão. Ao beliscar, deixe o caule principal e as hastes com escovas de tomate. Brotos pequenos se rompem com os dedos, brotos grandes são cortados com tesouras de poda.
O procedimento é realizado conforme necessário. É igualmente importante interromper oportunamente o crescimento das plantas, beliscando a parte superior. Para tomates no chão, 5-7 pincéis com frutas são suficientes. Um crescimento adicional das plantas é impraticável.
Uma maneira eficaz de se alimentar é o fermento.
Cuidado do solo
Na zona das raízes, o solo deve sempre permanecer solto. Portanto, é capinado por 2-3 dias após rega pesada. A profundidade do cultivo é de 8 a 10 cm e, simultaneamente com o cultivo, as ervas daninhas emergentes são colhidas.
Quando a planta cresce em um bom arbusto, o solo ao redor do tronco é batido. Isso melhora a condição do sistema radicular, melhora o crescimento das raízes laterais e permite que o solo se aqueça melhor. Spud precisa duas vezes. A primeira vez - 3 semanas após o plantio e a segunda - outras 2 semanas após o primeiro.
A cobertura orgânica é palha, grama, folhas, serragem. Ajudará a manter a umidade na zona das raízes e fornecerá calor às raízes, o solo sob ela se aquecerá. O tamanho da camada é de cerca de 10 a 15 cm e a cobertura também pode impedir o aparecimento de ervas daninhas nas camas.Você sabe Os primeiros tomates que vieram para a Europa foram amarelos. Então eles receberam o nome "pomme d’ore" - «maçã dourada».
Bush amarrando
Amarre os tomates "Spasskaya Tower f1" começam quando o arbusto se desenvolve. Isso se deve ao peso da fruta: quanto mais peso, maior a carga no tronco. Amarrar ajuda a transferir parte do peso para o suporte.Como a altura da variedade pode atingir 1,5 m, é melhor usar a amarração em treliça.
Os racks são instalados em diferentes extremidades da linha e, a uma altura de 0,4-0,5 m, 0,7-0,8 me 1,2-1,4 m, um fio é puxado, ao qual os arbustos formadores serão amarrados. Você também pode tentar amarrar os arbustos às estacas, se o crescimento dos arbustos não exceder 1 m.
Tratamento preventivo
Para que as plantas produzam a produtividade máxima e sejam invulneráveis a pragas, é desejável observar várias medidas:
- leve em consideração a rotação de culturas das plantas e não plante tomates anualmente na mesma área:
- Antes do plantio, sempre leve em consideração a acidez do solo e saiba quais são as formas de neutralizá-lo;
- desinfetar o solo com água quente de pragas e bactérias putrefativas;
- destruir todas as plantas infectadas e não deixar restos de matéria orgânica nos canteiros durante o inverno;
- Não regue as plantas se o solo estiver úmido;
- controlar a aparência de pragas com a ajuda de armadilhas para insetos e a tempo de começar a combatê-las;
- ao comprar sementes, preste atenção a quais doenças a variedade é resistente;
- desinfecte e endureça-os antes de plantar sementes.