A pimenta é um tempero favorito para todos os amantes de pratos saborosos e ricos, e para o jardineiro, seus frutos no peitoril da janela são considerados um verdadeiro orgulho. No entanto, nem todo mundo pode cultivar esse vegetal em casa, pois ele precisa de cuidados específicos e muita atenção. Neste artigo, você aprenderá os principais segredos do cultivo da pimenta, bem como o que é necessário para a frutificação a longo prazo.
Descrição da nota
Pepper Flame é uma erva perene nativa do México. Foi obtido por cruzamento direto de variedades agudas de chileno e caiena. Hoje, os frutos da planta são considerados um dos aditivos mais comuns em pratos frios e quentes.
As principais características da variedade:
- espécies arbustivas tipo, com uma estrutura piramidal do mato;
- finalidade - fruto e planta ornamental;
- a altura total pode atingir até 40 cm;
- a planta pertence a culturas de amadurecimento médio: desde o início das mudas até o amadurecimento dos frutos, decorridos 115 a 125 dias;
- folhas pequenas ou médias, com tonalidade verde saturada, levemente enrugada;
- em condições ideais, pode dar frutos por 5-6 anos;
- a cultivar é cultivada tanto em solo aberto quanto no parapeito da janela;
- a cultura é resistente a uma variedade de infecções bacterianas e fúngicas, bem como à murcha de verticilina;
- as plantas são resistentes a mudanças nas condições de vida, bem como ao microclima;
- o arbusto não requer liga;
- a produtividade é alta, em um ano uma planta produz cerca de 100 frutas;
- a produtividade de 1 m² é de 3,5 a 4 kg;
- os frutos são pequenos, alongados, foliados, levemente dobrados no final, com até 5 cm de comprimento e até 3 cm de largura;
- a cor da fruta depende do estágio de maturidade: os pimentões jovens são verdes brilhantes, maduros - vermelhos saturados;
- o peso médio de um feto está na faixa de 35 a 45 g;
- o sabor das frutas é picante, encorpado, com um aroma brilhante e sabor a pimenta;
- os pimentões são caracterizados por um aumento do teor de oligoelementos, vitaminas e substâncias aromáticas;
- os frutos são utilizados na forma crua, seca e também enlatados separadamente ou em combinação com outros vegetais;
- A variedade é ideal para uso doméstico e também para venda.
Você sabe Variedades picantes de pimenta caíram na cultura europeia graças às expedições de Cristóvão Colombo. Além disso, foi esse descobridor que deu ao capsicum o nome mundialmente famoso "pimenta"
Vantagens e desvantagens
Esta fruticultura foi admirada pelos jardineiros devido às muitas propriedades úteis.
- Os principais são:
- a capacidade de crescer no jardim e no peitoril da janela;
- alta decoratividade;
- aumento de produtividade;
- a capacidade de dar frutos ao longo do ano (em condições ambiente);
- Graças a um complexo de importantes vitaminas e minerais, as frutas têm um efeito benéfico na saúde humana.
- Não sem cintilação e falhas - elas incluem, antes de tudo, o seguinte:
- baixa resistência à luz solar direta;
- o rendimento depende diretamente das condições de detenção;
- a variedade não tolera calor e baixas temperaturas;
- quando cultivada em estufa, a planta exige regulação constante da temperatura, luz e umidade.
Você sabe Capsicum nem sempre estava queimando - essa propriedade surgiu em seu processo de evolução, como uma reação protetora. Assim, a planta afasta os animais no estômago dos quais suas sementes se decompõem gradualmente, o que prejudica a capacidade de se reproduzir.
Benefício e dano
- As principais propriedades úteis da pimenta:
- melhora o funcionamento do sistema cardiovascular;
- reduz a quantidade de colesterol no sangue;
- normaliza o metabolismo;
- reduz a dor em caso de dores de cabeça;
- alivia a inflamação intestinal;
- contribui para a eliminação da microflora patogênica no trato digestivo;
- ajuda a prevenir resfriados e infecções respiratórias agudas;
- satura o corpo com uma enorme quantidade de vitaminas e minerais.
Apesar dos grandes benefícios para o corpo, esse vegetal pode ser prejudicial.
- Primeiro de tudo, ele:
- causa irritação das membranas mucosas;
- agrava o curso da arritmia e angina de peito;
- leva a queimaduras de tecidos danificados do estômago e intestinos;
- durante a gravidez pode causar hipertonia uterina.
Como plantar pimenta em casa a partir de sementes
A germinação de sementes de pimenta no peitoril da janela exigirá um mínimo de habilidades e conhecimentos; no entanto, para obter brotos saudáveis e frutíferos, você precisará tentar. A cultura é termofílica, portanto, seu desenvolvimento exigirá temperatura e umidade ideais, sem as quais é quase impossível obter altos rendimentos.
Datas de semeadura
O surgimento de sementes de pimenta geralmente começa no início da primavera; o período mais adequado é o final de fevereiro - o início de março. Essas mudas começarão a dar frutos com sucesso no meio do verão, o que nas regiões do sul permite que elas sejam cultivadas em solo aberto.Se você cultivar uma planta no peitoril da janela, poderá germinar as sementes a qualquer momento do ano. No entanto, nesse caso, deve-se ter em mente que a germinação das sementes diminuirá significativamente.
Capacidade de desembarque
Para a germinação de sementes, use utensílios de jardim - xícaras e vasos pequenos e recipientes em geral (com no máximo 10 cm de profundidade). Esses pratos podem ser feitos de qualquer material que seja seguro e resistente aos efeitos agressivos do solo (vidro, cerâmica, argila, plástico, metal, etc.). O principal requisito para tais tanques é uma boa drenagem e um orifício funcional para a drenagem da água; sem isso, as raízes das mudas apodrecerão e as plantas jovens serão infectadas com fungos.
Você pode cultivar mudas nos chamados comprimidos de turfa. São substratos bem compactados na forma de placas ou cilindros e contêm todas as substâncias necessárias para o crescimento de mudas jovens, além de vitaminas e minerais. Os comprimidos de turfa são frequentemente semeados com 1 a 3 sementes e depois colocados em recipientes compartilhados.
Substrato adequado
Um solo adequado para a germinação de sementes de pimenta é um solo fértil bem fertilizado com um grau médio de capacidade de umidade. Qualquer substrato comprado para mudas ou flores de interior é ideal para isso. Mas você pode preparar o solo para o Twinkle: para isso, misture grama, solo frondoso, turfa e areia (pode ser substituído por vermiculita ou agroperlita) (1: 1: 1: 4). Antes da semeadura, o solo deve ser esterilizado - isso ajuda a proteger mudas jovens de pragas e infecções.
Importante! Após a esterilização, o substrato deve ser deixado por 7-10 dias em repouso, em temperatura ambiente. Durante esse período, ele restaurará sua estrutura, assim como a microflora.
O procedimento é realizado usando:
- congelamento (2-3 dias a -20 ° C ... - 25 ° C);
- assar no forno (15 a 20 minutos a + 125 ° C);
- vapor no microondas (5-10 minutos na potência máxima);
- rega abundante com permanganato de potássio a 1%.
Tratamento de sementes
Antes da semeadura, é necessário um preparo específico. É necessário para aumentar a germinação das sementes, a qualidade e a imunidade das plantas futuras, além de evitar danos às plantas por fungos. A primeira coisa a fazer com as sementes é esterilizá-las.
Para fazer isso, eles estão opcionalmente embebidos em:
- Solução a 4% de sal de mesa (5-10 minutos);
- Solução a 1-2% de permanganato de potássio (15-20 minutos);
- Solução de álcool a 70% (10-15 minutos).
Após a esterilização, as sementes devem ser lavadas com água fervida à temperatura ambiente; caso contrário, os restos das soluções de esterilização podem afetar adversamente o desenvolvimento de plantas jovens. Além disso, a semente é seca naturalmente, após o que pode ser tratada com estimulantes do crescimento. O procedimento ajuda a obter a germinação de mudas, além de aumentar a taxa de germinação para 90-100%.
Para isso, as sementes são mantidas em solução:
- ácido succínico (1 g por litro de água) - 12-24 horas;
- Preparação “Epin-extra” (3 gotas por 100 ml de água) - 2-3 horas;
- estimulador "Zircon" (3 gotas por 100 ml de água) - 2-3 horas.
Antes do tratamento com estimulantes do crescimento, as sementes podem ser endurecidas. Este procedimento é opcional, mas com sua ajuda é melhor obter alta imunidade dos pimentões jovens, bem como sua resistência a uma queda acentuada da temperatura.
Você sabe Para remover a queimação na boca do capsicum, você precisa usar qualquer produto rico em gordura. Leite gordo, creme ou iogurte são os mais adequados para esses fins.
Existem duas maneiras de fortalecer:
- da maneira mais fácil - as sementes precisam ser colocadas em uma tigela e despeje água morna; depois que incharem, leve-as para a geladeira (+ 2 ° C ... + 5 ° C) por 2-3 dias. Depois disso, a semente é seca e depois armazenada em temperatura ambiente;
- método complicado - as sementes são preenchidas com água morna, mantidas até o inchaço e, em seguida, por vários dias por 12 horas, mantidas alternadamente na geladeira e em temperatura ambiente.
Semeando sementes
As sementes são semeadas em furos separados ou em fileiras comuns, enquanto a distância entre as sementes individuais deve ser de pelo menos 3-4 cm. Ao plantar em fileira, elas cortam paralelamente ao lado mais comprido do tanque, o que ajuda a facilitar os cuidados subseqüentes às culturas.
A pimenta é semeada a uma profundidade não superior a 1,5 cm - este indicador deve ser abordado rigorosamente, caso contrário, a germinação das plantas cai às vezes. As sementes não são embrulhadas firmemente no solo, com uma camada com mais de 1 cm de espessura, após o que o recipiente é regado abundantemente com água.
Condições de germinação
Brotar mudas em local bem iluminado e quente, a uma temperatura de + 22 ° C ... + 25 ° C. O peitoril da janela ensolarado e sul é mais adequado para isso. Durante esse período, a alta umidade e a temperatura desempenham um papel fundamental no surgimento de plantas jovens, de modo que os recipientes com mudas são cobertos com uma cúpula protetora de polietileno ou vidro. Em tais condições, é criado um efeito estufa local que afeta favoravelmente o desenvolvimento de mudas.
Após a germinação das sementes, a temperatura deve ser reduzida para + 20 ° C, o que ajuda a obter pimentas mais saudáveis. Para que o sol não leve a queimaduras, os vasos de flores são sombreados com uma cortina transparente ou outro abrigo. Nesse momento, você também deve executar a correção do modo de luz: os vasos de plantas devem criar um horário de verão de pelo menos 12 horas, para serem destacados com uma mesa ou uma lâmpada de jardim especializada.
Assim que as primeiras folhas aparecerem nas plantas, a cúpula protetora deve ser removida. Faça isso gradualmente durante vários dias. Você precisa começar com alguns minutos de ventilação, terminando com a eliminação completa do revestimento protetor. Se necessário, a remoção de ervas daninhas é realizada neste momento, a fim de evitar a competição entre brotos adjacentes (a distância entre os pimentões deve ser de pelo menos 3-4 cm).
Umedeça os vasos de plantas semeados, conforme necessário, evitando a umidade excessiva ou a saturação excessiva do substrato com água, para regar as mudas diariamente, mas em pequenas porções. Use apenas água limpa e aquecida à temperatura ambiente para isso, caso contrário, o procedimento levará à inibição dos brotos.
Escolha
O mergulho das mudas é realizado na fase de 2 a 3 folhas - outros períodos para o procedimento não são recomendados, pois nesse caso a porcentagem de sobrevivência de plantas jovens é reduzida significativamente. As plantas são transplantadas em vasos individuais de pelo menos 100 × 100 mm, que mais tarde ajudarão a se livrar do transplante de pimenta planejado.
Cuidados adicionais
Depois que as pimentas jovens se enraizaram, é necessário não apenas criar o microclima ideal, mas também observar a técnica agrícola geral do cultivo de plantas de interior - o regime regulamentado de rega, alimentação e cuidados adicionais. Isso ajudará a garantir um baixo rendimento, bem como todos os tipos de infecções.
Iluminação
A variedade Ogonyok pertence aos fotófilos, portanto, para altos rendimentos, será necessário criar condições de intensa luz difusa para a planta. A norma média diária de horário de verão para esta cultura é de 10 a 12 horas; portanto, no inverno, os vasos de flores devem ser destacados. Com a falta de luz, a pimenta pode começar a desbotar, o que não apenas tem um efeito prejudicial sobre a folhagem, mas também leva à subsidência de frutos formados.
Importante! Durante a iluminação artificial, as lâmpadas devem estar a uma distância de pelo menos 30 cm da plantacaso contrário, a folhagem será queimada.
Modo de temperatura
A temperatura ideal para o cultivo da cultura é de + 20 ° C ... + 25 ° C. No verão, a planta pode suportar até 30 ° C, mas ao mesmo tempo deve estar sombreada e dobrar a quantidade de água. No inverno, os pimentões contêm a + 16 ° C ... + 20 ° C - temperaturas mais baixas são indesejáveis para eles, pois levam à inibição e ao definhamento.
Polinização
Embora a variedade Ogonyok seja considerada uma planta ornamental e de frutas, em casa ela é capaz de polinizar de forma independente sem a ajuda externa de um jardineiro. A polinização cruzada é extremamente importante para o rendimento e as propriedades aromáticas dos frutos, portanto, para evitar a redução da qualidade da safra futura, os pimentões devem ser polinizados durante o período de floração. Para fazer isso, transfira cuidadosamente o pólen de uma flor para outra.
O procedimento é realizado com a ajuda de um pincel pequeno: em uma extremidade, é necessário desenhar suavemente uma flor e, depois, na próxima, mais distante. Portanto, você precisa expor cada flor, envolvendo o número máximo delas no processo. Se você cultivar 2 ou mais pimentões, a polinização é realizada entre as plantas vizinhas.
Rega
Rega de plantas é realizada com freqüência, mas em pequenas porções. A faísca não gosta de mudanças repentinas de umidade; portanto, para a frutificação abundante, ele precisa criar um regime de umidade moderado: para isso, os vasos são regados a cada 1-2 dias, à medida que o solo seca. Um sinal claro da necessidade de pimenta por água é uma pequena crosta seca na superfície do solo.
Top vestir
A primeira alimentação dos pimentões jovens é realizada 2-3 semanas após o plantio em um vaso permanente - a essa altura, eles criarão raízes e poderão usá-los totalmente. É melhor tomar fertilizantes orgânicos para isso; o mais eficaz deles é uma solução de esterco de vaca (1:10) ou excremento de galinha (1:15).
Durante a vegetação ativa, fertilizantes de pimenta adicionais são realizados a cada 14 a 20 dias; para isso, apenas misturas de fósforo-potássio (nitroammophoska, superfosfato) são usadas. Os fertilizantes nitrogenados nesse período não se aplicam - eles levam a um aumento intensivo da massa verde do mato, o que sempre causa inibição da floração e, posteriormente, à produtividade. Substituir a mistura mineral ajudará a cobertura com cinza de madeira picada: 3 colheres de sopa da substância são cuidadosamente diluídas em 3 litros de água e depois usadas para irrigação.
Poda
A poda é feita conforme necessário durante toda a estação de crescimento. As partes secas do arbusto são removidas à medida que murcham; a formação de arbustos é realizada apenas no início da primavera, antes da floração. Para a poda, use ferramentas especializadas de jardim pré-esterilizadas com permanganato de potássio a 1% ou solução a 70% de álcool.
Colheita e armazenamento
A primeira colheita da pimenta Spark já pode ser observada 2-3 meses após as mudas. No futuro, em condições ideais, a cultura poderá produzir frutos uniformemente durante todo o ano, por vários anos. Para fins alimentares, a colheita é realizada durante o amadurecimento técnico - nessa fase, os frutos não perdem a elasticidade, ficando vermelhos saturados. Se você quiser usar sementes para semear no futuro, a colheita dos pimentões começa na fase de maturação total, quando eles se tornam macios e carnudos.
As frutas são armazenadas frescas e pré-processadas.Pimentos frescos na geladeira, a + 5 ° C, podem ser armazenados por várias semanas. Para aumentar suas economias, eles são embrulhados com filme plástico ou colocados em um saco plástico transparente. Para prolongar o período de economia de pimentão por um período mais longo, a maioria das donas de casa recorre ao cozimento de frutas.
Na maioria das vezes eles:
- seco naturalmente ou em um secador;
- congelar limpo e em porções;
- enlatado pelo método quente;
- em conserva em vinagre;
- usado para picles, em combinação com ervas.
Pepper Flame é um substituto digno e uma alternativa para flores em casa. Esta planta não é apenas elegante em aparência e estética, mas também frutas perfumadas que podem decorar qualquer prato. Não é difícil cultivá-lo no parapeito da janela, mas para que a pimenta dê frutos, ele precisa de cuidados e atenção diária.Importante! As faíscas podem irritar a pele, portanto, luvas de borracha devem ser usadas ao processá-las.