Muitas pessoas aguardam ansiosamente a chegada da segunda metade do verão, quando chega a tão esperada estação de melancias e melões. As cabaças apreciam o amor popular devido a seus frutos deliciosos e saudáveis. Este artigo discutirá se o melão pode ser consumido por pessoas com problemas no fígado, bem como quais benefícios ou possíveis danos isso pode trazer para o corpo humano.
Propriedades do melão para o fígado
A medicina é conhecida há muito tempo sobre as propriedades fortalecedoras do melão. Nos tempos antigos, acreditava-se que a fruta tivesse um efeito benéfico nos órgãos internos de uma pessoa, especialmente no fígado. O benefício reside no conteúdo na polpa do feto de elementos e minerais necessários para o bom funcionamento do fígado. Além disso, o intestino humano não precisa fazer nenhum esforço para digerir os melões.
Mas lembre-se de que apenas comer polpa de melão não é suficiente, porque não é capaz de compensar os outros elementos nutricionais ausentes necessários para o bom funcionamento desse órgão.
Você sabe A variedade japonesa de melão Yubari King é a variedade mais cara dessas frutas. Em um leilão de uma fruta, o comprador pode pagar até US $ 10.000. Um preço tão alto se deve à polpa deliciosa, muito doce, delicada e aromática.
Posso comer melão com doença hepática
Se uma pessoa que sofre de doença hepática atualmente não tem uma exacerbação da doença, a polpa de melão beneficiará seu corpo. O principal é aderir à regra de ouro: "Há remédio em uma colher, veneno em um barril". Seguindo as recomendações dos médicos, sem abusar e escolher o momento certo para a admissão, o paciente não poderá se prejudicar com este produto.
Se você tem doenças hepáticas, definitivamente discuta com seu médico a possibilidade de consumir melão e limpá-lo com ele.
Como o melão afeta o fígado e o pâncreas
Estudos recentes mostraram que a carne de melão provoca a remoção de elementos tóxicos do corpo humano e também a limpa de toxinas. O uso desta fruta ajuda a limpar a vesícula biliar, o fígado e o pâncreas. Obviamente, o melão é melhor usado como limpador. Ele contém ácidos orgânicos, portanto, não é recomendável que a fruta coma em grandes quantidades para pessoas que têm problemas com o pâncreas.
Benefício
A medicina antiga do Oriente alegava que uma pessoa que come melão seria bonita e saudável. A medicina moderna também confirma que este produto é muito útil para o corpo humano.
- Propriedades úteis do melão:
- A fruta contém um grande número de minerais saudáveis. O ferro serve como um suporte indispensável para pessoas com anemia e para mulheres que se queixam de mau funcionamento no ciclo menstrual. Para resistir rapidamente à fraqueza e fadiga, uma pessoa precisa de potássio e magnésio, abundantemente contidos em um melão.
- Esse representante das cabaças também é rico em vitaminas A, B e C. A vitamina B é necessária para transformar alimentos em energia, a vitamina A tem um efeito antienvelhecimento e evita a formação de radicais livres no corpo, e a vitamina C estimula o sistema imunológico humano, prevenindo resfriados, gripes e fortalecendo os músculos. tecido.
- As fibras contidas na polpa do melão contribuem para o bom funcionamento do intestino, neutralizando a constipação.
- Devido ao seu alto teor de água, essa fruta é ideal para a produção adequada de urina (volume de urina), limpa os rins e ajuda a diminuir o colesterol no sangue.
- O feto também contém adenosina, que é um anticoagulante, um elemento importante na prevenção de doenças como ataque cardíaco e derrame.
Danos e contra-indicações
Os médicos recomendam comer melão cru separadamente de outros alimentos, entre as refeições, por exemplo, entre o almoço e o lanche da tarde, mas não antes de uma hora após a última refeição. É importante não comer demais, pois isso causará fervura imediata nos intestinos e, possivelmente, diarréia forte, mas a curto prazo.
Ao mesmo tempo, uma grande quantidade de polpa de melão consumida pode causar flatulência, inchaço e até cólica. Isto é devido ao alto teor de açúcar e frutose nas frutas. Uma vez no intestino, esses componentes causam uma reação de fermentação; portanto, uma fruta fresca deve ser consumida em pequenas porções, não mais do que 200–250 g por vez, e apenas como um prato separado.
É categoricamente indesejável o uso de melão em pacientes com pedras nos rins. Os médicos também recomendam que as nutrizes se abstenham deste produto para não causar diarréia em bebês. Somente após consulta com um médico é que a fruta é incluída na dieta e em pacientes que têm um ambiente alcalino na urina com sedimentação de resíduos de fosfato ou que sofrem de patologias do estômago ou intestinos. Você não pode beber sobremesa de melão com bebidas alcoólicas ou água gelada, cheia de mel.
No caso de limpeza preventiva do fígado e dos rins, a consulta médica é altamente desejável
Recursos de uso
O melão pode ser consumido fresco e na forma de suco. Você pode prolongar a temporada de comer frutas fazendo geleia. Nos últimos anos, o congelamento de frutas frescas tem sido muito popular entre as donas de casa, e o melão não é exceção, mantendo perfeitamente suas propriedades após o congelamento profundo.
Importante! Depois que as fatias de melão forem congeladas, elas não deverão ser descongeladas e congeladas novamente. O fruto descongelado se transformará em chorume, porque durante o congelamento, a água contida na polpa se expande e quebra os tecidos.
Raw
Antes de comer, a fruta é bem lavada, após a qual as sementes são removidas e a carne perfumada é separada da pele áspera. Você não pode comer melão com sementes, porque no futuro isso pode provocar um ataque de apendicite.
Suco
Suco de melão é muito útil. Para prepará-lo, a polpa de frutas é passada através de uma prensa manual ou um espremedor elétrico. O mais útil é suco espremido na hora. Recomenda-se usá-lo com o estômago vazio ou entre as refeições principais. Não é aconselhável que um adulto beba mais de um copo de suco de melão por dia. A dose para crianças em idade pré-escolar é muito menor e, para determinar corretamente, os pais do bebê precisam consultar um pediatra.
Preserva
As donas-de-casa qualificadas produzem geléia saborosa e muito aromática a partir da polpa dessa fruta. Para cozinhar, use uma mistura de água, polpa de melão e açúcar. O atolamento de melão pronto pode ser armazenado por vários anos em uma geladeira ou adega, a uma temperatura constantemente baixa.
A geléia de melão é um deleite muito saboroso, mas após o tratamento térmico perde parcialmente as propriedades que uma fruta fresca possui. Na geléia, uma quantidade significativamente menor de nutrientes, vitaminas e minerais. Não é capaz de ajudar na constipação, mas não causa diarréia após comer demais.
Você sabe Em 2009, o maior melão do mundo foi cultivado em uma pequena fazenda australiana, com peso de 200 kg.
Recomendações úteis para uso
A fruta ficará mais saborosa se for colocada na geladeira antes das refeições. O suco de melão resfriado sacia bem a sede e remove os efeitos da insolação. Se é suposto comer frutas na natureza, onde não há geladeira, o melão, sem cortar, é mergulhado em uma lagoa ou em um balde de água fria por meia hora ou uma hora.
Com a ajuda de melão fresco, você pode realizar uma limpeza de corpo inteiro, o que afetará favoravelmente a saúde humana, mas, para obter um resultado bem-sucedido, vale a pena seguir algumas recomendações simples.
Ao planejar a limpeza do fígado e de outros órgãos, é necessário executar procedimentos para preparar o corpo com antecedência:
- Pelo menos 10 a 14 dias antes da limpeza, você precisa remover alimentos fritos e gordurosos do menu diário e recusar alimentos com alto teor calórico.
- Durante a preparação para a limpeza, você precisa comer frutas, ervas, legumes, cereais, queijo cottage com baixo teor de gordura e queijo.
- É importante parar de fumar ou, pelo menos, reduzir significativamente o número de cigarros fumados, e também não beber álcool.
A limpeza do fígado é realizada por 2 semanas. Para fazer isso, todos os dias, das 7h às 10h, você só precisa comer melão (2 kg de polpa de melão são divididos em 5 doses e consumidos a cada 3 horas). Entre as refeições, os médicos aconselham a beber um copo de chá verde frio. Para esta limpeza, são recomendadas variedades de melão, como a Collective Farm Girl ou Gulyaby.
Importante! Quando a limpeza do corpo estiver concluída, o paciente terá que ingerir produtos vegetarianos leves e costeletas a vapor de carne de aves por vários dias. Desta vez, o intestino precisa para entrar no modo normal de funcionamento.
O melão é uma fruta muito saborosa e saudável, rica em minerais e vitaminas. Mas as pessoas com um fígado doente não devem abusar deste produto, comendo-o com cautela e em pequenas quantidades.