Melões, como melancia e melão, são alimentos de baixa caloria que contêm muitas substâncias e minerais úteis. Sobre as características do uso dessas frutas, que são mais saudáveis e quantas calorias elas contêm, leia abaixo.
Descrição e característica
Melancias e melões têm muitas características semelhantes, mas também existem diferenças. Ambas as culturas pertencem à família das abóboras e são plantas herbáceas anuais com brotos de tecelagem forte. Eles também têm estrutura radicular semelhante e tipo de floração.
Você sabe Na China, as melancias são valorizadas não apenas por sua carne suculenta e saborosa. Neste país, as cascas de frutas são fritas ou cozidas e depois consumidas como acompanhamento.
Melancia
As plantas formam uma raiz principal, penetrando profundamente no solo e fornecendo nutrição básica. Muitos outros localizados nas camadas superiores do solo partem da raiz principal. Essa estrutura permite que as plantas recebam o máximo de nutrientes, mesmo em um clima árido. A haste é longa, fina, fortemente trançada, pode atingir 3 m e é coberta por muitas vilosidades finas que evaporam ativamente a umidade.
As folhas são cortadas duas vezes em lóbulos, cobertas com um revestimento ceroso. Algumas variedades têm pratos de folhas inteiras, como melões.
As plantas formam flores de três tipos:
- Masculino
- Mulheres
- hermafrodita.
Melões
O sistema raiz tem a mesma estrutura da cultura anterior. As hastes são longas, lianoides. Eles podem atingir um comprimento de 2,5 m e são cobertos com pêlos grossos. A haste principal pode formar mais de 10 pedidos adicionais.
As folhas são arranjadas alternadamente. Conjunto em pecíolos alongados. Placas de folhas podem ser em forma de coração, oval ou em forma de rim. A planta também forma três tipos de flores, como a melancia. A polinização ocorre devido a insetos. Após a polinização, um ovário pubescente oval ou encurtado é formado, consistindo em vários carpelos.
A fruta é uma baga com várias sementes (abóbora). A forma pode ser oval ou cilíndrica. Na cor - do amarelo pálido ao marrom. A casca é lisa ou irregular. O peso do feto pode variar de 1 a 20 kg. A carne de diferentes variedades difere em estrutura e sabor. Menos suculento que uma melancia.
Teor de calorias e composição química de melão e melancia
O que é mais doce e mais alto em calorias ajudará a entender as características comparativas da composição química dos produtos e seu valor energético. A polpa de melão com calorias é de 34 kcal.
Por 100 gramas de produto são:
- proteína - 0,6 g;
- gorduras - 0,3 g;
- carboidratos - 7,4 g;
- água - 90 g;
- fibra - 0,9 g.
Composição vitamínica e mineral da polpa de melão:
- cálcio
- magnésio
- Vitaminas do complexo B;
- ácido ascórbico
- Sódio
- niacina;
- zinco;
- potássio
- fósforo;
- acetato de retinol;
- beta-caroteno;
- selênio e outros.
100 g de polpa de melancia contém 27 kcal, o que representa:
- proteína - 0,7 g;
- gorduras - 0,1;
- carboidratos - 5,8 g
- fibra - 0,4 g;
- água - 92,8 g.
Composição vitamínica e mineral da polpa de melancia:
- beta-caroteno;
- acetato de retinol;
- fósforo;
- folacina;
- cálcio
- magnésio
- Sódio
- zinco;
- ácido ascórbico;
- Vitaminas do complexo B;
- niacina;
- vitamina D.
A doçura do produto não depende de onde contém mais calorias, mas das condições de cultivo e clima da região. Nas regiões mais quentes, melões e melancias serão mais doces. O que é melhor - melão ou melancia, também não depende de quantos kcal estão contidos no produto, mas da influência de oligoelementos específicos contidos em sua composição no corpo de um indivíduo em particular.Importante! Por um dia, é permitido comer não mais que 1 kg de polpa de melancia ou melão. Comê-los no mesmo dia não é recomendado, pois os produtos são bastante difíceis de digerir devido ao alto teor de fibras.
Propriedades úteis de melão e melancia
- Os benefícios da polpa de melão para o corpo humano:
- restauração do balanço água-eletrólito;
- melhorar a funcionalidade do sistema cardiovascular e endócrino;
- restauração da função intestinal normal;
- melhorar o sistema nervoso central;
- limpeza suave do corpo de toxinas;
- perda de peso;
- otimização do sistema imunológico;
- aceleração da regeneração celular de órgãos internos e derme;
- proporcionando uma sensação de saciedade total.
- Os benefícios da polpa de melancia para o corpo humano:
- proteção contra processos de envelhecimento;
- reduz o peso;
- melhora a acuidade visual;
- remove o excesso de água do corpo devido a propriedades diuréticas;
- proporciona melhor absorção de proteínas pelas paredes do trato gastrointestinal;
- melhora a digestão dos alimentos.
Danos e contra-indicações ao uso de melão e melancia
Melões não são úteis para todos.
- Seu consumo excessivo pode levar a conseqüências desagradáveis como:
- vômito
- diarréia
- exacerbação de gastrite;
- inchaço, especialmente em combinação com alimentos altamente salgados.
Importante! Você precisa consumir melões e melancias 1-2 horas após a refeição principal e também evitar comer com o estômago vazio.
- Contra-indicações para o uso de melão:
- crianças menores de 6 anos;
- lactação e o último trimestre da gravidez;
- úlcera gastrointestinal;
- alergia a ambrósia (a melancia é proibida, a melancia é condicional, ou seja, o uso em quantidades mínimas é aceitável com a concordância do médico);
- diabetes mellitus;
- enterocolite;
- pancreatite
Melões e melancias são um depósito de nutrientes. Seu uso adequado de doses ajuda a otimizar o funcionamento de todos os sistemas orgânicos e a melhorar o estado do sistema imunológico.