Muitas pessoas estão acostumadas a perceber o cominho apenas como tempero aromático, o que pode ser apropriado na preparação de um prato. No entanto, as propriedades desse tempero são muito mais amplas, devido às quais a planta é frequentemente usada para fins médicos e até cosméticos. O que exatamente é notável para os frutos de cominho, que benefícios eles podem trazer para o corpo e o que precisa ser feito para isso - leia este artigo.
O que são sementes de cominho?
Cominho refere-se a plantas perenes ou bienais que formam sementes após o amadurecimento. Eles são usados pelo homem para uma ampla variedade de finalidades, desde cozinhar até melhorar as condições da pele. O florescimento de pequenas flores brancas de cinco pétalas pode ser observado em junho-julho, e os frutos aparecem não antes do final de julho e somente no segundo ano de cultivo da planta.
A opção mais comum são as sementes de cominho comuns, embora as variedades preta, marrom, romana e coreana, que não são tão comuns, não sejam menos exigidas. O aroma das sementes de cominho lembra uma agradável mistura de anis e erva-doce e combina bem com o cheiro de cardamomo e outras especiarias semelhantes. Talvez devido a esse recurso, as sementes das plantas sejam usadas na fabricação de queijos, legumes em conserva, colheita de legumes e preparação diária do primeiro e do segundo pratos.
Você sabe Os arqueólogos encontraram sementes de cominho durante as escavações das tumbas egípcias e foi durante o tempo da civilização egípcia antiga que as primeiras letras com a menção desse tempero foram criadas. Isso significa que o tempero foi usado pelo homem em 4000 anos aC. e
Conteúdo calórico e composição química da planta
O principal valor de qualquer tipo de cominho é a sua rica composição, que inclui cerca de 100 componentes diferentes.
Descubra também
Os mais úteis deles incluem esses componentes:
- lipase;
- flavonóides;
- tocoferóis;
- Vitaminas B (B1, B2, B6, B9);
- alcalóides;
- enzimas;
- taninos;
- óleos essenciais;
- micro e macro elementos sob a forma de cálcio, magnésio, cobre, zinco, ferro, fósforo.
Propriedades do cominho
A rica composição química da planta explica seu amplo potencial de cura; portanto, na ausência de contra-indicações ao consumo de especiarias, ela se tornará um complemento útil para qualquer prato. Para verificar isso, basta olhar para a lista de vantagens e possíveis desvantagens das sementes de cominho.
Benefícios e propriedades curativas
Com a preparação adequada das matérias-primas e sua combinação competente com outros ingredientes, o cominho pode ser usado para tratar uma variedade de doenças e, com a aprovação dos médicos, muitos medicamentos farmacêuticos baseados nela foram produzidos.
- Tais formulações podem ser usadas por quem sofre dos seguintes problemas:
- perturbação do trato digestivo e ativação da fermentação no estômago (exceto para doenças graves com contra-indicações óbvias);
- problemas com o sono e sistema nervoso;
- congestão na bexiga ou aumento de inchaço devido a outras razões;
- broncoespasmo e tosse seca, com retirada limitada de escarro;
- violações do funcionamento normal do sistema reprodutivo;
- salivação limitada e problemas relacionados (por exemplo, o aparecimento de mau hálito).
Importante! A coleta de frutas para uso posterior para fins médicos deve ser realizada no início da manhã ou após o pôr do sol, o que impedirá o derramamento das amostras maduras mais adequadas nos guarda-chuvas centrais.
Além disso, as variedades populares de plantas (cominho comum e preto) têm excelentes propriedades antioxidantes, reduzindo a acidez no estômago. O óleo de cominho preto é recomendado para esclerose múltipla progressiva.
Danos e contra-indicações
Na maioria dos casos, produtos e medicamentos com sementes de cominho são bem tolerados pelo ser humano, no entanto, em algumas situações, é possível a intolerância individual à especiaria e outros efeitos colaterais de seu uso, associados à ignorância das contra-indicações existentes.
- Portanto, não use sementes e extratos vegetais para quem:
- doente com uma úlcera (estômago e duodeno), especialmente na fase aguda;
- tem cálculos biliares;
- sofrendo de diabetes;
- foi submetido a cirurgia para substituir órgãos;
- tem uma tendência a tromboflebite e trombose.
Além disso, o efeito das sementes de cominho no funcionamento do coração não foi totalmente estudado; portanto, para evitar possíveis conseqüências indesejáveis, é melhor não usar tempero para pessoas que têm doenças graves desse órgão ou que sobreviveram a um ataque cardíaco. Mulheres grávidas e nutrizes podem consumir esse tempero, mas apenas com moderação e na ausência de outras contra-indicações.
Aplicação de cominho
Na maioria das vezes, o cominho é usado para fins culinários; no entanto, a planta é freqüentemente encontrada em medicamentos e até em produtos cosméticos para cuidados com a pele e cabelos. Em cada um desses casos, existem razões e métodos para usar o tempero, que você deve conhecer antes de usá-lo.
Na cozinha
Para a preparação de vários pratos e preservação, as variedades usuais de alcaravia preta e marrom são mais adequadas, elas têm um sabor levemente amargo com um sabor residual azedo. No aroma das especiarias, você pode sentir o cheiro de várias outras especiarias ao mesmo tempo: pimenta do reino, noz-moscada e até morangos, e na cozinha oriental as sementes de cominho substituem a pimenta, agindo com mais suavidade no sistema digestivo.
Importante! Se você fritar sementes de cominho em uma panela antes de usar (1-2 minutos são suficientes), o aroma do tempero abrirá com maior força, o que é explicado por uma liberação mais ativa de óleos essenciais quando expostos ao calor.
Às vezes, o cominho preto (apresentado na forma de pequenas sementes de gergelim) é adicionado às tortas, cereais, pratos de vegetais e carne, e também pode preparar chá, preparar decocções, infundir cerveja e vodka. Sopas, okroshki e sementes de cominho sempre têm um aroma atraente e podem se tornar uma adição incomum a qualquer mesa.
As sementes de cominho comuns são um excelente ingrediente para salgar legumes, conservar e conservar em conserva, e não apenas vegetais, mas também produtos à base de carne (por exemplo, é adicionado à carne em lata de porco ou carne picada).
Além disso, o kvass de cominho, conhecido como um bom profilático contra resfriados e doenças virais, goza de considerável popularidade.Um adulto saudável pode consumir absolutamente todos os pratos e bebidas com base na planta descrita, mas crianças, mulheres grávidas e lactantes devem escolhê-las com cuidado, tentando concentre-se apenas em alimentos com baixo teor de especiarias. Com o uso doseado, o risco de reações adversas indesejadas será mínimo.
Na medicina popular
Na medicina popular e tradicional, o cominho é usado como um colerético, analgésico, antiespasmódico e anticonvulsivante eficaz, com um bom efeito anti-séptico. O tempero pode ajudar com doenças renais e distúrbios urinários, mas apenas se o problema não for caracterizado pela presença de pedras grandes nesses órgãos. As sementes da planta não serão menos úteis para resfriados, asma brônquica e até distúrbios sexuais, cuja eliminação eles preparam infusões a partir da raiz esmagada.
Você sabe As propriedades curativas do óleo de cominho preto são mencionadas no Alcorão. O Profeta Muhammad o chamou de cura para todas as doenças (exceto a morte), razão pela qual hoje em países muçulmanos eles adoram esse produto.
Se houver uma violação da taxa de transferência do trato biliar, é apropriado usar uma infusão (não tintura) de sementes, o que melhora significativamente os processos digestivos e ajuda a remover o muco dos brônquios. Bons ingredientes auxiliares, neste caso, serão a raiz de gengibre, canela e suco de limão, que, após a mistura, despejam água fervente e insistem por pelo menos 2-3 horas.
Uma decocção de 2 colheres de chá de sementes de cominho e 400 ml de água ajuda a aumentar a lactação de mulheres que amamentam, e ao combinar óleo vegetal com mel, é possível reduzir a flatulência e até em crianças. A opção mais fácil para fazer uma bebida curativa à base de sementes de cominho é uma decocção de 1 colher de sopa. colheres de sopa de sementes e 1 xícara de água, fervidas em fogo baixo por 5 minutos. O produto acabado ajudará a se livrar dos gases acumulados e aliviará a dor no estômago associada à flatulência.
Para mastite, bolos quentes são preparados a partir de sementes de cominho esmagadas, cuja eficácia deve ser misturada com folhas de hortelã-pimenta e farinha de centeio, após o que a composição resultante é vaporizada com água e cria bolos aplicados no peito uma vez por dia (de preferência à noite). Loções de óleo de cominho podem ser usadas para gota e dor reumatóide, aliviando significativamente o desconforto associado a doenças.
O tempero também é eficaz no tratamento de resfriados, principalmente se eles forem acompanhados por coriza e nariz entupido. Gotas das sementes de cominho preto e óleo vegetal fritas e moídas em um moedor de café ajudarão a facilitar a respiração. No entanto, essa ferramenta não é adequada para todos; portanto, para evitar uma reação alérgica, primeiro verifique se o corpo reage ao cominho.
Em cosmetologia
Para fins cosméticos, o óleo de semente de cominho é usado principalmente, tanto na variedade negra quanto na planta comum. Na sua forma pura, é um excelente remédio para vários problemas de pele, em particular acne, psoríase e dermatite de várias origens.
Importante! Para aumentar o efeito positivo das sementes de cominho na pele e na linha do cabelo do corpo, vale a pena combinar seu uso externo com a ingestão. No entanto, com o menor desconforto, vermelhidão ou coceira da pele, você terá que abandonar a melhora da aparência dessa maneira.
A aplicação regular da composição em áreas danificadas da pele contribui para sua rápida regeneração, uma vez que suas substâncias constituintes têm efeitos de cicatrização e anti-inflamatórios. Algumas mulheres usam produtos comestíveis na luta contra rugas e envelhecimento da pele, mas antes de aplicar este produto na forma de máscaras ou compressas, vale a pena limpar o rosto de cosméticos e outros contaminantes.
Os componentes auxiliares neste caso são óleo de jojoba, amêndoa, azeitonas e uma máscara de descasque pode ser preparada a partir de óleo de cominho, farinha de aveia, mel e gema de ovo. Além disso, o óleo de semente de cominho dissolvido em água fria elimina perfeitamente o inchaço facial, para o qual 15-20 gotas da substância devem ser misturadas com meio copo de líquido limpo. Limpar e refrescar a pele dessa maneira obterá uma aparência radiante e saudável.
O óleo de semente de cominho será igualmente útil para cabelos enfraquecidos e excessivamente secos, porque com o uso regular de máscaras, o cabelo ficará mais brilhante e suave. Você pode comprar o produto em qualquer farmácia, principalmente porque hoje ele vem em frascos convenientes com um dispensador. A maneira mais fácil de usar alcaravia para fins cosméticos é adicionar óleo aos produtos de cuidado para o corpo e os cabelos: 5 a 10 gotas de uma composição oleosa geralmente são suficientes para um pequeno frasco (até 100 ml).
Métodos de armazenamento
As características e condições de armazenamento das sementes de cominho dependem do seu tipo. Se falamos de sementes secas, elas devem ser despejadas em um saco de pano limpo ou em um frasco desinfetado, com uma tampa hermeticamente fechada. É desejável conter óleo vegetal em um recipiente de vidro de material escuro e colocar a raiz fresca em uma adega ou geladeira.
De qualquer forma, a luz solar não deve cair no local de armazenamento da peça de trabalho, e é aconselhável manter os indicadores de temperatura em + 10 ... + 15 ° C para o óleo e não acima de + 25 ° C para sementes secas. O prazo de validade é de vários meses a três anos, o que depende novamente do tipo de produto.
O cominho é uma boa solução para enriquecer o corpo com substâncias úteis e eliminar os problemas existentes dos órgãos internos ou da pele, mas você nunca deve esquecer um senso de proporção; portanto, comece a usar óleo ou sementes a partir das doses mais baixas, levando-os gradualmente aos valores necessários (não mais que 2 g por dia para um adulto).